segunda-feira, 15 de abril de 2013

Antony Hoekema e o estado do Não Regenerado em Romanos 7 – Parte 2


“... (2) Não se encontra em Romanos 7.13-25 uma referência sequer ao Espírito Santo, ou ao poder que Ele dá para vencer o pecado, mas há pelo menos dezesseis referências ao Espírito Santo no capítulo 8. Isso tem que ter algum motivo.

(3) O tom de frustração e derrota que permeia Romanos 7.13-25 não combina com o tom vitorioso com que Paulo descreve a vida normal do cristão. Já vimos que, em Gálatas 5.16-25, Paulo retrata a luta do cristão como carne versus Espírito, mas numa atmosfera de vitória, não de derrota. Quando Paulo diz, em Romanos 7.23, por exemplo, que ele vê em seus membros uma outra lei que guerreia contra a lei da sua mente, fazendo-o prisioneiro da lei do pecado que está em seus membros, ele realmente não parece estar descrevendo a mesma situação que aparece em Romanos 8.2: "A lei do Espírito da vida em Cristo Jesus [me]livrou da lei do pecado e da morte".

(4) Muitos comentaristas já chamaram a atenção para as incomuns palavras de Romanos 7.25: "De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado". A expressão "de mim mesmo" é enfática, e sugere que Paulo está na realidade descrevendo alguém que tenta "ser independente", "se virar sozinho" — viver a vida de obediência por suas próprias forças, e não na força do Espírito."

Fonte: O cristão toma consciência do seu valor

Veja a primeira parte AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário