sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Leandro Quadros, a Doutrina da Trindade e os Pioneiros Adventistas


Recentemente, o apologista adventista Leandro Quadros disse em seu programa que ‘a doutrina da trindade é muito clara na Bíblia e que rejeitar essa doutrina pode ser perigoso para a salvação do individuo, pois João 17.3 afirma que conhecer a Deus vai determinar nosso destino eterno.’ (AQUI)


Apesar de apresentar textos e argumentos tradicionais conhecidíssimos em defesa da Trindade, ele se esqueceu (ali no programa é claro!) de que não estava falando apenas contra os hereges da atualidade. O passado Adventista colocou-o em um beco sem saída.


Como sabemos, a maioria dos Pioneiros Adventistas eram o que as Testemunhas de Jeová são hoje, ou tinham outras visões a respeito da divindade (Blog Cinco Solas). Até mesmo Leandro Quadro escreveu que ‘a maioria dos escritores adventistas pioneiros eram anti-trinitarianos’! Existe um esforço muito grande para provar que Ellen White era trinitariana. Porém, o marido dela não era, e até mesmo seu filho disse que estavam ‘usando os escritos de sua mãe de uma maneira que não correspondia com aquilo que Ellen White cria’.


Por isso, foi bem cínico da parte do Leandro Quadros, quando eu disse que essa era uma evidência que Ellen White comungava (Fé!!!) e convívia com antitrinitarianos, ele me acusar de 'preconceituoso e que eu fazia acepção de pessoas e que isso não era cristã’!


“Uai”... mas, agora quem é que disse que quem  não crê na Trindade pode até se perder eternamente!?!


O ensino da verdade no início da ‘Igreja Remanescente’ tinha orientações que condenavam as pessoas, conforme observamos no vídeo do Leandro ao responder se textos bíblicos foram adulterados. Talvez Quadros tenha pensado apenas em Ricardo Nicrota, que a bem da verdade só voltou a ser um adventista pioneiro!


De qualquer forma, o assunto é tão claro e simples, conforme defendeu Leandro Quadros, mas não foi percebido pelos "restauradores da verdade". Parece que quando o tempo que era para se descobrir a verdade chegou, após 1844, levou primeiro os adventistas ao lamaçal herege, para depois de décadas de entraves internos, cismas, e etc. voltar ao que o Cristianismo sempre pregou e ensinou.


Nosso irmão Clóvis, do Blog Cinco Solas, postou um comentário ontem no site na Mira da Verdade apresentando algumas perguntas ao que Leandro Quadros tentou responder sobre esse passado negro do adventismo. Vamos ver quanto tempo passará, e o que o Leandro responderá.

Veja o comentário:


"Caro Prof. Leandro,
Como fui citado no seu artigo, pela menção ao Cinco Solas, permita-me algumas considerações, que espero as publique, se não por dever cristão, pelo menos por honestidade intelectual. Permita-me dirigir-me chamando-o de você, o que é normal entre amigos.

1. Você diz que sou "por demais tendencioso", haja vista eu ter escrito que "se alguém dissesse 'todos os pioneiros' [são anti-trinitarianos] não erraria muito". O que eu escrevi está errado? Diga-me você mesmo. Aliás, já disse, quando escreveu "o fato de a maioria dos principais escritores serem antitrinitarianos naquela época não indica que aquele era o posicionamento da igreja...". Qual a diferença entre "a maioria" e "quase todos"?

2. Com relação ao uso fontes secundárias e uso tendencioso de fontes primárias. Se algum dos seus leitores se der ao trabalho de ler meus três artigos sobre o arianismo dos pioneiros, verá que todas as citações que fiz foi de autores adventistas. Vou um pouco além, usem o sistema de busca do Cinco Solas e me mostrem qualquer afirmação que fiz sobre o adventismo que tenha se baseado em escritos de seus críticos e não em fontes adventistas. Apontem-me e terei o máximo prazer em publicar com destaque uma errata.

3. E se você faz tanta questão do uso de fontes primárias, porque ainda não me deu as referências para eu localizar onde o Dr. G. C. Berkower desafiou "a igreja Presbiteriana a abandonar o Calvinismo"? Você escreveu "leia o livro "Divine Election" do Dr. G. C. Berkouwer - umas das maiores autoridades teológicas que já existiram nesse mundo. Ele foi presbiteriano e em tal livro desafiou (e o fez várias vezes em sala de aula) a igreja Presbiteriana a abandonar o Calvinismo". Pois bem, desde que escreveu isso tenho lhe perguntado sobre a página em que ele fez tal desafio. Insisto porque pode ser que eu tenha sido enganado e o exemplar que eu tenho em casa veio com páginas faltando.

Agora, sobre o arianismo dos pioneiros adventistas, aceito debater o assunto com você, utilizando apenas de fontes primárias e de autores adventistas. Desde que você assuma o compromisso de publicar, na íntegra, todos os meus comentários. Tenho condições suficientes de provar, a partir de escritos dos pioneiros adventistas, que "se alguém dissesse 'todos' os pioneiros adventistas eram anti-trinitarianos não erraria muito". Você tem condições de provar o contrário?

Em Cristo"

15 comentários:

  1. Luciano,

    Tenho para mim que se houver alguma resposta do Leandro será a reiteração de que Ellen White disse em algum lugar que em Cristo há vida original, não emprestada, não derivada.

    Mas enfim, é pegar um banquinho e esperar para ver.

    Em Cristo,

    ResponderExcluir
  2. O que Leandro Quadros escreveu sobre o assunto, é bem fraquinho, mas tentou limpar alguma coisa...:

    http://emdefesadoespiritosanto.blogspot.com.br/2011/01/por-que-os-pioneiros-adventistas-eram.html

    Deu até pena de ler...

    ResponderExcluir
  3. Além disso, aqui:http://emdefesadoespiritosanto.blogspot.com.br/2011/01/doutrina-da-trindade-e-de-origem.html

    ele diz contra o que a maioria dos pioneiros sempre disseram!!!

    Meu Deus! Leandro Quadros terá grandes problemas... teremos que postar sobre isso...(?) nem sei se devo...

    ResponderExcluir
  4. Desculpe amigo Luciano Sena, mas estais mesmo sendo preconceituoso, a ponto de creditar à pessoa de Ellen White responsabilidades que não eram dela.

    Fazer um pré julgamente de uma pessoa baseando-se tão somente nas pessoas com quem ela convive não é algo correto.

    Fato é que a Igreja Adventista do Sétimo tem a trindade como uma de suas doutrinas fundamentais. Portanto não vejo razões em vossas conjecturas, pois não há nada que indique que Ellen White tenha sido contra a trindade, muito pelo contrário.

    Israel também não se orgulha muito de suas origens, quando metade do povo foi destruído, onde praticaram a idolatria e a orgia aos pés do monte onde estava Deus em presença conversando com Moisés.

    Portanto se formos julgar os povos por suas companhias, origens e como eram antes de serem transformados por Deus, estaremos procurando algo que não existe e que seria um povo Santo, onde Deus não precisou fazer nenhum trabalho de melhoramento.

    Gostei de vossas observações no artigo sobre Silas Malafaia, não o desabonando nas demais coisas por cometer um erro de seguir pelo caminho da teologia da prosperidade. Por que então não procede da mesma forma com a pessoa de Ellen White?

    Cordialmente.

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo Sr Adventista, tudo bem?

    Não acho que estou sendo, assim como vcs não são quando discplina alguém por crença e comportamento errado.

    1. O livros Nisto Cremos diz que Ellen White foi coofundadora da IASD. Além disso, uma doutrina 'viva' da igreja adventista. Acha mesmo que ela não tinha responsabilidade?

    2. Não julguei ela pelos seus companheiros, marido, etc. Estou julgando o fato de serem esses antitrinitarianos , BLASFEMAVAM, e ela os tratava com normalidade.

    3. Então se a IASD é Trinitariana, os pioneiros estavam errados. Logo, como defender que eles eram os restauradores da verdade?

    4. Primeiro que Israel não tem semelhança com 'um grupo' religioso. O problema da comparação com Israel não é o foco. O fator comportamental não está em mira aqui. Israel tinha doutrina certa, e desobedecia, daí OS PROFETAS para corrigí-los. Quando vemos Ellen White repreendendo o antitrinatarismo de seus companheiros?

    5. Por último, acho que diante de Ellen White tenho mais problemas heréticos e históricos.

    Mas graças a Deus que vc é trinitariano. Me pergunto se vc fosse pioneiro, seria? Quem sabe, já que a IASD mudou, pode ser que um dia abandone tb 1844... afinal foi na mesma época!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio então que o amigo tem muito o que aprender com a pessoa de Ellen White, sobre o tratamento das pessoas que "blasfemam".

      O amigo está certo pois Ellen White as tratavam com todo o respeito que merecem. Mas daí a dizer que pelo fato de os respeitar Ellen White estaria cometendo o erro juntamente com os tais é uma grosseria de vossa parte.

      Além do quê, nenhuma igreja esteve livre da ameaça anti-trinitariana e o amigo sabe bem que a apostasia individual é um problema que atinge todas as religiões do mundo atual, portanto aconselho ao amigo que tenha cuidado ao acusar uma religião de ser herética, tomando por base alguma pessoa que tenha feito ou faça parte dela.

      Só para constar, pergunte a si mesmo se Israel era antitrinitariano? E hoje? releia então o que disse no ponto 4. No caso de Ellen White vemos justamente uma profeta corrigindo um povo. Claro que não encontramos livros dela julgando seus semelhantes, mas neles estão contidas várias instruções que exaltam o papel da trindade.

      Ao invés de perder tempo apontando todas as falhas, mostrou-se o que é correto. Daí se aceitariam ou não, seria de acordo com o livre harbítrio de cada um.

      Apenas como meio de informar o amigo, diante dos estudos da bíblia para se definir as doutrinas, em uma das discussões onde a questão da doutrina da trindade entrou em pauta, Ellen White deu um voto à favor da doutrina. Os que foram contrário então, apenas se recusaram a fazer parte da Igreja Adventista do Sétimo Dia que então se formou.

      (KNIGHT, George. Revista Ministério. As Mudanças do Adventismo. Edição única. Tatuí – SP, CPB, janeiro/fevereiro 1994. p. 15.).

      Lemos isto nas histórias daqueles que fizeram parte das reuniões mas se recusaram a aceitar todas as doutrinas ali estabelecidadas. Cada um teve a oportunidade de fazer sua escolha segundo o que cria.

      Veja o quanto vossos argumentos não possuem lógica. Se Ellen White fosse de fato anti-trinitariana, por que então não combateu tal doutrina ao lado das pessoas que lhe eram próximas? Para ela seria muito mais confortável acompanhar a posição de tais pessoas. Por que motivos então Ellen White decidiu por assumir a posição trinitariana?

      Atenciosamente.

      Excluir
  6. É Luciano parece que as suas idéias não correspondem aos fatos,
    está meia que distorcida! :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me explique melhor...

      Você se refere ao que está na postagemm em relação ao que Quadros disse, ou em relação aos pioneiros adventistas ea trindade?

      Você não foi muito claro...

      Abraços tudo de bom.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. A verdade é que a Ellen White renegou todo o conhecimento cristão que ganhou na Igreja Medotista para seguir às apostasias dos seus companheiros antitrinitarianos, tanto que ela enfatizou eles serem tidos por inspirados divinamente e dignos de confiança.

    Se ela acreditasse na trindade, não faria de forma omissa como escrevendo "divindade" de forma tão mitológica, pois nessa expressão, até o demônio é divindade, oportunidade em que ela deixou bem expresso, colocando o diabo ser a terceira pessoa.

    A IASD levou mais de 100 anos para finalmente rever os seus erros teológicos, aceitar a TRINDADE e após ter tido vergonha das suas gafes, resolveram fraudar em suas novas versões, o mais que possível, todas as mensagens da EGW, omitindo muitos textos contrários das suas paginas oficiais, numa tentativa de salvar a pele da sua "Jesabel".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E parece que o esforço constante é encontrar na palavras de White, algo, nem se for um 'cabelinho de rã', que possa ser indicado que pelo menos ela cria na Trindade.

      Mas é dito que o filho dela dizia que sua mãe não cria na Trindade...

      Complicado...

      Excluir
  9. Luciano você está todo enrolado nas suas argumentações... Estude mais...

    ResponderExcluir
  10. Religião 7, por favor, seja especifico: onde e como estou?

    Eu não tenho que defender Arianos (pioneiros adventistas) e ao mesmo tempo dizer que tais, os arianos, vão ser condenados... isso sim é 'estar' enrolado!

    ResponderExcluir
  11. Acho que as respostas as essas perguntas estão bem apresentadas nos mais de 90 artigos postados no site: www.adventistastrinitarianos.blogspot.com.br
    Creio que depois de ler os artigos ali, não restará dúvidas nenhuma. O site só tem postagens sobre a Trindade. Quem tiver dúvidas é só ir lá e estudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eleazar, já que são 90 artigos, seria bom indicar quais respondem e quais perguntas.

      Além disso há muita convicção em dizer que não haverá dúvidas... mas em relação a o que especificamente do assunto em tela?

      Grato.

      Excluir