sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Leandro Quadros responde: “Existe idolatria em torno de Ellen White?”


Esses dias, ‘passei’ pelo programa do Leandro Quadros, com o coadjuvante Tito. Ele estava respondendo a pergunta que é o tema da postagem. Resolvi parar um pouco e ver qual resposta o apologista Leandro Quadros daria tal questionamento.

Sua resposta girou em torno de algumas premissas: 1) A definição que ele deu sobre idolatria 2) a sua observação pessoal e 3) confundindo dom profético com a exclusividade da Ellen White.

Certa vez eu conversei um senhor adventista de longas datas, e quando ele percebeu que toquei em um assunto traumático a respeito de Ellen White, ele com um fervor incomparável me disse: “Anjos guiavam as mãos da Irmã White!”

Porém, Leandro Quadros disse que ‘nunca viu na Igreja Adventista ninguém orando diante de uma foto ou imagem de Ellen White’. Quadros, como sempre, não analisa as criticas nas suas formas exatas. Ele até disse que ‘existem mitos a respeito dos Adventistas, e que tem livros por aí que é mito do começo ao fim’ (estaria falando do livro de Natanael Rinald?).

Minha resposta ao que Leandro Quadros disse é como se segue:

1. A Bíblia não diz que a idolatria é praticada apenas nos termos que Quadros apresentou. Segundo a Escritura, alguns fazem até mesmo do ventre o próprio deus (Fl 3.19). A avareza, o amor ao dinheiro, segundo as Escrituras, é uma idolatria (Cl 3.5).

O conceito que os Adventistas possuem a respeito de Ellen White pode ser uma idolatria no seguinte quesito: Até que ponto o Adventista crê que sem Ellen White ele não teria conhecido a verdade salvadora?

Graças a Deus hoje existe muitos adventistas incoerentes, que não crê na imposição doutrinária da IASD com a sua Crença Fundamental número 18. Isso acontece graças ao intenso trabalho de apologistas protestantes, e outros críticos, em expor Ellen White de uma maneira não propagada pela IASD.

2. Não existiu após Ellen White NENHUMA OUTRA MANIFESTAÇÃO PROFÉTICA entre esse grupo. Dizem, que a que tentou foi logo rechaçada. Assim, o que Leandro Quadros disse a respeito da necessidade de um dom profético na igreja é um discurso vazio e sem correspondência prática na Igreja Adventista. Ellen White tem uma cadeira vitalícia. Acho, que nem mesmo na Igreja Católica um Papa se torna tão ‘insubstituível’!!!

3. ‘As fontes primárias’... sempre as fontes primárias! Leandro Quadros recorrentemente diz que as pessoas precisam consultar as obras dos próprios adventistas para saberem a exatidão dos assuntos. Como se todos os que criticam o são desonestos com os adventistas. Achar que um teólogo adventista não é afetado por sua visão de defender a Igreja Remanescente, é um mito. Me parece que quando Leandro Quadro recorre a essa falácia, das fontes primárias serem cândidas, ele está promovendo um ostracismo religioso, pois as informações verificadas seriam apenas as que estão dentro do grupo. Algo um pouco semelhante, acontece com seitas semelhantes, como Mórmons e Testemunhas de Jeová.

CONCLUSÃO

Se existe idolatria em torno da Nossa Senhora Adventista de Todos os Sonhos, eu não tenho certeza. Pode existir, mas o que é certo é que Ellen White possui cadeira cativa mística na alma de todo adventista fiel. Isso não é um mito...

Mito é o que o Leandro Quadros tenta produzir em sua maneira de fazer apologética.

88 comentários:

  1. Luciano,

    A resposta do Leandro Quadros não está na mesma linha da oferecida pela ICAR, quando defendem que não idolatram os santos falecidos? Fazem rigorosa distinção entre dulia e latria, porém na prática, não é bem assim.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  2. Clóvis, que honra vc por aqui!

    Parece que sim. Uma tentativa inútil de camuflar a realidade por meio 'subterfúgios teóricos'.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porém, basta comparar o que a IASD diz, oficialmente sobre a Bíblia e sobre os escritos da Sra. White para ver que tem alguma coisa errada.

      Falando da Bíblia como padrão, o primeiro dos 28 artigos fundamentais diz que é "o autorizado revelador de doutrinas". Mas falando de Ellen White, diz que "seus escritos são uma contínua e autorizada fonte de verdade". Ora, o que tem mais valor, a fonte da verdade ou o meio pelo qual a verdade é revelada?

      Assim, vejo que o peso atribuído aos escritos da senhora White é maior que o dado à Escritura. E mais, são algo como um referendum, pois "tornam claro que a Bíblia é a norma pela qual deve ser provado todo o ensino e experiência".

      Em Cristo,

      Excluir
  3. uma resposta a vcs: chega ser engraçado e no mesmo tempo vergonhosa a forma que vcs nos atacam , sou adventista ah 5 anos , nasci e me criei na assembleia de Deus, mas pelo agir do Espirito Santo me tornei um adv, mas quando vejo a forma as palavras que vcs usam , não é de um coração transformado ,não sou juiz pra julgar , pq ah só um juiz Deus mas utilizo ah palavra de Deus pra alertalos que vcs tão longe de ter os frutos do Espirito ''Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,
    mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.'' pq vejo que em muitos posts de vcs, o fruto demostrado é ''outro'' e falando do post acima: te digo não idolatro a ninguem pois o unico digno de honra e louvor e adoração é Deus o meu Jesus...“prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de DEUS em Cristo Jesus.” (Filipenses 3:14) Jesus é meu alvo... um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandro,

      Respeito suas convicções adventistas e mesmo se dissesse que tem a Sra. White como objeto de sua devoção, continuaria a respeitar. O que não significa que concordaria com elas. Respeitar não é concordar, assim como discordar não é desrespeitar.

      E fico feliz de ler que não idolatra ninguém. Então presumo que não considere a Sra. White infalível. Poderia, então, nos apontar algum erro no conjunto de seus escritos?

      No aguardo,

      Excluir
    2. Caro Clóvis.

      ''Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus.
      Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva.''Romanos 3:23,24 , meu amigo quem sou eu pra julgar e apontar erros da irmã White que é assim cm eu e necessita de Jesus pra se salvar, mas acredito que ela tinha o Espirito Santo em sua vida, e de seus escritos tiro o melhor pra minha vida espiritual, como tbm leio muitos livros de outros autores... um abraço

      Excluir
    3. Alessandro,

      Paz e bem. Se observar bem minha pergunta, ela não tinha a ver com a Sra. White ser imaculada, não ter pecado. Já sabia que não nenhum adventista chega a tanto. Minha pergunta tem a ver com os escritos dela.

      Deles, você diz tirar "o melhor para sua vida espiritual". Acredito então que você encontra neles algo que seja pior, ou pelo menos, não tão bons. É isto que gostaria de que você apontasse. Do que nos escritos da Sra. White você discorda, ou ela é infalível nos seus escritos?

      Obrigado pela sua forma atenciosa com que responde.

      Em Cristo,

      Excluir
    4. Caro Clóvis:
      eu entendi tua pergunta e te respondi como achei que tu entenderia mas pelo visto se confundiu:
      lá vai minha resposta eu creio que a irmã White tinha o Espirito Santo em sua vida e com isso creio em seus escritos apesar q não tive oportunidades de ler todos , pois são muitos , e não me detenho em só em ler os escritos da irmã White, pq minha vida é corrida, trabalho, estudo , atenção a familia e o tempo pra Deus que tem q ser em 1° lugar
      abraço

      Excluir
    5. Alessandro,

      Perdoe minha insistência, mas como você mesmo disse descobriu, não sou bom entendedor. De qualquer modo, o que você disse agora é que:

      1. Crê que Ellen White tinha o Espírito Santo. Ora, em que isso a diferencia de todos os outros crentes genuínos? Não existe um só crente, que o seja, de fato, que não tenha o Espírito Santo. “E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele”. (Rm 8.9, RA). Você deve se considerar um crente, logo, você tem o Espírito Santo. Devo, então crer no que você escreveu neste blog e considerar seus comentários infalíveis?

      Minha pergunta direta é: você acredita que tem algum erro nos escritos de Ellen White ou eles são tão infalíveis quanto à Bíblia?

      2. Você diz que crê nos escritos de Ellen White, mesmo não tendo-os lido todos. Os crentes em geral, crêem na Bíblia, mesmo muitos não a tendo lido toda. É nesse mesmo sentido que você crê nos escritos de Ellen White?

      Para ser mais direito: os crentes creem na inspiração da Bíblia significando que não crer na Bíblia é o mesmo que não crer em Deus. Você acredita que não crer nos escritos de Ellen White é o mesmo que não crer em Deus?

      Em Cristo,

      Excluir
  4. Alessandro, vc disse que foi por Espírito Santo, isto é, pelo agir Dele, que vc hoje é adventista.

    Poderia me dizer se: sua mudança foi apenas dentro de uma escolha denomanacional? ou vc hoje entende que encontrou 'a verdade' na IASD?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano.

      Sim creio e tenho Fé q foi pelo agir do Espirito Santo que me tornei adventista.
      posso te dizer sim , minha mudança não foi só denominacional , pq tenho certeza que denominação não salva , pois a bibia diz: “ A religião pura e verdadeira para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo” Tiago 1:27 , mas é claro q nem todas as denominações levam ao alvo Jesus, mas creio que na IASD encontrei verdades , e minha vida espiritual teve mudanças positivas , pois vejo o agir de Deus no meu dia a dia... pq mesmo eu sendo falho Deus me faz forte , só Jesus sabe o intimo do coração do homem , e ele sabe do meu , e minha vida está em suas mãos... um abraço

      Excluir
    2. Ok Alessandro...

      Mas se denominação não salva, então não precisava deixar a Assembleia.

      E tb, se existe denominação que não tem como alvo Jesus; significaria que a IASD tem como alvo Jesus e a Assembleia não?

      Por último, será que junto a essas verdades vc não aceitou tb algumas (ou várias...) "mentiras"?!?

      Por exemplo, uma pergunta pura e simples: Hoje, do fundo do coração, vc tem certeza que Jesus iniciou o serviço sacerdotal a partir de 22 de outubro de 1844?

      abraços

      Excluir
  5. foi opção minha não posso dizer q todos tem q trocar de denominação assim como eu, mas tem q aceitar verdades biblicas...
    e sobre o segundo paragrafo q vc escreveu, eu não disse q assembleia não tem como alvo Jesus, mas ela tem q rever certos atos que tem pratica, um exemplo é o dom de linguas, que conforme a biblia é diferente do hj praticado...

    e quando uma pessoa é guiada pelo Espirito Santo não creio que ele nos leve ah '' mentiras''...

    sobre a pergunta :Jesus é o nosso sumo sacerdote mas em 1844 teve inicio ah uma nova etapa no santuario celestial... não quer diser q antes ele não fazia nada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandro,

      Desculpe perguntar a você, algumas coisas até perguntaria ao Leandro, mas ele ignora minhas perguntas, inclusive os comentários que faço (sem nunca faltar com o respeito), não são nem publicados no blog na Mira da Verdade.

      Sobre o dom de línguas, que segundo você é praticado de forma errada nas Assembleias de Deus, como ele é praticado na IASD? Poderia descrever a forma correta, que você tenha presenciado?

      Em Cristo,

      Excluir
    2. Clóvis

      pode perguntar,
      falando sobre o dom de lingua não sei como é tua interpretação mas biblicamente ,vc deve saber q a forma dos pentecostais praticarem é errada:
      vejamos primeiramente em 'Atos 2:4,11'
      ''Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava.
      Havia em Jerusalém judeus, devotos a Deus, vindos de todas as nações do mundo.
      Ouvindo-se o som, ajuntou-se uma multidão que ficou perplexa, pois cada um os ouvia falar em sua própria língua.
      Atônitos e maravilhados, eles perguntavam: Acaso não são galileus todos estes homens que estão falando?
      Então, como os ouvimos, cada um de nós, em nossa própria língua materna?
      Partos, medos e elamitas; habitantes da Mesopotâmia, Judéia e Capadócia, do Ponto e da província da Ásia,
      Frígia e Panfília, Egito e das partes da Líbia próximas a Cirene; visitantes vindos de Roma,
      tanto judeus como convertidos ao judaísmo; cretenses e árabes. Nós os ouvimos declarar as maravilhas de Deus em nossa própria língua!''

      nesses versos podemos ver que eram linguas compreensivel e não como vemos hj né?

      outros versos em 1°Corintios 14:5,19
      ''Gostaria que todos vocês falassem em línguas, mas prefiro que profetizem. Quem profetiza é maior do que aquele que fala em línguas, a não ser que as interprete, para que a igreja seja edificada.
      Agora, irmãos, se eu for visitá-los e falar em línguas, em que lhes serei útil, a não ser que lhes leve alguma revelação, ou conhecimento, ou profecia, ou doutrina?
      Até no caso de coisas inanimadas que produzem sons, tais como a flauta ou a cítara, como alguém reconhecerá o que está sendo tocado, se os sons não forem distintos?
      Além disso, se a trombeta não emitir um som claro, quem se preparará para a batalha?
      Assim acontece com vocês. Se não proferirem palavras compreensíveis com a língua, como alguém saberá o que está sendo dito? Vocês estarão simplesmente falando ao ar.
      Sem dúvida, há diversos idiomas no mundo; todavia, nenhum deles é sem sentido.
      Portanto, se eu não entender o significado do que alguém está falando, serei estrangeiro para quem fala, e ele, estrangeiro para mim.
      Assim acontece com vocês. Visto que estão ansiosos por terem dons espirituais[28], procurem crescer naqueles que trazem a edificação para a igreja.
      [28] Grego: serem zelosos dos espíritos.
      Por isso, quem fala em uma língua, ore para que a possa interpretar.
      Pois, se oro em uma língua, meu espírito ora, mas a minha mente fica infrutífera.
      Então, que farei? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.
      Se você estiver louvando a Deus em espírito, como poderá aquele que está entre os não instruídos dizer o “Amém” à sua ação de graças, visto que não sabe o que você está dizendo?
      Pode ser que você esteja dando graças muito bem, mas o outro não é edificado.
      Dou graças a Deus por falar em línguas mais do que todos vocês.
      Todavia, na igreja prefiro falar cinco palavras compreensíveis para instruir os outros a falar dez mil palavras em uma língua.''

      Paulo na carta aos Corintios ele escreve a respeito aos dons espirituais , e ele comenta o dom de linguas demostrando que está em ordem com Atos 2 , nisto vemos que realmente sem duvidas as escrituras são inspiradas por Deus ,
      no verso 18 vemos que Paulo diz : ''Eu agradeço a Deus porque falo em línguas estranhas muito mais do que vocês.''

      sabemos q Paulo era poliglota.

      e em outras passagens biblicas podemos concluir q o quando o Espirito capacita somos capazes de falar noutras linguas q sabemos q são idiomas : isso ocorreu para q o evangelho se propaga-se...

      e o maior dom do Espirito é ''o amor''

      abraço

      Excluir
    3. Alessandro,

      Talvez seja só impressão minha, mas parece que você evita dar resposta diretas ao que lhe é perguntado. Eu não pedi sua avaliação do dom de línguas dos pentecostais, você já havia dito que era uma prática errada da AD. Minha pergunta era sobre o dom de línguas na IASD, específicamente como é o falar em línguas na IASD, que você presenciou.

      Será que consigo uma resposta objetiva?

      Em Cristo,

      Excluir
    4. olá clóvis

      Talves vc pense que não dou respostas diretas mas pra um bom entendedor meia palavra basta... vou buscar ser mais direto já q vc não entendeu muito minhas respostas :
      o dom de linguas não é o dom mais importante do
      Espirito Santo.e na IADS é assim biblbicamente o dom de linguas é ser capacitado pelo Espirito pra falar varios idiomas... vejo que na epoca em que vivemos não necessariamente é presiso falar em linguas ,;; por essa razão no momento não tem necessidade pra tais pratica... mas se em algum momento for necessario com certeza o Espirito Santo vai se manifestar e capacitar... com essas palavras acho q ficou claro a minha resposta:
      abraço

      Excluir
    5. Alessandro,

      Acho que não sou bom entendedor, e por isso peço que não use de meias-palavras comigo. Por favor, exercite sua paciência cristã e me ofereça respostas diretas.

      Então, na IASD o dom de línguas é falar idiomas estrangeiros e sendo assim o mesmo não é necessário. Devo concluir que você nunca viu a manifestação desse dom na IASD. Arrisco-me, inclusive a acreditar que você nunca ouviu falar da manifestação desse dom na IASD. Mas nas crenças fundamentais adventistas, é dito do Espírito Santo que "Ele concede dons espirituais à igreja", que "Deus concede a todos os membros de Sua Igreja, em todas as épocas, dons espirituais que cada membro deve empregar em amoroso ministério" e entre as referências bíblicas utilizadas para fundamentar essa declaração está 1Co 12:9-11, que lista, entre outros dons, o de falar em línguas.

      Você não acha que fazendo parte de uma igreja que negligencia o exercício dos dons espirituais você não é a pessoa mais indicada para criticar a experiência de outras igrejas? Antes que você diga repita que na IASD não se fala em línguas por não ser necessário (ao que responderei no comentário seguinte), modifico minha pergunta para a seguinte:

      1. Como é praticado o dom de cura e o de profecia na igreja adventista que você congrega? Por favor, seja objetivo e me fale do que você presenciou na IASD.

      Em Cristo,

      Excluir
    6. Alessandro,

      Você criticou a AD por falar em línguas "de forma errada" e disse que não viu o dom de línguas na IASD porque "no momento não tem necessidade pra tais pratica", citando como base At 2:4,11 e 1Co 14:5,19. Vejamos se essa tese da necessidade se sustenta.

      Quem estava em Jerusalém no dia de pentecostes? O texto de Atos diz que “estavam habitando em Jerusalém judeus, homens piedosos, vindos de todas as nações debaixo do céu” (At 2.5, RA). Leu com atenção? Eram judeus e moravam em Jerusalém! Não está convencido? Veja outro verso 22: “Varões israelitas, atendei a estas palavras: Jesus, o Nazareno, varão aprovado por Deus diante de vós com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus realizou por intermédio dele entre vós, como vós mesmos sabeis” (At 2.22, RA). Os ouvintes era judeus e alguns prosélitos.

      E quem estava falando? “Estavam, pois, atônitos e se admiravam, dizendo: Vede! Não são, porventura, galileus todos esses que aí estão falando?” (At 2.7, RA). Depois, quem falou, foi Pedro: “Então, se levantou Pedro, com os onze; e, erguendo a voz, advertiu-os nestes termos...” (At 2.14, RA). Galileus e Pedro eram todos judeus.

      Agora pense comigo. Era necessário o dom de línguas para judeus falar com judeus? Mesmo que você diga que os prosélitos não entenderiam aramaico, eu lhe diria que a língua comum a todos eles era o grego koinê. E Pedro, você deve saber, falava grego, tanto que escreveu duas cartas neste idioma. Então, pergunto de novo e gostaria de obter uma resposta sem meias-palavras: o dom de línguas era necessário em Atos 2?

      Se não era, por que o Espírito Santo concedeu que falassem em línguas?

      Em Cristo,

      Excluir
    7. Alessandro,

      Na sua crítica à prática pentecostal do falar em línguas, diz que 1Co 14:5,19 "está em ordem" com At 2. Se assim é, a resposta que apresentei para o relato de Lucas deve bastar para demonstrar que o argumento da necessidade de outrora e não necessidade do presente não tem fundamento.

      Veja o primeiro texto mencionado por você: “Eu quisera que vós todos falásseis em outras línguas; muito mais, porém, que profetizásseis; pois quem profetiza é superior ao que fala em outras línguas, salvo se as interpretar, para que a igreja receba edificação” (1Co 14.5, RA). Seguindo o raciocínio da necessidade, o falar em línguas é para que estrangeiros possam entender o que é dito.

      O problema é que Paulo só permite que se fale à igreja em línguas, se houver intérprete, “mas, não havendo intérprete, fique calado na igreja, falando consigo mesmo e com Deus” (1Co 14.28, RA). Agora, raciocine comigo: se eu estou falando no idioma do estrangeiro, por que precisa de intérprete para ele? Ou de outra forma, porque o dom de língua, se a necessidade é de interpretação?

      Agora, um fato que derruba a sua teoria da não necessidade do dom de línguas como capacidade de falar numa língua estrangeira:

      No mundo, existem 6.528 idiomas, destes 4.555 línguas não tem a Bíblia traduzida e só 280 línguas tem uma tradução completa da Escritura. O tempo necessário para traduzir o NT para um novo idioma varia de 10 a 20 anos. E sabemos que talvez a maior barreira cultural às missões é exatamente o idioma. Então, de onde você tirou a ideia de que "o dom de línguas não é tão importante", se este fosse designado para a evangelizações de povos de outras línguas?

      Nunca é demais insistir: resposta objetivas, por favor.

      Em Cristo,

      Excluir
    8. muito bem vejo q vc usa de manobras pra justificar , pra falar em linguas na igreja, mas pelo q sabemos na igreja não tem estrangeiro: vc mesmo citou paulo aconselha se não tem interprete q o crente fique calado? mas isso acontece??? ele ainda fala 2 no maximo 3 pessoas falem e q acha interprete?? pq o falar é tão comum e o interpretar não?? tem algo errado nisso... me desculp mas para teu conhecimento venho de uma igreja pentecostal sei bem isso... e como te falai no post anterior quando ter necessidade no mundo quando for preciso falar pra um idioma dos 6.528 q vc citou sem duvida nem uma ,creio q o Espirito Santo capacita alguem a falar do evangelho para essas pessoas... e o q eu quis dizer q o dom de linguas não é tão importante nos cultos no nosso meio pois não a necessidade para isso:

      abraço

      Excluir
    9. Alessandro,

      Acho que você não vai responder minhas perguntas mesmo. Tudo o que fez foi chamar meus argumentos de "manobra". Como eu acho que você não vai me responder mesmo, pois ao invés de dar uma resposta direta a peguntas que podem ser respondidas com sim e não, prefere fazer cortina de fumaça e desaparecer como mandrake vou dizer uma coisa.

      Se eu fizesse parte do povo adventista, teria vergonha dos que aparecem em blogs criticando a fé e a prática de outras igrejas mas, quando questionados, de forma educada e respeitosa, ao invés de dar uma resposta clara, ficam se esquivando e apontando erros pessoais para justificar a falta de resposta, até que desaparecem deixando atrás de si uma imagem nada bonita dos adventistas.

      Ainda tenho esperança de que você seja um dos poucos adventistas que conheço que não se fazem de vítima e não se escondem em subterfúgios para evitar que sua fé não seja confrontada. Ou será que a atitude que vejo no Leandro Quadros, de se fazer de vítima e fugir dos comentários inquietantes é padrão no meio adventista? Nunca pensei que teria saudade do Azenilto, mas tenho.

      Enfim, se quiser mostrar que eu estou enganado a seu respeito, veja os comentários acima e responda às perguntas que eu fiz.

      Em Cristo,

      Excluir
    10. Sobre minha "manobra", o que eu fiz foi o seguinte:

      1. Você disse que na IASD não tem dom de língua porque não é necessário;
      2. Eu mostrei que tampouco em At 2 e 1Co 14 eram necessários, no sentido que você o toma.

      Mostre que os textos não dizem o que eu disse e voltamos ao seu ponto.

      De qualquer modo, nem era para a gente estar falando do dom de línguas aqui. O assunto era outro. O problema é que para fugir de responder ao que lhe perguntam, você ataca denominações (no caso a AD, que nem é a minha) ou pessoas (no caso o Heuring e seu gosto musical, que é bem parecido com o meu).

      Em Cristo,

      Excluir
    11. eu não ataco denominaçoes só dei minha opnião sobra a AD pois meu pais, irmãos, tios , inclusive um tio é pastor da AD, e a respeito do Heuring só dei um toque a ele , pra q antes de vim me julgar olha-se pra si mesmo...
      e não sei pq vc não entende minhas respostas, são simples e praticas...

      abraço até mais...

      Excluir
  6. Alexandre onde está na bíblia que Jesus em 1844 iniciou uma nova etapa no santuário celestial,vc poderia me apontar o livro,o capitulo e o versículo?

    obs: não vale os escritos e cálculos de Ellen Withe!

    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Heuring me desculp mas meu nome é Alessandro:

      vc quer saber onde está escrito na biblia sobre o santuario??? ah me desculp mas primeiramente quero te dar outros texto para q leia e reflita sobre tuas praticas ''Não amem o mundo, nem as coisas que há nele. Se vocês amam o mundo, não amam a Deus, o Pai.'' 1°João 2:15
      :perfil de Heuring filmes favoritos:O senhor dos anéis, Crônicas de Nárnia, Matrix, Star Wars, O poderoso Chefão, Fogo contra Fogo.etc...
      Músicas favoritas:Todas do:u2, João Alexandre, jorge Camargo, Gerson Borges, VPC, MPB em geral, Rock em geral!...será que isso q vc assiste e ouve agrada a Deus???
      me desculp irmão não quero te julgar longe disso só tou te dando um toque...
      abraço

      Excluir
  7. Alessandro, veja onde vc entrou. Vc tem que crer nessa senhora desta maneira, coisa que não seria necessário se continuasse assembleiano:

    Crença Fundamental Adventista N. 18. O Dom de Profecia
    Um dos dons do Espírito Santo é a profecia. Este dom é uma característica da Igreja remanescente e foi manifestado no ministério de ***Ellen G. White***. Como a mensageira do Senhor, seus escritos são uma contínua e autorizada fonte de verdade e proporcionam conforto, orientação, instrução e correção à Igreja. (Joel 2:28 e 29; Atos 2:14-21; Heb. 1:1-3; Apoc. 12-17; 19:10).

    Ore...

    ResponderExcluir
  8. a opção é minha : e me desculp os meus irmão assembleianos mas eles tem muita coisa q aprender: e tenho orado e tenho sentido o agir de Deus em minha vida... isso me basta pra acreditar nas minhas convicções pois tenho a biblia como meu escudo:

    abraço

    ResponderExcluir
  9. Opção errada!

    Mas pelo jeito está se esquivando de assuntos essenciais.

    Encerro minha tentativa de conversar com vc... mais um cego seguidor de Ellen White.

    Abraços tudo de bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc diz q sou cego e vc?? olhe primeiro pra trava q tem eu seu olho... e sou seguidor de Cristo...
      abraço no dia do Juizo veras quem ta certo...

      Excluir
  10. Alessandro o gosto musical e os filmes que eu assisto não dizem respeito a sua opinião ok?Eu não fiz essa pergunta e nem saÍ vasculhando informações pessoais da sua pessoa.O foco aqui foi a pergunta que eu fiz pra vc.Vc não respondeu minha pergunta,vou entender então como sua resposta que vc não tem fundamento bíblico.Eu quero saber SOBRE A DATA 1844 tem na bíblia sim ou não? se não responder,tá respondido também!

    Quanto ao que é de Deus ou não,antes de condenar o que vc acha ser,vasculhe sua vida primeiro e veja se vc pode condenar determinados hábitos sendo que sua vida tem múltiplas coisas que desagradam ao SENHOR,como por exemplo roubar a glória de Cristo crendo na mediação de Ellen Withe,isso sim é muito grave!

    ResponderExcluir
  11. hahaha!!!!ok, então como direi a vc algo da biblia pra vc acreditar se não as pratica,desculp mas não vasculhei a vida de ninguem pois essas informações tuas estão bem visiveis no teu perfil pra todo mundo ver... e por isso o q posso fazer é orar por vc...então antes de vc quiser vir aqui falar de nós adv primeiramente olha pra si mesmo... a data em si 1844 não tem, mas teologicamente pode se chegar a essa conclusão...
    abraço até mais se quiser mais algum contato acesse meu perfil e veras meu blog e meu Facebook...

    ResponderExcluir
  12. Respostas
    1. fraquinho hahaha!!!! sei muito bem sobre o assunto mas do q adianta falar pra um incredulo,é que nem dar perolas aos porcos,e da pra ver o tipo de ''cristão'' que vc representa ser com suas acusaçoes ,é a salvação é individual q bom.... é juiz agora ? pra dizer q não vou ser salvo , vamos ver naquele dia quem vai tar a direita de Jesus... abraço e que vc possa se tornar um cristão de verdade até mais....
      se eu presiso sair da seita como vc diz, vc presisa parar de adorar Satanas atraves de suas musicas hahaha!!!!!!

      Excluir
    2. E vcs querem ir pro céu assim?? se gladiando?? com esses corações não vão chegar nem no primeiro céu quanto mais ao céu dos céus!

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. IASD já deu o que podia, agora colhe os resultados dos seus joios que plantaram os pioneiros.

    O Leandro Quadros, conhecido pelas sua pouca paciência diante dos debatedores de peso, desistiu de confrontar e desde então tem preferido se refugiar no "castelo" adventista, cheio de falhas e muralhas caídas... a única "moral" que tem é a bajulação do seu povo iludido, dentro dos seus sepulcros caiados.

    Já notei que o Alessandro Farias só tem se dado mal nas defesas adventistas, desde o início das postagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos sua visita e comentário...

      Infelizmente é assim com a maioria dos adeptos de Ellen White.

      Excluir
    2. é engraçado como vc Luciano gosta de nos julgar né!!!!!!

      sou amigo pessoal do Leandro , quando falamos a respeito das criticas como da Harari, sabe a nossa atitude? é orar por vc...


      obrigado Harari por notar , não me preocupo do q os outros falem , das minhas respostas , mas os apologistas de... categoria gostam de jogar verde, pra colher maduro , acha q vou cair no conto de fadas deles... me desculp mas tenho a biblia que me assegura das minhas conviccão...

      abraço minhas visitas no blog terminaram fui...

      Excluir
    3. Alessandro,

      Aproveitando que você é amigo do Leandro Quadros, quando se encontrarem, pergunte por que ele não publica meus comentários. Se ele disser que é porque são ofensivos, que eu faço uso de palavras chulas ou coisa do tipo, peça para ele lhe mostrar algum de meus comentários.

      Melhor, sugira a ele para me desmascarar. Publique os comentários para mostrar que tipo de pessoas são os que criticam os adventistas.

      A propósito: também sou amigo dele. Pelo menos é o que diz a dedicatório do livro que ele me deu.

      Em Cristo,

      Excluir
  15. Alessandro Farias, sou Adventista e acho que você precisa de um estudo bíblico! Abraços sinceros. #SemMais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado pela dica meu irmão apreender de Deus nunk é demais, mas não sei pq vc tirou essa conclusão? minhas respostas podem até parecer cm meias palavras mas do q adianta falar pra aqueles q nos odeiam , e falam mal de nós ,todas as coisas q um adv fala é errado só os apologistas de....categoria são os sabios aqui, entrei no blog só pra ver qual bobagem dessa vez q eles tinham postado...

      abraço

      Excluir
    2. Como o Gabriel, também sinto um pouco de vergonha alheia. Pois se você se dispõe a entrar num blog e comentar criticando denominações e pessoas, o que se espera é que o faça de maneira fundamentada e esteja pronto para responder o que lhe for perguntado. Fazer papel de vítima "do q adianta falar pra aqueles q nos odeiam?" é típico de pessoas imaturas.

      Se eu fosse um adventista, eu me esforçaria para dar respostas claras e diretas sobre perguntas inquietantes como:

      1. Os escritos de Ellen White são infalíveis ou contém algum erro?

      2. Por que não há dom de línguas na IASD? (No caso, "não é necessário" requer justificativa)

      3. Por que o dom de profecia é exclusive de Ellen White na IASD?

      4. Por que os adventistas atuais são trinitarianos, se os pioneiros eram anti-trinitarianos?

      5. Por que os adventistas decoram suas casas e a igreja com árvores de natal, se isso é paganismo?

      E depois de respondê-las, eu analisaria os contra-argumentos e procuraria responder as objeções.

      Mas isso é seu eu fosse adventista.

      Em Cristo,

      Excluir
    3. Alessandro, eu penso que a forma que você está se expondo aqui, não é um comportamento apropriado para um cristão/adventista. Percebi que você mistura vários assuntos que não tem relação com a proposta do post. E não é necessário ficar julgando ou apontando coisas que você não acha correto em relação as outras pessoas. Fica com Deus meu irmão! :)

      Excluir
    4. Clóvis, em relação as suas questões, percebi que você é uma pessoa com grande conhecimento, e com certeza sabe qual é a posição da IASD em relação a estes assuntos. De qualquer forma, vou colocar o que eu penso a respeito de cada uma dessas questões. Não vou publicar com milhões de textos, pois creio que isso já foi feito muitas vezes! Rs Mas vou usar minhas palavras! ^^

      1.Os escritos de Ellen White são infalíveis ou contém algum erro?
      R: Depende do conceito que está envolvido neste “infalível”. No que se refere a “revelações de Deus”, nunca li nada nos escritos dela que contrariasse a Palavra de Deus. Mas pelo contrário, vejo tais escritos como uma ajuda para melhor entendermo algumas verdades, e também como conselhos. – Já em relação aos escritos pessoais, como cartas, experiências, anotações, dúvidas e etc; vejo perfeitamente como ela era uma mulher humana e totalmente apta a falhar. Não há dúvidas disso! Não existe nenhum ser humano infalível, apenas a Palavra de Deus tem essa característica.
      2 - Por que não há dom de línguas na IASD? (No caso, "não é necessário" requer justificativa)
      R: A “origem” do dom de línguas está relacionada a línguas estrangeiras e não línguas totalmente desconhecidas. A igreja Adventista com certeza tem o dom de línguas no contexto bíblico, a maior evidência é sua presença em praticamente todos os países do mundo. E o evangelho esta sendo pregado na língua portuguesa, inglesa, espanhola, árabe, germânica, italiana e em muitas outras. Já em relação ao fato de uma pessoa poder pregar o evangelho em outros idiomas, sem nunca tê-los estudado, conheço vários relatos de que isso já aconteceu, e também creio que isso acontecerá com mais frequência, conforme a Volta de Jesus se aproxima, tornando a pregação do evangelho cada vez mais urgente! ^^
      3 - Por que o dom de profecia é exclusivo de Ellen White na IASD?
      R: O dom de profecia não é algo exclusivo da IASD, obviamente! Nem o dom de profecia exclusivo de Ellen G. White. - Acredito que seja por uma questão histórica de fatos. A bíblia nos informa que, nos últimos dias, haveria um povo, uma igreja que proclamaria a verdade, e não várias igrejas, pois existem muitos falsos profetas e muito engano. Bem, esse povo teria o apoio de uma orientação divina, que ajudaria na compreensão da Palavra de Deus, que no caso, se manifestou no dom de profecia. Mas eu tenho fé que Deus usa várias pessoas, de qualquer lugar, com os dons que Ele achar melhor! A própria Bíblia afirma que nos últimos dias isso ocorreria: “E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões” - Joel 2:28

      Excluir
    5. 4 - Por que os adventistas atuais são trinitarianos, se os pioneiros eram anti-trinitarianos?
      R: Simples: Porque no início da organização da IASD, várias pessoas, de diferentes crenças e denominações, formaram o grupo “adventista. Isso significa que os pioneiros ainda não tinham recebido todo o conhecimento e as revelações necessárias para criarem doutrinas absolutistas. A doutrina da Trindade sempre foi algo muito discutido no meio cristão. Futuramente essa Verdade foi aceita oficialmente quando a IASD se organizou como Igreja.
      5 - Por que os adventistas decoram suas casas e a igreja com árvores de natal, se isso é paganismo?
      R: Creio que seja porque isso não altera/modifica a fé de nenhum adventista. Se aproveitar de um costume “mundano” para fazer algo bom, não é errado. É uma questão de bom senso. Quem você adora quando monta uma árvore de natal? Sua mente está focada em que? Seu espírito está em que estado? – Eis a visão oficial da IASD:
      “Não devem os pais adotar a posição de que uma árvore de Natal posta na igreja para alegrar os alunos da Escola Sabatina seja pecado, pois pode ela ser uma grande bênção. Ponde-lhes diante do espírito objetos benevolentes. Em nenhum caso o mero divertimento deve ser o objetivo dessas reuniões. Conquanto possa haver alguns que transformarão essas reuniões em ocasiões de descuidada leviandade, e cujo espírito não recebeu as impressões divinas, outros espíritos e caracteres há para quem essas reuniões serão altamente benéficas. Estou plenamente convicta de que inocentes substitutos podem ser providos para muitas reuniões que desmoralizam”. Review and Herald, 9 de dezembro de 1884.
      “Deus muito Se alegraria se no Natal cada igreja tivesse uma árvore de Natal sobre a qual pendurar ofertas, grandes e pequenas, para essas casas de culto. Têm chegado a nós cartas com a interrogação: Devemos ter árvores de Natal? Não seria isto acompanhar o mundo? Respondemos: Podeis fazê-lo à semelhança do mundo, se tiverdes disposição para isto, ou podeis fazê-lo muito diferente. Não há particular pecado em selecionar um fragrante pinheiro e pô-lo em nossas igrejas, mas o pecado está no motivo que induz à ação e no uso que é feito dos presentes postos na árvore.
      A árvore pode ser tão alta e seus ramos tão vastos quanto o requeiram a ocasião; mas os seus galhos estejam carregados com o fruto de ouro e prata de vossa beneficência, e apresentai isto a Deus como vosso presente de Natal. Sejam vossas doações santificadas pela oração”. Review and Herald, 11 de dezembro de 1879.
      “As festividades de Natal e Ano Novo podem e devem ser celebradas em favor dos necessitados. Deus é glorificado quando ajudamos os necessitados que têm família grande para sustentar”. Manuscrito 13, 1896.

      :)

      Excluir
    6. Gabriel,

      Obrigado por sua resposta. Irei lê-la e se achar que cabe algum comentário, o farei. Do contrário, registro meu agradecimento.

      Em Cristo,

      Excluir
    7. Gabriel,

      Acho que o termo infalível está sujeito a mais de uma interpretação. Por favor, tome-o com o sentido inspirado e inerrante, como a Escritura o é.

      Quanto à primeira pergunta, entendi que no que se refere a 'revelações de Deus', ela não errava, mas que em 'escritos pessoais' "ela era uma mulher humana e totalmente apta a falhar".

      Minha dúvida é se há essa classificação em seus escritos. Por exemplo, a IASD ou algum de seus órgão sinalizam para os membros 'isto aqui é espírito de profecia' e 'nisto aqui ela pode estar errada'? Ou cada um decide por si?

      E quanto à porção de seus escritos considerada como 'revelações de Deus', você disse que nunca encontrou nada que contradissesse a Bíblia. Mas, e quanto aquilo que não é referido na Bíblia, que vai além do revelado na Escritura. Como você considera essas partes?

      Em Cristo,

      Excluir
    8. Olá Clóvis,

      Entendi! :)

      Bem, existe sim uma "sinalização" da IASD no que se refere "Espírito de Profecia", ou os conselhos e revelações dados à Ellen G. White. Os livros dela publicados, são as revelações de Deus para orientar o Seu povo, neles existem os temas e as aplicações espirituais. Em meio a isso, não se pode esquecer que os escritos dela, também são fontes de estudo profundo, e precisam ser estudados e lidos a luz de seu contexto histórico.
      Você questionou: "Mas, e quanto aquilo que não é referido na Bíblia, que vai além do revelado na Escritura. Como você considera essas partes?"
      Bem, o Espírito não foi dado - nem nunca o poderia ser - a fim de sobrepor-Se à Escritura; pois esta explicitamente declara ser ela mesma a norma pela qual todo ensino e experiência devem ser aferidos. Diz o apóstolo João: "Não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus; porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo." - I João 4:1. E Isaías declara: "À lei e ao Testemunho! se eles não falarem segundo esta palavra, não haverá manhã para eles." - Isa. 8:20. - O que isso quer dizer? Quando alguém é abençoado pelo Dom de Profecia, por visões dadas por Deus, tais visões ou revelações podem não estar descritas na Bíblia, pois são "revelações", ou uma mensagem que Deus quer dar as pessoas. Entretanto, esse "profeta", precisa ser testado para se saber se ele fala da parte de Deus. E como se faz isso? Aquilo que o profeta disser, não pode ser contra o Evangelho Eterno! Por mais "nova" que seja a revelação do profeta, ela deve vir de acordo com a Palavra de Deus, deve ter harmonia com a Palavra de Deus, sua essência tem que ser a Mensagem de Deus. A vida desse profeta também precisa estar em harmonia com a Palavra de Deus, temos que testá-lo pelas suas mensagens e pelos seus frutos. O profeta não é perfeito, pois isso não existe; mas ele procura seguir a vontade de Deus revelada em Sua Palavra. Nada que Ellen G. White escreveu vai contra a Palavra de Deus, e os testes bíblicos para saber se ela era ou não uma mensageira autêntica, foram realizados.

      =]

      Excluir
    9. Gabriel,

      Obrigado pelas suas respostas. Vamos ver se eu entendi bem sua resposta.

      1. Nem todo escrito de Ellen White é inerrante, apenas os que são publicados na forma de livros. Então, na prática, quem decide o que é inerrante e o que não é é o E. G. Estate. Estou certo?

      2. O teste para aquilo que ela escreveu e que não está contemplado na Bíblia é que não conflite o Evangelho Eterno.

      Pessoalmente considero os pontos 1 e 2 acima problemáticos, mas deixemos por ora. Preciso fazer uma pergunta ainda.

      Considerando que o escrito se enquadre em 1 e esteja conforme a 2, ele é tão inspirado quanto a Bíblia? Em outras palavras, a Escritura é inerrante, os escritos publicados de Ellen White são inerrantes. Isto significa que são uma extensão do cânon?

      Em Cristo,

      Excluir
    10. Respondendo a sua questão, vou começar citando a passagem bíblica de Gálatas 1:8, que diz: "Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema." - Nesta passagem, Paulo está nos dizendo que não devemos crer em outro evangelho, se não naquele que Jesus Cristo nos revelou/ensinou, o Evangelho Eterno. Ou seja, que a Palavra de Deus é a única regra de fé que devemos observar. Se Ellen G. White falasse de OUTRO EVANGELHO, ensinasse algo que não estivesse em harmonia com o evangelho, ela deveria ser descartada. Entretanto, ao estudarmos seus escritos, entendemos que isso não ocorre.
      O grau de qualidade ou de inspiração dos escritos dela não podem ser diferentes da Bíblia porque o mesmo Espírito Santo é o autor de ambos. Não existem “graus de inspiração”. Uma pessoa não pode ser parcialmente inspirada pelo Espírito. O profeta é usado por Deus ou pelo diabo (nesse caso, falso profeta).
      Mesmo acreditando que a qualidade da inspiração de Ellen White seja a mesma da Bíblia, nunca afirmamos que os escritos dela são mais importantes que a Palavra de Deus. Uma coisa é ter a mesma origem (Espírito Santo); outra, ter a mesma função e aplicação. Resumindo: cremos que tanto os autores bíblicos quanto os que não têm livros na Bíblia (1 Crônicas 29:29) como o Ellen White tiveram o mesmo grau de inspiração, mas que a função dos escritos deles jamais foi “complementar” as Escrituras ou servir de norma suprema de doutrina. Os escritos dela tem a função de orientar, aconselhar e ajudar a interpretar as verdades da Palavra de Deus!

      =]

      Excluir
    11. Ah! Me lembrei de um texto em que Ellen G. White diz: “Recomendo-vos, caro leitor, a Palavra de Deus como regra de vossa fé e prática. Por essa Palavra seremos julgados. Nela Deus prometeu dar visões nos “últimos dias”; não para uma nova regra de fé, mas para conforto do Seu povo e para corrigir os que se desviam da verdade bíblica. Assim tratou Deus com Pedro, quando estava para enviá-lo a pregar aos gentios.” – Primeiros Escritos, pág. 78.

      Excluir
    12. Gabriel,

      Mais uma vez, obrigado pelas suas respostas. É bom quando podemos conversar sobre um assunto de maneira clara e franca, mantendo o foco e com respeito mútuo. Para mim, nossa conversa tem sido bastante agradável e proveitosa.

      Agora, permita-me fazer algumas considerações sobre a relação entre os escritos de Ellen White e a Escrituras. Se eu mal representar a posição adventista, por favor me corrija e esclareça.

      1. "Respondendo a sua questão, vou começar citando a passagem bíblica de Gálatas 1:8... Paulo está nos dizendo que não devemos crer em outro evangelho, se não naquele que Jesus Cristo nos revelou/ensinou, o Evangelho Eterno".

      Gostaria de chamar a atenção para o fato de que Paulo não estava advertindo os crentes da Galácia sobre "um outro [allos=diferente] evangelho", pois "o qual não é outro" (1:7, RA). O que caracterizava a perversão do evangelho não era a substituição, mas o acréscimo: “como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além [par’ ho=ao lado, juntamente] daquele que recebestes, seja anátema” (Gl 1:9, RA). E mais acima, em seus comentários, você disse sobre o dom de profecia que tais "visões ou revelações podem não estar descritas na Bíblia". E se mesmo assim, tem a mesma qualidade dos escritos canônicos, então para mim essas visões e revelações são acréscimos às Escrituras, ou seja, ao evangelho.

      Então lhe pergunto: como você mantém que os ensinos de Ellen White vão além do evangelho, que tem a mesma qualidade e ainda assim não são perversões do evangelho, conforme o princípio exposto por Paulo em Gl 1:6-9?

      2. "Ou seja, que a Palavra de Deus é a única regra de fé que devemos observar...".

      A Escritura é inspirada no sentido de que o que ela diz, Deus diz, e desobedecer a ela implica, sem nenhum atenuante, desobedecer a Deus. Como escritores, o autores da Bíblia eram inspirados num sentido em que o que eles escreveram, Deus escreveu. E que desobedecer tais escritos era, sem atenuante, desobedecer a Deus. Ora, você diz que Ellen White foi inspirada tal qual os profetas e apóstolos que escreveram a Bíblia. Isto implica que desobedecer o que Ellen White escreveu (e o E.G. Estate publicou) é a mesmíssima coisa que desobedecer a Deus.

      Diante disso, como você mantém o princípio do Sola Scriptura?

      3. "O grau de qualidade ou de inspiração dos escritos dela não podem ser diferentes da Bíblia... nunca afirmamos que os escritos dela são mais importantes que a Palavra de Deus. Uma coisa é ter a mesma origem (Espírito Santo); outra, ter a mesma função e aplicação".

      Eu sei que não consideram os escritos de EGW mais importantes que a Bíblia. Pelas suas palavras, consideram seus escritos tal e qual à Bíblia, quanto à inspiração. A dificuldade que isso cria, levantei no parágrafo anterior. Agora, deixe-me considerar a questão diferença de função, o que não deixa de ser uma ampliação do que já disse acima.

      Oficialmente, "seus escritos são uma contínua e autorizada fonte de verdade". Parece-me que essa qualificação anula qualquer tentativa de fazer seus escritos menos que regra de fé e prática. Na verdade, permite ir além disso, pois se Cristo disse que a Bíblia é a verdade, os livros de EGW são a fonte (origem, nascedouro) da verdade. Mas você já disse que não os considera superiores à Escritura, eu não irei além disso.

      Mas gostaria que você dissesse, de forma prática, como os escritos de EGW, "inspirados" e "fonte da verdade" não são normativos, mas apenas orientativos?

      Em Cristo,

      Excluir
    13. Em meu comentário anterior, minha última questão pode não ter ficado muito claro. O que perguntei é como uma revelação veraz e inerrante, qualificada como "contínua e autorizada fonte de verdade" não tem função normativa para quem ela se destina?

      Prossigamos:

      4. "Ah! Me lembrei de um texto em que Ellen G. White diz: “Recomendo-vos, caro leitor, a Palavra de Deus como regra de vossa fé e prática. Por essa Palavra seremos julgados. Nela Deus prometeu dar visões nos “últimos dias”; não para uma nova regra de fé, mas para conforto do Seu povo e para corrigir os que se desviam da verdade bíblica. Assim tratou Deus com Pedro, quando estava para enviá-lo a pregar aos gentios.” – Primeiros Escritos, pág. 78.

      Palavras semelhantes disseram Paulo e Pedro. O primeiro disse “tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito” (Rm 15.4, RA) em referência ao Antigo Testamento. Pedro fez referência a Paulo e "todas as suas epístolas", bem como "demais Escrituras", relacionando-as à salvação e perdição. Porém, o fato de se referirem à escritura em geral como regra de fé, isto não exclui os próprios escreveram, como ensino normativo para todo cristão.

      Biblicamente falando, "os últimos dias" é o período compreendido entre o Pentecostes e a volta do Senhor. Quando Pedro se referiu a esse período, ainda não havia escrito suas cartas, aliás, nenhum livro do NT havia sido escrito. Portanto, o que o espírito inspirou no sentido que você toma, passou a fazer parte do cânon sagrado.

      Mas talvez você entenda, e é provável isso, que EGW tomou a expressão significando a era adventista. Mesmo assim, teríamos que atribuir à senhora White autoridade para decidir, dentro do conjunto da revelação divina, o que é normativo e o que não é.

      Ah, e a correção que Pedro recebeu, faz parte daquilo que é normativo para todo crente. Assim, o exemplo de EGW não ajuda sua causa.

      Em Cristo,

      Excluir
    14. Hey Clóvis, Também agradeço a você pelas respostas. Gosto de conversar com quem tem um bom conhecimento, como você tem! :)

      Quero começar a expor minha ideia, citando o que você disse:
      "Então lhe pergunto: como você mantém que os ensinos de Ellen White vão além do evangelho, que tem a mesma qualidade e ainda assim não são perversões do evangelho, conforme o princípio exposto por Paulo em Gl 1:6-9?" - O que implica esse "acréscimo" ao evangelho, esse [par’ ho=ao lado, juntamente] que você mencionou?! Será que é quando alguém tem alguma "revelação" de Deus, ou quando alguém supostamente tem alguma revelação de Deus que ALTERE/MUDE a essência do Evangelho?! EGW nunca acrescentou nada ao Evangelho, nunca ensinou nada que a Bíblia já não dissesse! Ela recebeu diversas visões, mas nenhuma delas entra em choque com os ensinamentos da Bíblia. Paulo estava alertando as pessoas para que não dessem ouvidos a espiritos enganadores, e não acrescentassem nenhuma doutrina no Evangelho Eterno. O apóstolo Paulo relata o termo "anátema" [do grego antigo ἀνάϑημα], que é sinônimo de "Heresia" (em aplicação contextual), em uma de suas cartas, para combater a inconstância dos Gálatas nas doutrinas pregadas nas igreja. Eu tenho uma forte convicção de que EGW não entra nesse contexto. E isso já faz parte da segunda parte da minha resposta. - Quando você diz que "Biblicamente falando, "os últimos dias" é o período compreendido entre o Pentecostes e a volta do Senhor. Quando Pedro se referiu a esse período, ainda não havia escrito suas cartas, aliás, nenhum livro do NT havia sido escrito. Portanto, o que o espírito inspirou no sentido que você toma, passou a fazer parte do cânon sagrado." - Na verdade, eu creio que no livro de Joel, existe uma evidência de que as "revelações" de Deus continuariam no "fim dos tempos" que se relacionam aos "últimos dias" que antecedem a volta de Jesus Cristo à essa Terra: "E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões." Joel 2:28 - Porém, essas revelações confirmariam o Evangelho, ajudaria as pessoas a se lembrarem da mensagem da Bíblia. Pois sem profecia, o povo se corrompe! Aí vem uma boa questão: A que grupo de profetas Ellen White faz parte?
      Aos profetas não canônicos, ou seja: aqueles que não têm livros na Bíblia:

      “Os atos, pois, do rei Davi, tanto os primeiros como os últimos, eis que estão escritos nas crônicas, registrados por Samuel, o vidente, nas crônicas do profeta Natã e nas crônicas de Gade, o vidente” 1 Crônicas 29:29.

      “Quanto aos mais atos de Salomão, tanto os primeiros como os últimos, porventura, não estão escritos no Livro da História de Natã, o profeta, e na Profecia de Aías, o silonita, e nas Visões de Ido, o vidente, acerca de Jeroboão, filho de Nebate?” 2 Crônicas 9:29.

      “Quanto aos mais atos de Roboão, tanto os primeiros como os últimos, porventura, não estão escritos no Livro da História de Semaías, o profeta, e no de Ido, o vidente, no registro das genealogias? Houve guerras entre Roboão e Jeroboão todos os seus dias.” 2 Crônicas 12:15.

      Em 2 Samuel 12, vemos que Davi aceitou o profeta Natã – mesmo não tendo livros na Bíblia – com a mesma autoridade profética que os demais (não existem “graus de inspiração”. Uma pessoa é inspirada por Deus ou pelo diabo).

      Excluir
    15. Continuando - Você disse: "Em meu comentário anterior, minha última questão pode não ter ficado muito claro. O que perguntei é como uma revelação veraz e inerrante, qualificada como "contínua e autorizada fonte de verdade" não tem função normativa para quem ela se destina?"

      Bem, Sendo que Ellen White:

      1) Não é um complemento à Bíblia;
      2) Faz parte da lista de profetas não canônicos;
      3) Os livros dela têm como objetivo nos levar à Bíblia (outros autores escrevem sobre a Bíblia para isso)

      E que:

      1) O dom profético foi prometido para os últimos dias, mesmo tendo nós a Bíblia (Atos 2:17, 18);
      2) Sem profecia o ser humano se corrompe (Provérbios 29:18).

      Não vejo contradição em aceitar a Bíblia como regra de fé e os escritos de Ellen White como meio de Deus para conduzir as mentes À BÍBLIA SAGRADA.

      Isso em nada altera a supremacia da Palavra de Deus!

      Ela cita:
      “Os Testemunhos [livros dela] não estão destinados a comunicar nova luz; e sim imprimir fortemente na mente as verdades da inspiração que já foram reveladas“

      “Os Testemunhos não têm por fim diminuir a Palavra de Deus, e sim exaltá-la (outros livros fazem isso!) e atrair para ela as mentes, para que a bela e singeleza da verdade possa impressionar a todos” - pág. 93.

      Excluir
    16. Gabriel,

      Nesta semana estarei viajando, com ainda menos tempo e com mais limitação de acesso que o usual. Além disso, vou reler nossa conversa e ver se estamos avançando ou chovendo no molhado.

      Por isso, posso demorar um pouco a responder, tudo bem?

      Em Cristo,

      Excluir
    17. Tudo bem sim Clóvis! =]

      Boa viageeeem! ^^
      Divirta-se! \o (se for o caso rs)

      Abs

      Excluir
    18. Gabriel,

      Vamos retomar nossa conversa. Como você perguntou "o que implica esse "acréscimo" ao evangelho, esse [par’ ho=ao lado, juntamente] que você mencionou?", questionando se se trata apenas de uma "revelação de Deus" ou "supostamente tem alguma revelação de Deus que ALTERE/MUDE a essência do Evangelho?". Isso nos leva a nos demorarmos um pouco no texto paulino de Gl 1:6-7. Note que há duas palavras que são traduzida por "outro" nessa passagem. No verso 6, é o termo "heteros", no 7 é o termo "allos". O que os legalistas da Galácia estavam pregando não era essencialmente outro (allos) evangelho, ia além, não necessariamente contra ao puro evangelho, e por isso se tornava um evangelho diferente (heteros). Compare, por exemplo, com 2Co 11.4: “Se, na verdade, vindo alguém, prega outro [allos] Jesus que não temos pregado, ou se aceitais espírito diferente [heteros] que não tendes recebido, ou evangelho diferente [heteros] que não tendes abraçado, a esse, de boa mente, o tolerais.” (2Co 11.4, RA). Não era outro Jesus, mas o mesmo Jesus de Nazaré que pregavam. Mas o faziam de forma que se tornava "outro" Jesus, o que implicava no recebimento de um espírito diferente (não o Espírito Santo) e num evangelho diferente, não o evangelho da graça.

      Logo, o acréscimo ao evangelho não precisa ser outro evangelho, no sentido que é contrário ao evangelho de Cristo ou que mude a sua essência. Basta que se coloque algo lado a lado com ele, ou nas palavras da Almeida Atualizado, algo que vá além do evangelho. E pessoalmente penso que o caso de Ellen White. Não é necessariamente outro (allos) evangelho, mas por ir além dele, se torna um diferente (heteros) evangelho, e por isso deve ser anatematizado.

      Você disse que ela "nunca ensinou nada que a Bíblia já não dissesse!". Parece-me que aqui você se contradiz, pois em comentário anterior disse que "tais visões ou revelações podem não estar descritas na Bíblia". E pessoalmente eu poderia dar um ou outro exemplo de visões da senhora White que não podem ser referenciados em lugar algum na Bíblia. Então, como ficamos neste ponto? Parece que chegamos a um impasse.

      Enfim, o ponto é que:

      1. Ellen White escreveu coisas que vão além do que está na Bíblia;
      2. Tais escritos constituem-se acréscimos (vão além do evangelho pregado por Paulo), embora possam não ser alteração no evangelho;
      3. De acordo com o raciocínio paulino, não sendo essencialmente outro (allos) evangelho, torna-se um evangelho diferente (heteros) e por isso deve ser anátema.

      Ou eu estou errado em minha análise? Se estiver, por favor aponte onde está o erro e vamos tentar um entendimento comum.

      Em Cristo,

      Excluir
    19. Gabriel,

      Quanto à segunda parte de sua resposta, você diz "eu creio que no livro de Joel, existe uma evidência de que as "revelações" de Deus continuariam no "fim dos tempos" que se relacionam aos "últimos dias" que antecedem a volta de Jesus Cristo à essa Terra".

      Confesso que estamos de pleno acordo quanto a essa duração dos dons revelacionais, com uma ressalva, porém. No adventismo, esse dom se manifestou no dia de pentecostes, depois não mais até o ministério de Ellen White e depois não mais até hoje e ao que tudo indica, até "o dia do Senhor" não se manifestará novamente. Ou seja, ao invés de um continuísmo, temos manifestações pontuais bem definidas. Mas posso estar enganado quanto a isso, então, se o adventismo reconhece o espírito de profecia antes e depois de Ellen White, por favor me indique quem são essas pessoas além da senhora White.

      Outrossim, discordamos quanto à natureza desses dons revelacionais, ou para sermos mais precisos, quanto ao dom de profecia.

      Permita-me conceituar revelação e inspiração, para melhor entendimento. Revelação é a comunicação por Deus de uma verdade ao homem que de outra forma ele não conheceria. Inspiração é a ação do Espírito Santo sobre o homem fazendo com que a transmissão e/ou registro da revelação seja infalível. Pois bem, a Bíblia é dita inspirada pois contém o registro infalível da revelação bíblica. Daí ser ela inerrante (termo que prefiro a infalível). Você reinvidica para Ellen White esse tipo de revelação, e contestá-la não é meu objetivo imediato.

      Então vou me ater à sua pergunta e resposta: "A que grupo de profetas Ellen White faz parte? Aos profetas não canônicos, ou seja: aqueles que não têm livros na Bíblia".

      De acordo com minhas definições acima, tais profetas receberam revelações verdadeiras, porém não foram inspirados ao transmitir/registrar as mesmas. Por que Ellen White não se enquadra nessa categoria? Por uma simples razão: ela registrou suas revelações, e segundo você, o fez sob inspiração do Espírito Santo, daí serem tão inerrantes quanto a Bíblia!

      Novamente, chegamos a um dilema: ou Ellen White está no mesmo patamar dos profetas e apóstolos canônicos ou então seus escritos não são inspirados no sentido bíblico. O primeiro caso implica acréscimo ao cânon da Escritura e tal pretensão tem que ser rejeitada como anátema. O segundo traz uma implicação igualmente grave, se levarmos a sério sua afirmação: "Uma pessoa é inspirada por Deus ou pelo diabo". Qual é a sua opção?

      Dependo de que escolha uma opção para te apresentar o próximo questionamento.

      Em Cristo,

      Excluir
    20. Gabriel,

      Não vou me estender neste seu último comentário, pois penso que já abordei boa parte nos dois comentários anteriores.

      Porém, se me permite dizer, parece-me que sua distinção entre os escritos da senhora White e da Bíblia, quanto a serem normativos para os crentes é artificial. Senão vejamos:

      "1) Não é um complemento à Bíblia". Se é uma fonte de verdade, inspirada e inerrante, como não é um complemento à Bíblia? Você precisa provar essa premissa, não apenas reiterar.

      "2) Faz parte da lista de profetas não canônicos". Já argumentei que não é assim. O registro das palavras dos profetas não canônicos é normativo para os crentes. O fato da carta de Paulo aos laodicenses não ter sido preservada não o tornou menos canônico.

      "3) Os livros dela têm como objetivo nos levar à Bíblia (outros autores escrevem sobre a Bíblia para isso". Os escritos dos evangelistas, as epístolas paulinas e as cartas gerais frequente nos remetem a outras partes das escrituras, e não diminuem a canonicidade deles.

      "4) O dom profético foi prometido para os últimos dias, mesmo tendo nós a Bíblia (Atos 2:17, 18)". Vide meu comentário sobre a esporacidade do dom de profecia no adventismo.

      "5) Sem profecia o ser humano se corrompe (Provérbios 29:18)". Amém.

      Quanto às frases da sra. White, prefiro deixar para comentar oportunamente.

      Em Cristo,

      Excluir
    21. Olá Clóvis, desculpe a demora, só vi agora suas respostas! =X E com a volta as aulas na faculdade, o tempo começa a ficar escasso! :P

      Então, eu gostei muitos das suas respostas, e entendi bem o que você quis dizer! =]

      Vamos lá!

      Sobre isso:

      "Você disse (EU) que ela "nunca ensinou nada que a Bíblia já não dissesse!". Parece-me que aqui você se contradiz, pois em comentário anterior disse que "tais visões ou revelações podem não estar descritas na Bíblia". E pessoalmente eu poderia dar um ou outro exemplo de visões da senhora White que não podem ser referenciados em lugar algum na Bíblia. Então, como ficamos neste ponto? Parece que chegamos a um impasse."

      HAHAHAHA desculpe, acho que eu não fui claro como deveria! :) Eu não quis dizer que as visões que ela teve, ou revelações, deveriam estar escritas na Bíblia. Eu quis dizer que tais "revelações", fazem referência a essência do que o Evangelho ensina - do que está na Bíblia. Ou seja, mesmo ela tendo visões com alguma "novidade", essa "novidade", não pode discordar da Palavra de Deus - Não pode contradizer a Bíblia! =]

      Próximo ponto:

      "Não era outro Jesus, mas o mesmo Jesus de Nazaré que pregavam. Mas o faziam de forma que se tornava "outro" Jesus, o que implicava no recebimento de um espírito diferente (não o Espírito Santo) e num evangelho diferente, não o evangelho da graça." - PERFEITO isso que você disse! E é exatamente o que eu quis dizer!

      "Outro Jesus" - não deixa de ser "outro evangelho" à partir do momento que é pregado de forma errada! Existe somente UM evangelho, porém existem mais de 33.000 religiões "cristãs" em todo o mundo! Eu questiono: todas estão certas, apenas porque falam o nome de Jesus?!

      Quando eu afirmo que EGW não se aplica no contexto de "outro evangelho", é porque eu creio que ela não fala de Jesus de forma errada! =]

      Veja bem, se existem profetas e dons, alguns dos indivíduos que possuem tais dons, precisam estar em harmonia com as Escrituras, certo?! Para se saber se procedem de Deus ou não! E saber isso é o segredo! ;)

      Excluir
    22. Sobre os pontos que você colocou:

      1. Ellen White escreveu coisas que vão além do que está na Bíblia;
      RESPOSTA: Seguindo essa primícia, eu pergunto: se um indivíduo for abençoado com uma visão de Deus, e esse indivíduo revela algo sobre Jesus, ou alguma orientação sobre Sua vontade, como posso saber se ele fala da parte de Deus, ou do diabo?! - Eu tenho a forte convicção de que EGW não foi "além da bíblia", somente por ter tido visões que não estão descritas na bíblia.
      2. Tais escritos constituem-se acréscimos (vão além do evangelho pregado por Paulo), embora possam não ser alteração no evangelho;
      RESPOSTA: Os escritos de EGW não vão "além do evangelho pregado por Paulo", apenas por ter visões que não estão na bíblia. E "ter alterações no evangelho", é justamente o ponto chave para se saber de onde procede alguma revelação. É como o raciocínio paulino que você me mostrou: Pode se falar do "mesmo" evangelho, porém, a forma de como se fala, e o espírito que fala, é o que demonstra se é o mesmo Jesus ou não! =]
      3. De acordo com o raciocínio paulino, não sendo essencialmente outro (allos) evangelho, torna-se um evangelho diferente (heteros) e por isso deve ser anátema.
      RESPOSTA: Esse raciocínio demonstra o que eu já falei: que mesmo falando do mesmo Jesus, a forma corrompida e confusa que o Evangelho era pregado, tornava-o automaticamente falso, quando o espírito era outro. - Não conheço escritos de EGW que se encaixam nesse contexto.

      Excluir
    23. Sobre o que você disse:

      "...se o adventismo reconhece o espírito de profecia antes e depois de Ellen White, por favor me indique quem são essas pessoas além da senhora White."

      Olha, antes de EGW, eu só creio nos profetas bíblicos, porque existem evidências históricas e espirituais de que eles existiram. Mas, eu não sei de tudo, somente Deus pode afirmar isso. Já depois de EGW, eu creio que as pessoas poderão sim manifestar dons de profecia, mas tudo depende da necessidade!

      Eu creio que a manifestação do espírito de profecia em EGW, foi necessário para o povo se voltar para a Bíblia. Foi necessário para relembrar grandes verdades bíblicas. Apenas isso! A forma e o propósito de futuras manifestações do espirito de profecia, são coisas do futuro.

      Excluir
    24. Sobre os conceitos que você atribuiu as palavras "revelação" e "inspiração", achei muito interessante, mas creio que um profeta de Deus pode receber uma revelação por uma inspiração do Espírito Santo. Portanto, pra uma revelação ser autêntica, ela deve ser inspirada pelo Espírito Santo.

      "ela registrou suas revelações, e segundo você, o fez sob inspiração do Espírito Santo, daí serem tão inerrantes quanto a Bíblia!" - Bem, toda a revelação inspirada pelo Espírito Santo, é inerrante!

      Excluir
    25. "1) Não é um complemento à Bíblia". Se é uma fonte de verdade, inspirada e inerrante, como não é um complemento à Bíblia? Você precisa provar essa premissa, não apenas reiterar.
      RESPOSTA: Essa colocação "não é um complemento à Bíblia" significa que os escritos de EGW não existem para COMPLETAR a Bíblia, pois a Bíblia já está completa. Como a própria EGW escreveu: "“A Palavra de Deus é suficiente para iluminar o Espírito mais obscurecido, e pode ser compreendida por todo aquele que sinceramente deseja entendê-la”.
      "2) Faz parte da lista de profetas não canônicos". Já argumentei que não é assim. O registro das palavras dos profetas não canônicos é normativo para os crentes. O fato da carta de Paulo aos laodicenses não ter sido preservada não o tornou menos canônico.
      RESPOSTA: Quando é dito que EGW "faz parte da lista de profetas não canônicos", significa que ela faz parte de um grupo de profetas que existiram, seus escritos eram autênticos e inspirados, porém não estão escritos na Bíblia.

      "3) Os livros dela têm como objetivo nos levar à Bíblia (outros autores escrevem sobre a Bíblia para isso". Os escritos dos evangelistas, as epístolas paulinas e as cartas gerais frequente nos remetem a outras partes das escrituras, e não diminuem a canonicidade deles.
      RESPOSTA: Sim! Isso mesmo!

      "4) O dom profético foi prometido para os últimos dias, mesmo tendo nós a Bíblia (Atos 2:17, 18)". Vide meu comentário sobre a esporacidade do dom de profecia no adventismo.
      RESPOSTA: É como eu disse: O dom de profecia precisa ser necessário. No período em que EGW vivia, tal dom foi muito necessário. E a Bíblia aponta que um dos indicativos que a Igreja de Deus teria nos últimos dias, é o Espírito de Profecia. (Apocalipse 12:17 e Apocalipse 19:10) O Espírito de Profecia é um dom, que reflete a vontade de Deus. Jesus quando esteve na terra fez a vontade de Deus. Logo, o testemunho que Jesus deu na terra é o mesmo que Deus nos comunica hoje através de agentes humanos, a vontade do Senhor.

      Portanto, o Espírito de Profecia (Dom Profético) é o testemunho de Jesus porque este ‘dá testemunho’ acerca da pessoa do Senhor Jesus.

      Excluir
  16. Comentário que escrevi no Na Mira da Verdade. Será publicado?:

    Caro Prof. Leandro,

    Como fui citado no seu artigo, pela menção ao Cinco Solas, permita-me algumas considerações, que espero as publique, se não por dever cristão, pelo menos por honestidade intelectual. Permita-me dirigir-me chamando-o de você, o que é normal entre amigos.

    1. Você diz que sou "por demais tendencioso", haja vista eu ter escrito que "se alguém dissesse 'todos os pioneiros' [são anti-trinitarianos] não erraria muito". O que eu escrevi está errado? Diga-me você mesmo. Aliás, já disse, quando escreveu "o fato de a maioria dos principais escritores serem antitrinitarianos naquela época não indica que aquele era o posicionamento da igreja...". Qual a diferença entre "a maioria" e "quase todos"?

    2. Com relação ao uso fontes secundárias e uso tendencioso de fontes primárias. Se algum dos seus leitores se der ao trabalho de ler meus três artigos sobre o arianismo dos pioneiros, verá que todas as citações que fiz foi de autores adventistas. Vou um pouco além, usem o sistema de busca do Cinco Solas e me mostrem qualquer afirmação que fiz sobre o adventismo que tenha se baseado em escritos de seus críticos e não em fontes adventistas. Apontem-me e terei o máximo prazer em publicar com destaque uma errata.

    3. E se você faz tanta questão do uso de fontes primárias, porque ainda não me deu as referências para eu localizar onde o Dr. G. C. Berkower desafiou "a igreja Presbiteriana a abandonar o Calvinismo"? Você escreveu "leia o livro "Divine Election" do Dr. G. C. Berkouwer - umas das maiores autoridades teológicas que já existiram nesse mundo. Ele foi presbiteriano e em tal livro desafiou (e o fez várias vezes em sala de aula) a igreja Presbiteriana a abandonar o Calvinismo". Pois bem, desde que escreveu isso tenho lhe perguntado sobre a página em que ele fez tal desafio. Insisto porque pode ser que eu tenha sido enganado e o exemplar que eu tenho em casa veio com páginas faltando.

    Agora, sobre o arianismo dos pioneiros adventistas, aceito debater o assunto com você, utilizando apenas de fontes primárias e de autores adventistas. Desde que você assuma o compromisso de publicar, na íntegra, todos os meus comentários. Tenho condições suficientes de provar, a partir de escritos dos pioneiros adventistas, que "se alguém dissesse 'todos' os pioneiros adventistas eram anti-trinitarianos não erraria muito". Você tem condições de provar o contrário?

    Em Cristo,

    ResponderExcluir
  17. Resposta a uma discípula do Leandro:

    Eliane,

    Obrigado pelo "rapaz". Sim, eu gosto do Leandro Quadros. Tenho sérias divergências quanto ao que ele crê e não aprovo a forma parcial como ele trata os comentários de quem discorda dele. Fora isso, não tenho porque não gostar dele.

    Quanto a não fazer outra coisa além de ler o que ele escreve, você está duplamente enganada. Primeiro, que faço algumas coisas como dar consultorias em empresas, realizar auditorias em vários estados brasileiros, dar aulas numa faculdade, ministrar teologia em três cidades diferentes, dar estudos bíblicos todos os domingos em minha igreja, manter o blog Cinco Solas, dar atenção à minha família. De vez em quando, leio um ou outro artigo do Leandro Quadros, mesmo assim, não faz parte de minhas leituras prioritárias. E eventualmente comento alguma coisa, para concordar ou discordar dele. Mas como você nãod eve saber, tais comentários não são publicados aqui (espero que este seja uma exceção).

    Continue orando por mim.

    Em Cristo,

    ResponderExcluir
  18. O Leandro é um caso perdido.

    Ele tem o poder da mídia, e te silência não liberando comentários.

    Ele não intereje com as fontes primárias que vc (eu) ou outro. Postei muita coisa aqui usando fontes seguras, deles ou não.

    A postagem que ele criticou do MCA foi citações livres daquilo que já li e ja havia publicado- postagens estas que ele não concultou nem um pouco.

    Mas tudo bem... estamos aqui, e serei, enquanto Deus me der forças, um perseguidor desse mito chamado Adventismo.

    De modo contrário ao seu Clóvis, eu não veja espiritualidade cristã nem nele nem no Adventismo. Tal movimento é herege.

    Anseio o dia que Deus exterminar esse sistema religioso junto com seus promotores.

    ResponderExcluir

  19. 4. "Por que os adventistas atuais são trinitarianos, se os pioneiros eram anti-trinitarianos"?

    Clóvis,

    Se Ellen não é Trinitariana Deus não é Deus !

    Vejas os por que:

    Patriarcas e Profetas (Português)


    Página 34

    O Soberano do Universo não estava só em Sua obra de beneficência. Tinha um companheiro - um cooperador que poderia apreciar Seus propósitos, e participar de Sua alegria ao dar felicidade aos seres criados. "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus." João 1:1 e 2. Cristo, o Verbo, o Unigênito de Deus, era um com o eterno Pai - um em natureza, caráter, propósito - o único ser que poderia penetrar em todos os conselhos e propósitos de Deus. "O Seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, Príncipe da paz." Isa. 9:6. Suas "saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade". Miq. 5:2. E o Filho de Deus declara a respeito de Si mesmo: "O Senhor Me possuiu no princípio de Seus caminhos, e antes de Suas obras mais antigas. ... Quando compunha os fundamentos da Terra, então Eu estava com Ele e era Seu aluno; e era cada dia as Suas delícias, folgando perante Ele em todo o tempo". Prov. 8:22-30.



    O Pai operou por Seu Filho na criação de todos os seres celestiais. "NEle foram criadas todas as coisas, ... sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades: tudo foi criado por Ele e para Ele." Col. 1:16. Os anjos são ministros de Deus, radiantes pela luz que sempre flui de Sua presença, e rápidos no vôo para executarem Sua vontade. Mas o Filho, o Ungido de Deus, "a expressa imagem de Sua pessoa", o "resplendor da Sua glória", "sustentando todas as coisas pela palavra do Seu poder", tem a supremacia sobre todos eles. "Um trono de glória, posto bem alto desde o princípio" (Heb. 1:3 e 8), foi o lugar de Seu santuário; "cetro de eqüidade" é o cetro de Seu reino. Jer. 17:12. "Glória e majestade estão ante a Sua face, força e formosura no Seu santuário." Sal. 96:6 "Misericórdia e verdade" vão adiante do Seu rosto. Sal. 89:14.

    Sendo a lei do amor o fundamento do governo de Deus, a felicidade de todos os seres inteligentes depende da perfeita harmonia, com seus grandes princípios de justiça. Deus deseja de todas as Suas criaturas o serviço de amor, serviço que brote de uma apreciação de Seu caráter. Ele não tem prazer na obediência forçada; e a todos concede vontade livre, para que Lhe possam prestar serviço voluntário.

    Outro:

    Por Sua humanidade, Cristo estava em contato com a humanidade; por Sua divindade, firma-Se no trono de Deus. Como Filho do homem, deu-nos um exemplo de obediência; como Filho de Deus, dá-nos poder para obedecer. Foi Cristo que, do monte Horebe, falou a Moisés, dizendo: "EU SOU O QUE SOU.... Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós." Êxo. 3:14. Foi esse o penhor da libertação de Israel. Assim, quando Ele veio "semelhante aos homens", declarou ser o EU SOU. O Infante de Belém, o manso e humilde Salvador, é Deus manifestado "em carne". I Tim. 3:16. A nós nos diz: "EU SOU o Bom Pastor." João 10:11 "EU SOU o Pão Vivo." João 6:51 "EU SOU o Caminho, a Verdade e a Vida." João 14:6 "É-Me dado


    ResponderExcluir
  20. Atos dos Apóstolos (Português)



    Página 472

    Aquele por quem Deus criara todas as coisas, e por quem tinha promovido a redenção. Ele declarou que a mão que sustém os mundos no espaço, e mantém na ordem perfeita e incansável atividade todas as coisas através do Universo de Deus, é a mão que foi pregada na cruz por eles. "NEle foram criadas todas as coisas que há nos céus e na Terra", escreveu Paulo, "visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por Ele e para Ele. E Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por Ele." Col. 1:16 e 17. "A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou no corpo da Sua carne, pela morte, para perante Ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis." Col. 1:21 e 22.

    O Filho de Deus Se rebaixou para levantar os caídos. Para isto deixou Ele os mundos sem pecado de cima, as noventa e nove que O amavam, e veio à Terra para ser "ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniqüidades". Isa. 53:5. Em tudo foi feito semelhante aos irmãos. Tornou-Se carne, exatamente como nós somos. Ele soube o que significa ter fome, sede e cansaço. Foi sustentado pelo alimento e restaurado pelo sono. Foi estrangeiro e peregrino na Terra - estava no mundo mas não era do mundo; foi tentado e provado como o são os homens e mulheres de hoje, vivendo contudo uma vida sem pecado. Compassivo, compreensivo e terno, sempre gentil para com os outros, Ele representava o caráter de Deus. "O Verbo Se fez carne, e habitou entre nós... cheio de graça e de verdade." João 1:14.

    Mensagens Escolhidas - Volume 1 (Português)

    A Preexistência de Cristo

    Mas ao mesmo tempo que a Palavra de Deus fala da humanidade de Cristo quando aqui na Terra, também fala ela positivamente em Sua preexistência. A Palavra existiu como ser divino, a saber, o eterno Filho de Deus, em união e unidade com Seu Pai. Desde a eternidade era Ele o Mediador do concerto, Aquele em quem todas as nações da Terra, tanto judeus como gentios, se O aceitassem, seriam benditos. "O Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus." João 1:1. Antes de serem criados homens ou anjos, a Palavra [ou Verbo] estava com Deus, e era Deus.

    O mundo foi feito por Ele, "e sem Ele nada do que foi feito se fez". João 1:3. Se Cristo fez todas as coisas, existiu Ele antes de todas as coisas. As palavras faladas com respeito a isso são tão positivas que ninguém precisa deixar-se ficar em dúvida. Cristo era, essencialmente e no mais alto sentido, Deus. Estava Ele com Deus desde toda a eternidade, Deus sobre todos, bendito para todo o sempre.

    O Senhor Jesus Cristo, o divino Filho de Deus, existiu desde a eternidade, como pessoa distinta, mas um com o Pai. Era Ele a excelente glória do Céu. Era o Comandante dos seres celestes, e a homenagem e adoração dos anjos era por Ele

    Cristo é o Filho de Deus, preexistente, existente por Si mesmo. ... Falando de Sua preexistência, Cristo conduz a mente através de séculos incontáveis. Afirma-nos que nunca houve tempo em que Ele não estivesse em íntima comunhão com o eterno Deus. Aquele cuja voz os judeus estavam então ouvindo estivera com Deus como Alguém que vivera sempre com Ele. Signs of the Times, 29 de agosto de 1900.

    Ele era igual a Deus, infinito e onipotente. ... É o Filho eterno, existente por Si mesmo. Manuscrito 101, 1897.

    Página 247

    ResponderExcluir
  21. Evangelismo (Português)

    Página 617

    O Espírito Santo tem personalidade, do contrário não poderia testificar ao nosso espírito e com nosso espírito que somos filhos de Deus. Deve ser também uma pessoa divina, do contrário não poderia perscrutar os segredos que jazem ocultos na mente de Deus. "Por que qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus." I Cor. 2:11. Manuscrito 20, 1906.

    O Poder de Deus na Terceira Pessoa

    O príncipe da potestade do mal só pode ser mantido em sujeição pelo poder de Deus na terceira pessoa da Trindade, o Espírito Santo. Special Testimonies, Série A, nº 10, pág. 37.

    Em Cooperação com os Três Poderes Mais Altos

    Cumpre-nos cooperar com os três poderes mais altos no Céu - o Pai, o Filho e o Espírito Santo - e esses poderes atuarão por nosso intermédio, fazendo-nos coobreiros de Deus. Special Testimonies, Série B, nº 7, pág. 51.


    Os Perigos das Sociedades Secretas

    A recomendação do Senhor, "Não vos prendais a um jugo desigual com os infieis", (II Cor. 6:14) não se refere apenas ao casamento dos cristãos com os infiéis, mas a todas as alianças em que as partes são postas em íntima associação, e na qual é necessário harmonia de espírito e de oração. ...

    Por intermédio do profeta Isaías, declara o Senhor: "Ajuntai-vos, povos, e sereis quebrantados; e dai ouvidos vós todos os que sois de terras remotas: cingi-vos, e sereis quebrantados; cingi-vos, e sereis quebrantados.


    Evangelismo (Português)



    Página 615

    O Consolador que Cristo prometeu enviar depois de ascender ao Céu, é o Espírito em toda a plenitude da Divindade, tornando manifesto o poder da graça divina a todos quantos recebem e crêem em Cristo como um Salvador pessoal. Há três pessoas vivas pertencentes à trindade celeste; em nome destes três grandes poderes - o Pai, o Filho e o Espírito Santo - os que recebem a Cristo por fé viva são batizados, e esses poderes cooperarão com os súditos obedientes do Céu em seus esforços para viver a nova vida em Cristo. Special Testimonies, Série B, Nº 7, págs. 62 e 63.


    Ela era ou não era TRINITARIANA ? CLÓVIS .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Sétimo Dia,

      Você tem um nome? Gostaria de poder tratá-lo de forma pessoal, como faz comigo (e eu gosto).

      Por acaso, não é meu velho amigo Azenilto, é?

      Deus o abençoe.

      Clóvis

      Excluir
    2. Caro Sétimo Dia,

      Presumo que não tenha lido meu comentário acima, ou que prefira não nos informar seu nome. Neste último caso, pergunto: o que tem a temer, que costuremos seu nome na boca de um sapo e o enterremos de cabeça para baixo?

      Enfim, vamos definir o escopo de nossa conversa. Eu afirmei que "a maioria dos pioneiros era de anti-trinitarianos". E essa firmação eu disse que tinha "condições suficientes de provar, a partir de escritos dos pioneiros adventistas". Você contesta essa afirmação? Tem elementos para provar o contrário? Se sim, por favor, os apresente.

      Quanto a Ellen White, eu não afirmei que ela era anti-trinitariana. Mas não estou certo que não tenha sido. Portanto, sua resposta é uma tentativa de fugir do tema proposto em meu comentário. Façamos assim, diga que concorda que quase todos os pioneiros eram anti-trinitarianos ou argumente que não eram, e após fechado este ponto, podemos discutir:

      1. Se Ellen White era ou não trinitariana desde os primeiros anos;
      2. Se ela corrigiu ou não o anti-trinitarianismo de seu marido e de seu filho; e
      3. Se foi por causa dela que os adventistas se tornaram trinitarianos.

      Em Cristo,

      Excluir
    3. Caro Clóvis,

      Pelo o que eu li eu não vi que a "maioria era anti- trinitarianos"

      Eu li isso:
      "4. Por que os adventistas atuais são trinitarianos, SE OS PIONEIROS eram anti-trinitarianos? "VOCÊ COLOCOU" todos os pioneiros e Ellen White faz parte desses "Se os Pioneiros".

      O meu nome é esse:Edilberto Ribeiro de Souza.
      Sou um Jovem Adventista Do Sétimo Dia.
      Tenho 3 anos de Adventismo.
      Tenho 20 anos.
      E com 16 ANOS EU VISITAVA A IGREJA BATISTA.
      Moro na Bahia !

      O MEU nome estar aí e, algumas informações básicas, se quiser fazer Alguma Feitiçaria ou Macumba com o Sapo que você sitou lá em cima, pode fazer o Meu Deus é maior, que Criou Céus e Terra, Mar e as Fontes das Águas e Tudo o que neles Ha. . kkkkkkkkkkk.

      E Aos seus questionamentos eu acho que são Três, vou pelo o menos tentar lhe responder, eu espero.

      Paz Seja Consigo !

      Excluir
    4. Edilberto,

      Muito prazer, gosto de tratar as pessoas pelo nome e fico feliz de poder tratá-lo assim. Quanto à "macumba", mais que colocá-lo em minhas orações não vai acontecer.

      Sim, eu mencionei os pioneiros. Não tive o cuidado de tirar Ellen White do saco porque, anteriormente, eu havia dito "a maioria dos pioneiros" e também porque, para mim pelo menos, a posição dela é discutível.

      Então, para que possamos nos concentrar na Ellen especificamente, você concorda que a maioria dos pioneiros eram arianos/ antitrinitarianos? Se sim, por que hoje os adventistas são trinitarianos?

      Em Cristo,

      Excluir
    5. Olá Clóvis, Tudo bem com sua pessoa ?

      O prazer é meu em estudar fatos histórico e a PALAVRA DE DEUS com o Irmão,MAS ME PARECE que o espírito que vc e o Luciano tem é de Debater e não estudar os fatos e, em saber quem estar certo ou quem estar errado !

      Parabéns por sua Humildade em reconhecer que vc disse no seu comentário que colocou todos no pacote.

      Olha, o EM MENSO texto que eu coloquei sobre os escrito dela, não tirou as suas duvidas? Ou vc não leu pelo o menos um Trecho ?

      SIM, EU CONCORDO plenamente que a maioria deles eram Ante Trinitarianos !

      J. M. Stephenson.
      Tiago White.
      José Bates.
      J. H. Waggoner.
      W. W. Prescott.

      Todos esses aí eram arianos com seus conceitos religiosos já formados em suas CABEÇAS mas, existe uma duvida sobre Tiago, talvez ele morreu crendo na Trindade, só duvidas.

      "Não se deve, porém,dar muita importância a esse ensino errôneo, uma vez que tanto E. J. Waggoner como Uriah Smith não somente afirmava a plena divindade da Jesus na condição de "plenitude da Divindade pessoal", mas também viam as duas coisas compatíveis (Cl 2:9, KJV; ver também E. J. Waggoner, 44; Smith, 17)." Tratado de Teologia Adventista do Sétimo Dia, pag, 168, assunto: Doutrina de Deus.

      Eu não vejo nenhum problema em a maioria dos Pioneiros ser Ariano com nós Adventistas de hoje !

      Nós somos hoje Trinitarianos por que alguns dos Pioneiros deu declarações sobre o assunto com BASE NA PALAVRA DE DEUS, e tinha um não Adventista Samuel T. Spear, que deu declarações sobre o assunto e que foi aceita por eles Adventistas da época.

      "Com níveis cada vez mais precisos, a Igreja Adventista do Sétimo Dia retificou a doutrina da Trindade, primeiramente na declaração "não oficial" de 1872, redigida por Uriah Smith, e nas declarações de crenças oficiais de 1931 e 1980. A declaração feita por Ellen White em 1898 de que "em Cristo há vida original, não emprestada, não derivada" DTN." Tratado de Teologia pag. 169 Doutrina de Deus.

      Sendo assim, nós Adventista do Sétimo dia de hoje (não os disirdentes)temos uma posição bastante forte e firmada na Palavra de Deus.

      Tem algum problema em se firma em declarações que tem fundamentos Bíblico? Ou será que João Calvino não precisou de NINGUÉM PARA CRER EM ALGUMAS DOUTRINAS ou Você ?

      Excluir
    6. Sétimo Dia, debater por debater é bater sem razão, seja honesto; não existe razão no que está sendo criticado?

      1. Não se critica o Adventismo oficial HOJE pela sua concepção atual - até agora eu não fiz isso, nem vi o Clóvis fazendo.

      2. O problema é que os ASD colocam aquele período como restauração da verdade, oque me parece ao contrário.

      3. Esses pioneiros tratavam a doutrina da trindade com 'fúria dominical'. Assim, pelo menos, eles blasfemavam recorrentemente.

      A) J. bates era Congregacional. Passou a negar a Trindade com a associação adventista.

      b)J.N. ANDREWS: O Domingo, “... está tão longe da verdade como a velha e absurda doutrina trinitariana na qual diz que Jesus é verdadeiramente o Deus eterno”
      J.B. FRISBIE – 04 de abril de 1854

      C) J. WHITE "a Trindade que acaba com a personalidade de Deus, e de seu Filho Jesus Cristo,"

      Etc, etc...

      Sétimo Dia, se permitir, não considerando 'debater por debater', me responda:

      Como vê uma pessoa que nega a Trindade com a consciência que os Pioneiros Adventistas tinham?

      Vocên estenderia suas colocações aos Testemunhas de Jeová?

      Obrigado

      Excluir
    7. Pela graça de Deus, eu tenho irmãos em Cristo que são Adventistas. Pois esses negam o Espírito de Profecia, 1844 e guardam o sábado pois entendem que as argumentações em favor do domingo, embora sejam positivas no NT, não lhes parecem suficientes.

      Sétimo Dia, vou te dar uma indicação. Deixe a IASD por causa destas coisas, e se torne Batista do Sétimo Dia -será melhor para sua vida cristã.

      http://portalbatista.org.br/

      O inicio deles no Brasil foi com ex-adventistas que deixaram de crer nas coisas acima(Ellen White, etc)...

      Pense nisto!

      Excluir
    8. Na minha Opinião não existe razão para esse questionamento, por que eu não sigo pessoas e sim A Palavra de Deus. Se as pessoas do passado não acredivam na Trindade eu vou fazer o que ? Você sabe que pessoas que já tem os seus pensamentos formados é muito dificíl mudar de conceitos. Eles não tinha o Conhecimento que nós Trinitarianos temos hoje, ou vc nega ?

      A Igreja foi amadurecendo e desde 1872 e até a hoje, temos encontrado pocisões forticimas a favor da Trindade.

      Eu Peso essa pessoa com a seguinte forma: Se ela tiver o Grau de conhecimento que os pioneiros tiveram, se não foram apressentados provas Indiscutiveis sobre a Tridade,"Ora, não levou Deus em conta os tempos da Inorância; agora, porém, notifica aos homens que TODOS de Toda parte se ARREPENDAM".Se não tiverem tal conhecimento a tal assunto,Deus é Justo não irá cobrar Algu que elas não tiveram conhecimento.

      Já no caso de vcs, não Importa se Creia no Certo ou no Errado, se estiver perdido, não pode fazer nada, estará perdido e, se estiver Salva do mesmo Jeito, por que foram "Predestinados".

      NÃO,Por que com relação aos TJs, eles tem tanto conhecimento a Favor da Trindade,que chegaram ao Ponto de mudar os textos Bíblicos que provam a Trindade ! Ou vc vai negar ? Isso se chama Desonestidade. E vc sabe né, que os desonestos não vam herdar o Reino dos Céus.

      Se Eles negam o Espírito de Profecia, só tenho a lamentar por eles, Eles tem o lIvre Arbítrio. Em relação a 1844, não se aprofundaram no assunto. a GUARDA do Sábado só não ENCHERGA quem é CEGO.

      Essa que tanto esperava "domingo" kkkkkkkkkkkkk é de dá gargalhadas, é motivo de risadas,"Que as argumentações em favor do domingo, embora sejam positivas no NT, não lhes parecem suficientes".

      kkkkkkkkkkkkkkk Aonde vc viu isso na Bíblia,foi na da Católica,no foi? Me mostre um mandamento Direto ou Indireto que mostra ordenando a Guarda do Veneravel Dia Do Sol.É a Apocalipse 1:10? KKKKKK

      E muito obrigado por sua dica,EU não VOU PRA UM MEIO QUE PREGA A DOUTRINA ESPÍRITA, "VIDA APÓS A MORTE" kkkkkkkkkkkkkk, SE VC ME MOSTRAR A PALAVRA DOMINGO NA BÍBLIA EU ME TORNO UM PRESBITERIANO. Não vale a Bíblia Católica kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

      E por vc não se torna um Deles ?

      Excluir
    9. Olha o que eu andei Lendo:

      O papa do Decreto Dominical será Bento XVI?

      . Postado na Categoria: Decreto Dominical
      O papa Bento XVI fez uma declaração há alguns meses que é um "alerta" para aqueles que estudam as profecias, e sabem o que está por vir.

      Veja o que foi publicado na imprensa:



      Papa reza última missa na Áustria e critica 'domingo ocidental'
      Bento XVI ressaltou a importância do domingo como dia de reflexão. A viagem do pontífice ao país europeu durou três dias.

      O Papa Bento XVI celebrou, neste domingo (9), sua última missa em território austríaco, em viagem de três dias pelo país europeu. Na cerimônia, que ocorreu na Catedral de São Estevão, em Viena, Bento XVI criticou a atitude ocidental de considerar o domingo como "fim de semana" e não mais como "dia sagrado".

      Ele disse que, embora o tempo livre seja necessário, "se não tiver um centro, que é o encontro com Deus, acaba sendo um tempo perdido".

      O pontífice começou a homilia lembrando a frase dos primeiros cristãos: "sem o dia do Senhor, não podemos viver". Bento XVI afirmou que as palavras continuam em vigor, já que o homem precisa de um "centro, uma ordem interna e uma relação com Aquele que sustenta nossa vida". Segundo o Papa, sem isso a vida está vazia, pois o domingo não é só um dia de preceito para os cristãos, mas uma necessidade.

      Fonte:
      Portal G1

      Do Jeito que VOCÊS gostam.

      Excluir
    10. E do jeito que o Diabo NÃO GOSTA.

      Afinal, celebrar a ressurreição sempre será problema para os anticristãos...

      Sétimo Dia, eu seria o primeiro da lista a assinar esse decreto!

      Pena, que essa será mais uma falsa profecia de Ellen White...

      Excluir
    11. Tem certeza que ele não gosta?

      Colocaram Mandamentos de homens No lugar do Mandamento do Deus Altíssimo, é claro que o Diabo adora! Se foi ele que fez isso.

      Se você me mostrar alguém celebrando o primeiro dia da semana na Bíblia, ou o Próprio Jesus eu passa a Guarda o Dia do Sol. kkkkkkkk

      Eu lhe mostro o Próprio Jesus Deus, celebrando a Criação no Sábado, Sétimo Dia da Semana. E por que Jesus não celebrou o primeiro dia, como Ele fez no findar da Criação ? Veremos se essa Profecia não se cumprirá, se no passado ouve uma pequena demonstração
      com o Imperador Constantino.

      Excluir
    12. E cadê o Poste do Inferno que disse que colocaria a parti da Terça ?

      Excluir
  22. Clóvis veja o que o Leandro Quadros postou no blog 'Em defesa dp Espírito Santo' sobre o assunto. Já faz algum tempo, e creio que vc pode considerar como uma resposta, não direta a seus post. E incluo aqui para enriquecer o debate seu com o Ediberto -
    Ele escreveu: "Temos de reconhecer que a maioria dos principais pioneiros adventistas não criam na Trindade. Entre os poucos trinitarianos podemos destacar Ambrose C. Spicer, pai de William Ambrose, presidente da Associação geral."

    http://emdefesadoespiritosanto.blogspot.com.br/2011/01/por-que-os-pioneiros-adventistas-eram.html

    ResponderExcluir
  23. É bom destacar que Leandro Quadros afirma que os 'credo existem elementos não baseados na bíblia'... ????

    ResponderExcluir
  24. kkkkkkkk no fim da posatgem ele diz que '>>os poucos pioneiros<< tivessem mais luz' e 'tiago White pasosu a crer na divindade de cristo por influência de Ellen White' ...

    Um desespero sem tamanho!!!

    ResponderExcluir