quarta-feira, 17 de outubro de 2012

O Titã Leandro Quadros afirma: ‘Os autores INSPIRADOS erraram’!

A doutrina da inerrância da Escritura, é algo inerente ao ensino da infabilidade (Jo17.17). O entendimento atual é que as cópias possuem erros (ortográficos, inexatidões numéricas, etc). Mas não que os originais tivessem. Este último ponto, para os crentes fieis do Espírito Santo,  é um fato que nem se discute. Porém, como tratado em algumas postagens, o Adventismo nega a inerrância da Escritura.

Leandro Quadros afirma, como o fez Samuelle Bacchiocchi, que OS AUTORES INSPIRADOS, registraram erros. Em uma postagem em seu site , Leandro Quadros, perigosamente leva os adventistas apaixonados, ao esgoto diabólico do liberalismo teológico. Aquilo que o diabo vomitou contra Bíblia nos corredores da teologia liberal, agora é cardápio de Leandro Quadros e seus leitores.

Tentando resolver uma diferença numérica em dois relatos bíblicos, ele escreveu:

Não fica difícil concluirmos que a informação do texto de 2 Crônicas 22:2, que afirma ter Acazias a idade de 42 anos no começo do seu reinado, foi um lapso de memória do autor do livro, ou um erro do copista enquanto copiava o texto original . http://novotempo.com/namiradaverdade/2012/10/10/como-harmonizar-2-reis-826-com-2-cronicas-222/


Ele tenta salvar o conceito de inerrância bíblica dizendo que esse ‘fato’ não desabona a Bíblia de ser a Palavra de Deus – verdade autêntica, apesar de erros.


“a Bíblia tem dupla autoria: divina e humana. Por isso, é mais que natural existir nas Escrituras erros ortográficos, divergências numéricas, entre outras coisas, que em nada afetam a mensagem...” escreve o Titã Adventista.

Aos 8 minutos e 4 segundos de um vídeo ele afirma: “Mesmo Deus guiando mente do profeta para não errar, no aspecto doutrinário e moral, em aspectos ortográficos e lapsos de memória, é claro que o profeta errou.”   Diz que a Palavra de Deus é perfeita em seu contexto moral, ético e doutrinário. E afirma que não descarta a possibilidade do próprio autor ter errado no caso em mira! (veja aos 11 minutos e 32 segundos do vídeo).

O motivo dos adventistas ensinarem isso está nas palavras do Dr Samuelle Bacchiocchi:

“ 5 — Uma razão final para a rejeição da inerrância absoluta, no caso dos adventistas, são os ensinos de Ellen White, e o exemplo da produção de seus escritos. Ela claramente reconhece o papel humano na produção da Bíblia.” (http://adventismoemfoco.wordpress.com/2009/08/30/resumo-do-artigo-%E2%80%9Cinerrancia-biblica%E2%80%9D-de-dr-samuelle-bacchiocchi/) Já tratei disso aqui no Blog.


Ou seja, o Adventismo, para defender a lenda, o mito, chamado Ellen White, nega a inerrância bíblica defendida pelo protestantismo fiel, cristão e bíblico.

Afirmar que existem erros na Bíblia, por parte do autor inspirado, não afetaria a mensagem? Primeiro que limitações ortográficas, jamais alterariam uma mensagem. Porém, dependendo dos erros ortográficos, a mensagem pode ser alterada. Nenhuma doutrina é afeta em aceitar esse absurdo? Claro que é! A doutrina da inspiração. Se Deus preservou apenas as mensagens doutrinárias, por qual motivo não preservaria as demais informações? Sendo que essas mesmas informações Deus inspirou e ordenou que se registrassem como Sua Palavra?


Os autores do NT não tinham esse conceito diabólico que tem os Adventistas do Sétimo Dia (pelo menos os que pensam assim), E QUEM QUER QUE SEJA. Lembrando que em boa parte do início da Igreja a voz de Deus era as letras das Escrituras do Velho Testamento. Veja:

  • Exodo 9.13-15: Disse o SENHOR a Moisés: “Levante-se logo cedo, apresente-se ao faraó e diga-lhe que assim diz o SENHOR, o Deus dos hebreus: Deixe o meu povo ir para que me preste culto. Caso contrário, mandarei desta vez todas as minhas pragas contra você, contra os seus conselheiros e contra o seu povo, para que você saiba que em toda a terra não há ninguém como eu. Porque eu já poderia ter estendido a mão, ferindo você e o seu povo com uma praga que teria eliminado você da terra. Mas eu o mantive em pé exatamente com este propósito: mostrar-lhe o meu poder e fazer que o meu nome seja proclamado em toda a terra.

  • Romanos 9.17: Pois a Escritura diz ao faraó: “Eu o levantei exatamente com este propósito: mostrar em você o meu poder, e para que o meu nome seja proclamado em toda a terra”

Só por aí, já vemos um descompasso entre o conceito Apostólico sobre o VT e o que Leandro Quadros e a sua turma tem. Teria os apóstolos pelo menos esse conceito deturpador? O NT testemunha ao contrário. Jesus Cristo (não o Miguel Adventista que entrou num santíssimo em 22 de outubro de 1844), demonstra que as letras possuem autoridade das palavras, são virtualmente mesma coisa (Mt 4.4; 5.18).


Sobre os erros ‘inocentes’ que Leandro Quadros diz que existem, ele deixa de refletir de maneira cristã o seguinte:

1. A genealogia era garantia da semente messiânica.

2. Os números fazem parte da constituição nacional de Israel, em suas diversas áreas, que Deus abençoava.

3. Referências históricas, são o campo onde Deus agia em Israel.


Embora Leandro Quadros leu O Salmo 19.7, parecendo indicar que a perfeição é na Lei e não necessariamente na palavra escrita em forma humana, podemos rejeitar tranquilamente tal absurdo por saber que "Para sempre ó SENHOR, está firmada a tua palavra no céu." Salmo 119.90. Visto que sendo a Palavra de Deus "A Escritura não pode falhar" disso a Palavra Encarnada (Jo 10.35).


Para uma defensa da Escritura veja o que um crente salvo em Cristo escreveu AQUI . Quanto ao problema da diferença dos dois textos, foi um erro de transmissão. Veja a Declaração de Chicago http://www.monergismo.com/textos/credos/declaracao_chicago.htm

58 comentários:

  1. É muito simples o conceito de inerrância: a Bíblia não errou em nada. O que acontece em muitos casos é que nós como homens pecadores e falhos não temos a condição e em certos casos o próprio Deus é quem não nos deu esse conhecimento. Temos, como cristãos sinceros e bíblicos (isso entende-se quando não se faz parte de uma seita herética, é claro), a nossa função é de harmonizar os textos bíblicos, uma vez que o princípio de hermenêutica (interpretação do texto) sadio é de analogia da fé, onde um texto NUNCA, pode contrariar outro. Infelizmente o Sr. Leandro Quadros foi muito infeliz em sua afirmação que o autor inspirado errou, porque afirmar isso é afirmar que o próprio Espírito errou e a Bíblia de tabela estará errada. A Bíblia nunca erra em nada, mas isso só pode ser percebido por pessoas que entendem da Bíblia o que não é o caso de Leandro Quadros. Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conceitos não podem amputar fatos. Tais erros estão presentes na bíblia, percebível por critãos e também não cristãos.

      O escritor, mesmo inspirado, errou e devemos reconhecer, não há como "tapar o sol com a peneira", como cristãos devemos estar do lado da verdade.

      O que Leandro Quadro fez foi admitir que os erros não se dão apenas no campo da cópia (quando se copia porções da bíblia). nem tampouco apenas por inexatidão numérica.

      Leandro Quadro defendeu que no campo da inspiração a bíblia é perfeita, o erro se deu pela parte humana do escritor, pela sua memória. Notamos porém que estes erros se referem estritamente a dados e não afetam a mensagem bílica. A mensagem é sempre correta e os acontecimentos são relatados fielmente, graças ao Espírito Santo.

      É de bom tom que o cristão deixe de atribuir todo e qualquer erro meramente ao copista, por medo de que um lapso de memória de um escritor quanto à idade de uma pessoa na bíblia possa servir de motivo de dúvida quanto à confiabilidade bíblica.

      Inspiracionalmente a bíblia é perfeita e nunca se contradiz. Se os próprios escritores não fossem acometidos de simples lapços de memória, doutrinas como o livre arbitrio (inclusive ao escrever) e de que o homem é falho e imperfeito (inclusive ao escrever) estariam comprometidas.

      Tais erros de datação de responsabilidade do autor (não do copista) apenas fortalece a confiança nas escrituras. Eram homens falhos guiados pela mão do Espírito Santo.

      Não cometamos uma injustiça para com o copista que tratou tão árduamente e dedicadamente em copiar fielmente o que estava escrito nas escrituras, sem corrigir por si próprio, sem autorização do Espírito Santo, dados bíblicos inexatos.

      Isto nos dá confiaça de que a bíblia permanece, hoje, da mesma forma como foi escrita originalmente, inclusive com os pormenores que de forma alguma compromentem as mensagens bíblicas.

      Atenciosamente.

      Excluir
    2. Sr adventista, nem mesmo sei por onde começar, mas vamos lá... O Sr prefere atribuir os ditos erros aos autores inspirados que tinham o próprio Espírito Santo de Deus conduzindo-os na escrita e defender os copistas que possivelmente na maioria das vezes bem intensionados cometeram improbidades com o texto sagrado. Isso é uma sandice... Assumir que a Bíblia tem de ser harmonizada em alguns textos, mas em nenhum desses citados pelo Sr. é claro a não ser pela questão de datas, mas que mesmo assim a Palavra de Deus não está interessada em relatar todos os eventos históricos principalmente no AT (porque no NT nem mesmo problema de datas temos), uma vez Deus assim nem se prepocupou, mas estudando um pouco de história mundial se pode harmonizar e explicar todos os ditos erros que vc mencionou, embora só falou, mas até agora não vi nenhum relato de "erro". Para ser bem sincero o que penso que tanto o que o Leandro Quadros escreveu como o que o Sr escreveu tem um único propósito: buscar explicar os erros que a falsa profetiza de vocês Ellen White teve, porque uma vez que para vocês o que ela disse é bíblia e com certeza ela errou muito, vocês têm que falar que os próprios autores inspirados por Deus erraram. Essa é a grande questão, mas espero que um dia (e isso antes de vocês morrerem), vocês vejam que a Palavra de Deus é inerrante, inspirada e infalível e que Ellen White é que é a errada e que comete erros. Deus tenha misericórdia daqueles que falam mal e usam mal a Sua Palavra.

      Excluir
    3. Cristiano, as palavras do Sr Adventista revelam o que eu constantemente tenho dito aqui e avisado...
      O adventismo é seita, o adventismo é seita...

      Paremos com isso: de ouvir música evangélica desse povo. Paremos de olhar para os coerentemente adventistas (existe os que estão lá, mas não estão ligados ao 'espírito de profecia')e achar que são cristãos!

      Eles não são.

      Além disso, colocaram um 'Jesus' no céu em 1844, jogarão a culpa dos salvos no diabo, terão a marca da salvação em uma obra - o sábado, e tem a marca da igreja remanescente - Ellen White...

      Essa é a realidade.

      Excluir
    4. Veja o que diz o comentário adventistas sobre o assunto:

      "Entretanto, há outra possível explicação para essa aparente dificuldade bíblica. O Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, por exemplo, sugere que a frase hebreia “quarente e dois anos” em 2 Crônicas 22:2 não se refere, no original, à idade de Acazias quando subiu ao trono e sim ao número de anos da fundação da dinastia de Onri, sendo que Acazias era um “filho” no sentido de ser descendente daquela nobre dinastia. A importância do reinado e liderança de Onri se percebe em 2 Reis 8:26, 27, de modo que ele era o início daquela dinastia real.

      Portanto, de acordo com o Comentário Bíblico Adventista, 2 Reis 8:26 estaria se referindo à idade de Acazias (22 anos) quando subiu ao trono e, 2 Crônicas 22:2, ao número de anos da dinastia de Onri até Acazias, que envolveu um período de 42 anos."

      Como se vê, trata-se de apenas de um equívoco ao citar os anos da dinastia em que se encontrava a pessoa ao invés de sua idade."

      (http://novotempo.com/namiradaverdade/2012/10/10/como-harmonizar-2-reis-826-com-2-cronicas-222/)

      Quando se lê as afirmações e todas as afirmações dentro do cotexto, tudo se esclarece. Pessoalmente acredito que atribuir qualquer aparente discordância bíblica ao copista é uma forma de dar uma resposta rápida, sem investigar os fatos. Isto sim poderia compromenter a credibilidade bíblica.

      Porque poderiam dizer que o cristão atribui à copistas, toda e qualquer aparente contradição bíblica.

      Estamos lidando com a razão de nossa fé, por isto devemos investigar a fundo e não tão somente atribuir todo e qualquer aparente contradição à um erro de cópia.

      Atenciosamente.

      Excluir
  2. Graça e paz do SENHOR aos irmãos do blog...

    Irmão Cristiano: "A Bíblia nunca erra em nada" (?)

    Concordo que, OS AUTÓGRAFOS SAGRADOS ORIGINAIS estão totalmente intocáveis (se é que ainda existem), sem nenhuma alteração ou erro, seja ortográfico, histórico ou doutrinário. Entretanto, não podemos negar o fato que os manuscritos bíblicos que temos em mãos hoje, não sendo os AUTÓGRAFOS ORIGINAIS, contém VARIANTES TEXTUAIS, e isso não podemos negar. Os copistas não foram diretamente INSPIRADOS pelo Espírito Santo, logo, estavam sujeitos à pequenas falhas. Todavia, reconhecemos que tais VARIANTES não sendo de importância nevrálgica, não denigrem, em NADA, a confiança que devemos ter na Bíblia que temos atualmente. Mas, negar que a Bíblia atual contém pequenas variantes entre números e informações, é negar o óbvio. Se foi a isso que o irmão se referiu com a frase acima, concordo plenamente!

    Quanto à você, SR. ADVENTISTA: "O escritor, mesmo inspirado, errou e devemos reconhecer"

    Por favor, poderia me mandar por e-mail o AUTÓGRAFO SAGRADO ORIGINAL que você tem em casa para que eu verificasse a autenticidade dessa informação? Porque tanto Leandro quadros como você precisariam dele para validá-la, coisa que, creio eu, vocês não tem. Então, não diga asneiras e blasfêmias contra as Santas Escrituras. Ouça o que lhe diz o Espírito Santo: "A Lei do SENHOR é perfeita" (Sl: 19.4). Se é perfeita, é PERFEITA em todos os aspectos, não só doutrinários ou éticos. Ah! Esqueci, vocês só consideram PERFEITOS os dez mandamentos como LEI DO SENHOR e, claro, outras leis que agradam Ellen White, como as dietéticas e tudo o mais. Enquanto não abandonarem esse "falso" Espírito da Profecia, não poderão NUNCA ver a verdade.

    Que Deus nos abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou eu quem está atribuindo o erro ao copista? Seria mais coerente me pedir evidências sobre o engano da troca de idade, pelo tempo da dinastia, segundo o comentário adventista ao qual ddemonstrei.

      Posso portanto, lhe pedir o mesmo? Que me mandae o tal "AUTÓGRAFO SAGRADO ORIGINAL" para meu e-mail, para que eu possa ver se a afirmação de erro do copista procede?

      Atenciosamente.

      Excluir
    2. Sr. Adventista, Sim, você está atribuindo erro, não ao copista, mas, PIOR, ao ESCRITOR DIRETAMENTE INSPIRADO POR DEUS!!! Foi VOCÊ (não eu) que disse que o autor INSPIRADO errou (veja seus comentários). Quando se refere a INSPIRADO, você pressupõe uma FONTE. É a esta fonte que estou me referindo. Que os manuscritos atuais possuem variantes entre si, ISSO É ÓBVIO! Mas, não podemos pensar que os MANUSCRITOS ORIGINAIS possuem tais variantes, considerando que não temos mais acesso direto a eles. Logo, com que autoridade você e Leandro Quadros podem afirmar que os AUTORES INSPIRADOS erraram???

      Excluir
  3. Ah! Irmão Luciano, quanto as músicas adventistas, vou ter que discordar. O Espírito Santo nos ensina em Fp: 4.8 que nossa mente deve ser permeada por "... tudo o que for verdadeiro, respeitável, puro, amável, de boa fama...". Logo, se uma música Adventista (ou até secular) for aprovada pelas qualidades mencionadas acima, "seja isso o que ocupe o [nosso] pensamento". Te amo em Cristo... Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Irmão Cristiano, desculpe... agora que vi que tinha outro comentário seu... desconsidere o que disse.

    ResponderExcluir
  5. Irmão Felipe, Ufa, por um momento achei que vc iria ficar ao lado dos hereges em detrimento dos irmãos da mesma fé, mas depois fiquei tranquilo. Quanto ao que o Luciano disse sobre a música creio que ele não se expressou direito, mas vou interpretar de modo mais sadio, uma vez que conheço a fé dele e também a forma de pensar. Creio que ele disse sobre o uso dessas músicas em nossas igrejas como em muitos casos são usadas para louvar a Deus e não como ouvir em nossas casas, ou em outros locais. Música de modo geral posso até considerar como graça comum, mas quando se fala em usar música de louvor a Deus somente músicas que falam sobre louvar a Deus e nada mais e também a orientação teológica e soteriológica (em relação a salvação), somente de pessoas que confessam Jesus como único e suficiente Salvador e Senhor e nada além disso. Louco a Deus pela sua vida, mas ultimamente vc anda meio impulsivo em suas ações. Mas posso estar errado em minha observação... Deus cuide de nós.

    ResponderExcluir
  6. Sr. Adventista não me esqueci do senhor, mas é que para somar esses dados tão insignificantes eu preciso de tempo, uma vez que isso com toda certeza pode ser harmonizado em relação a simples hermenêutica sadia, mas que isso só é possível aqueles que conhecem as Escrituras, daqui a alguns dias eu responderei a seu comentário...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Independente de opiniões sobre música, Deus ama, também, os adventistas e aceita nossos louvores.

      http://www.youtube.com/watch?v=0asoSg4wEaE

      Aguardarei vossa resposta, será bem vinda.

      Atenciosamente.

      Excluir
  7. É, esse blogsport só da audiência quando se trata de Adventismo.

    ResponderExcluir
  8. Sétimo Dia, tudo bem?

    Audiência - passiva ou ativa?:

    Reconheço que as postagens sobre os adventistas são bem visitadas, mas não que outras não sejam tão visitadas. A diferença é que vcs tem interesse em defender a fé, ao passo que outras nem sempre possuem seguidores com tal estilo.

    Os Testemunhas de Jeová, e os Mórmons, são impedidos de participarem desse tipo de debate.

    O motivo deve ser esse. Em pouco tempo a postagem sobre o Valdemiro está em segundo lugar, desde quando foi postada, mas veja a quantia de comentários! E isso é o que acontece em muitos blogs.

    Caso não queira me 'dar mais audiência', agradeço suas visitas, mas se continuar eu te agradeço. Meu interesse primordial é que vc deixe essa seita.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Luciano Sena

      Eu vou bem sim, graças ao meu Grande Deus e Salvador Jesus Cristo.

      EU creio que audiência seja ativa.Eu queria lhe fazer uma pergunta:Você é Imortalista? ou crer na Mortalidade da Alma?

      Excluir
    2. Sétimo Dia, [espero que sua crença em Cristo seja suficiênte de desvinculá-lo de 1884, Ellen White e salvação escatológica em torno do sábado, bem como da negação da inerrância bíblica.]

      Que bom que me perguntou algo. Creio na imortalidade da "alma" ou "espírito", creio que são sinônimos da parte imaterial do homem que sobrevive após a morte. Porém, não são termos exclusivos para essa 'parte'.

      Além disso, não creio que quem não creio nisso está perdido, embora esteja equivocado.

      Por que?

      Abraços

      Excluir
    3. Luciano Sena,

      Vou lhe fazer a mesma pergunta que fiz para o CACP em relação ao perdido.Só que eles me deram o uma resposta já feita e, não tinha nada a vê com o texto que eu usei.Eles não me explicaram o texto mencionado.

      O pecado será eterno?

      Você mesmo sem querer dizer que não será eterno,vai ter que dizer que será eterno.por que? Resposta: como harmonizar a crença de vocês que o ímpio viverá eternamente sofrendo no inferno se o texto de

      Hebreus 9:26 que diz o seguinte:

      "Se assim fosse, Cristo precisaria sofrer muitas vezes, desde o começo do mundo. Mas agora Ele apareceu uma vez por todas no fim dos tempos, para ANIQUILAR o pecado mediante o sacrifício de si mesmo".

      Se o perdido vai viver eternamente sofrendo no inferno, o pecado vai continuar existindo.

      O pecado vai continuar existindo? De acordo com texto Hebreus?

      E qual o significado da palavra ANIQUILAR ?

      Na minha opinião significa acabar,destruir etc.

      Só mais um texto:

      "Se continuarmos a pecar deliberadamente depois que recebemos o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados, mas tão-somente uma terrível expectativa de juízo e de fogo intenso que CONSUMIRÁ os INIMIGOS de Deus".Hebreus 10:26-28.

      São esses os dois simples textos que eles[CACP] não me explicaram.

      Sim,e como você prova que a "alma" ou "espírito" são parte imaterial do homem que sobrevive após a morte?

      Atenciosamente Sétimo Dia.

      Excluir
    4. Sétimo Dia, pelo que noto, vc está confundindo algumas coisas:

      1. Quem disse que o pecado existirá eternamente por causa do pecador? Vc parece que quer que eu diga isso.

      E mesmo que eu tivesse dito, o texto de Hb 9.26 não está dizendo nada do assunto que vc perguntou. Leu o contexto? veja 23 ao 28, o que está sendo tratado é se a morte de Cristo foi suficiente para aniquilar os pecados, de muitos, isto é; dos que creem. Ou se ele deveria morrer várias vezes. Note bem o v. 28, pode te ajudar a deixar de usar esse texto para tal argumento.

      2. O que eu tenho da Bíblia é que a punição e a alma serão eternos, mas não tenho da Bíblia que o pecado continuará como tal. No inferno continuarão a pecar? A Bíblia não diz que vão. O que temos revelado é que haverá choro e sofrimento no inerno, não prática do pecado.

      Um ladrão que está em uma cadeia (nas que são eficientes)está sendo punido pelo roubo, ele como ladrão continua, mas 'o roubo'- no caso dele- eliminado.

      Excluir
    5. Caro Luciano Sena,

      Existe base para o Aniquilacionismo na Bíblia ?

      Excluir
    6. "No inferno continuarão a pecar?"

      Pode Haver blasfêmia no inferno?

      Pensamentos Impuros?

      Excluir
    7. Sétimo Dia, te respondereri na postagem "Em resumo o que é o inferno?"

      Excluir
    8. Palavra no Hebraico Sheol é muito frequentemente traduzido por "sepultura". Tanto bons maus vão para lá. "Que homem há, que viva e não veja a morte? Ou que livre a sua alma das garras do sepulcro [sheol]? Sal. 89:48. O piedoso Jó disse:" Eu aguardo já a sepultura [sheol] por minha casa."Jó 17:13. Escreveu o salmista:"Os perversos serão lançados no inferno [sheol]".Sal.9:17

      No novo Testamento,palavra "inferno" é traduzidas de três palavras gregas:tartaros, hades e geena. As referências onde a palavra "inferno" aparecem são: (1)tartaros, 2Pedro.2:27;(2)hades, Mat.11:23; 16:18; Luc.10:15; 16:23; Atos.2:27,31; Apoc.1:18, 6:8;20:13 e 14;(3)geena,Mat.5:22,29 e 30; 10:28 18:19; 23:15 e 33; Mar. 9:43,45 e 47; Luc. 12:5; Tia. 3:6. "Inferno" é traduzido:

      Depois dou o significado das três palavras descritas no novo Testamento.

      Excluir
    9. Sétimo Dia, por favor, nesta página:

      http://mcapologetico.blogspot.com.br/2012/05/em-resumo-o-que-e-o-inferno.html

      Obrigado...

      Excluir
  9. SR Adventista, como é triste ver o diabo te usar!

    Nem nisso vc está disposto em ir contra o Leandro?

    ResponderExcluir
  10. Quanto à questão das músicas, vou discordar de você também! As músicas litúrgicas devem visar a glória de Deus e a edificação da igreja no culto. Se é assim, por que não posso utilizar uma música como "Getsêmani", de Leonardo Gonçalves, no culto? Reconheço que, TODA MÚSICA LITÚRGICA (De cunho adventista ou não) deve ser averiguada à luz das Escrituras para ser utilizada numa celebração tão solene. Sendo assim, por que não utilizar-me da "Graça comum" como irmão mencionou para cultuar o próprio SENHOR da graça? Lembrando sempre da ordem do salmista: "Todo ser que respira LOUVE ao SENHOR!" (salmo 150.6).

    Embora nem todos os seres obedeçam tal mandamento, não posso negligenciar àqueles que o fazem com tanta maestria, ainda que não possuam conhecimento suficiente para serem salvos. Espero ter sido compreendido pelo irmão. Te amo em Cristo...

    ResponderExcluir
  11. Me preocupa o fato de usar em nossos cultos tais músicas... Quando eles lovam a Cristo, pensam nele como? Entronizado no santissimo em 1844? Quando falam dos mandamentos(o sábado), pensam num selo salvifico no final dos tempos? Quando falam de perdão, reflete o ensino que no futuro serão os pecado lançado sobre o diabo?

    Me preocupa isso...mas se não te preocupa, tuas justificativas são interessantes. Não alongarei mais esse assunto.

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. [O COMENTÁRIO EXCLUÍDO ACIMA FOI REESCRITO]

    Graça e paz do SENHOR aos irmãos do blog...

    Irmão Cristiano, desculpe ter me "impulsionado" a respondê-lo sem averiguar todos os comentários. Aliás, devo me vigiar constantemente sobre essa questão.

    Entretanto, não pude deixar de perceber também que já é a segunda vez que o irmão compara meus argumentos ao dos hereges. Então, deixe-me explicar: Eu e o Luciano nos amamos como irmãos e, por isso, os argumentos usados contra ele no outro artigo, embora os tenha considerado propícios, foram utilizados com linguagem grosseira e impetuosa. Já me desculpei com o referido irmão sobre aquela questão. Agora, com todo o respeito, desde que você me conhece, sabe que , não importa quem seja (Herege ou irmão em Cristo), se perceber que os argumentos usados são contrários as SANTAS ESCRITURAS, vou me empenhar em refutá-los. Não estou entendendo o por quê da surpresa? Não disse estar do lado dos adventistas neste artigo... só dei meu parecer de acordo com aquilo que julgo ser o certo e verdadeiro. Não compreendi o incômodo do irmão, mas espero que estas palavras o deixem mais tranquilo. Deus nos abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixe eu te perguntar uma coisa: suponhamos que exista uma música de um satanista que exalte as grandezas do deus dele e que você ache uma maravilha a letra e linda de ser cantada, mas você sabe que é de um satanista, você colocaria no culto de sua igreja sem problemas nenhum? Porque no culto em que eu congregasse essa música não tocaria de forma nenhuma, mesmo a letra podendo ser "adaptada" para o meu Deus.

      Excluir
    2. Meu irmão, com todo respeito: OLHE A SUA COMPARAÇÃO ABSURDA!!! Depois o irmão fala que eu sou "extremista"... As músicas dos adventistas não são cantadas para Satanás, pelo menos, não conscientemente... agora, deixe-me devolver a pergunta: SUPONHAMOS QUE UM CRISTÃO REFORMADO, satanista disfarçado, CRIASSE UMA MÚSICA CRISTÃ "SUBLIMINAR" PARA O DIABO... mas, você não sabe, só por isso, se usar essa música na igreja que pastoreia (mesmo verificando procedência bíblica) estaria pecando??? Suponhamos ainda que você cantou essa música por DEZ ANOS na sua igreja e, de fato, VOCÊ E SUA CONGREGAÇÃO CANTARAM PARA DEUS (E a música não tinha heresia alguma)... pararia de cantar depois de descobrir que O TAL CRISTÃO ERA SATANISTA DISFARÇADO??? Ah! Faça-me o favor meu irmão... sua linha de pensamento é espúria e sem sentido. Repito o que disse ao irmão Luciano: Se for assim, não podemos cantar NENHUMA MÚSICA CRISTÃ em nossas igrejas, a não ser os salmos, já que NUNCA julgaremos as intenções de cada compositor moderno (uns fazem só para ganhar dinheiro, outros para aparecer... e como vamos descobrir o que estão pensando?).

      Outro exemplo são os livros: Philip Yancey assumiu seu liberalismo e rejeita a suficiência das ESCRITURAS hoje em Dia... quer dizer então que não posso usar nenhum dos livros que ele escreveu BIBLICAMENTE na EBD porque ele DESCOBRI AGORA que não acreditava em nada do que disse??? Não foi isso que Jesus ensinou: "Por isso vocês devem obedecer e seguir tudo o que eles dizem. Porém não imitem as suas ações, pois eles não fazem o que ensinam.” (Mateus 23:3 BLH)

      Lamento, mas ainda fico com as Escrituras! Deus nos abençoe!

      Excluir
  13. OOO irmão Luciano, por favor, não me interprete mal...

    Não disse que não me incomodo com os conceitos doutrinariamente errôneos dos adventistas, mas apenas que, se, À LUZ DAS ESCRITURAS, as canções deles não tem heresia alguma, por que não utilizá-las?

    O irmão está confundido ADORAÇÃO com utilização de músicas para ADORAR. Ou seja, será que TODO músico cristão ao compor, mesmo os de denominação reformada, está realmente pensando em glorificar à Deus? Nunca conseguiremos julgar as intenções de cada ser humano, mas podemos avaliar o que escrevem ou compõem. Se uma música é biblicamente aprovada, por que não utilizá-la? Se eles ADORAM com intenção errada, o problema é deles... mas posso utilizar o que fizeram de certo com A INTENÇÃO certa. Não é isso que significa influenciar a cultura: utilizar elementos dela, sem necessariamente agira da mesma forma, mas transformando-a para a glória de Deus? Penso que foi isso que Cristo nos queria ensinar: "Por isso vocês devem obedecer e seguir tudo o que eles dizem [FARISEUS]. Porém não imitem as suas ações, pois eles não fazem o que ensinam.” (Mateus 23:3 BLH)

    Eu posso utilizar o ENSINO e não, necessariamente, concordar com a aplicação deturpada dele. O irmão até poderia escrever um artigo sobre isso. Penso que seria interessante para esclarecimento de idéias: EXISTEM NAS SEITAS ELEMENTOS QUE PODEMOS NOS UTILIZAR? Você poderia, inclusive, abordar sobre o esquema de VISITAÇÃO das testemunhas de Jeová.

    Que Deus nos abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não tenho preconceito de ouvir músicas de outras denominações. Também sou da opinião de que não havendo na letra algo que considero duvidoso, ouço a música com muito prazer:

      http://novamenteadventistas.blogspot.com.br/2012/09/meu-respirar-ministerio-vineyard-e.html

      Atenciosamente.

      Excluir
    2. Sr. adventista a ideia aqui não tem ligação com preconceito, tem haver com adoração. Eu ouço músicas ditas como seculares e nem vejo problema nisso (é claro que tudo tem limite e somente aquelas que acrescentam algo a minha vida e principalmente não desonram a Deus). O fato que estamos discutindo é um momento de culto e não no dia a dia. Eu não concordo com músicas de hereges em meu culto a Deus, esse é o ponto. Veja bem quando falo de hereges nem mesmo creio que estou sendo desrespeitoso, uma vez que uso uma linguagem bíblica para falar daqueles que deturpam a Palavra de Deus.

      Excluir
    3. Novamente, o irmão confunde ADORAÇÃO com INTENÇÃO DO ADORADOR... Nem todos os compositores compõem com INTENÇÃO de adorar a Deus, mas, se suas músicas são BIBLICAMENTE aprovadas, onde a Bíblia condena que não posso usá-las?

      Certa vez, fui a um seminário de música onde o preletor afirmou que muitos salmos tiveram suas melodias inspiradas em canções seculares israelitas (não feitas diretamente para Deus)... o salmo 22, foi um exemplo citado por ele. Resta a saber se a informação procede ou não.

      Todavia, a pergunta permanece: A BÍBLIA PROÍBE UTILIZARMOS QUALQUER RECURSO SECULAR NA ADORAÇÃO À DEUS? Pelo que eu saiba, vários ritmos que escutamos hoje em nossas igrejas tiveram sua origem em meio secular, como o Rock, por exemplo.

      Excluir
  14. KKKKK

    Minha gente! Que fascínio os autores desse blog tem com a igreja Adventista, Ellen White e Leandro Quadros!

    Eu até pensaria em levar a sério os escritos aqui, mas, são uma série de insultos e acusações sem o mínimo de fundamento ou edificação. Procurei no site de " Na mira da verdade" e, em momento algum, vi Leandro Quadros baixar o nível. Como esperam que alguém com o mínimo de discernimento leve a sério esse ministério de desocupados, vulgo "MCA"?
    Respeito com os irmãos de outras denominações passa longe daqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando me falavam as coisas antes de eu entender a Verdade (e essa somente é Cristo, veja bem, SOMENTE!!), eu falava assim também achando que aqueles que falavam do amor único em Cristo, mas agora que entendo a Verdade não penso mais assim. Espero em Cristo que um dia você possa vir aqui mesmo nesse blog e contar o seu testemunho de conversão e ser uma colaboradora contra os hereges e deturpadores da Palavra de Deus. Vou te dar uma dica. Leia apenas a Carta de Paulo aos Gálatas do início ao fim pensando se a doutrina adventista sobrevive, mas antes ore a Deus pedindo que dê a você discernimento do Espírito Santo. Espero que faça isso. E esse é um conselho em amor...

      Excluir
  15. Olha, se vc não quer tratar das questões apresentadas, entendo seu desbafo. Um dia eu tb só falava assim, e não investigava as críticas.

    Seria bom fazer isso...

    Mas se não quer, por favor, não reduza outros com a sua medida.

    ResponderExcluir
  16. Uma das lições desse ano da escola sabatina foi justamente sobre carta de Paulo aos gálatas.

    Sobre as "questões apresentadas"...É por opnião de pessoas que pensam como o autor desse artigo, que cristão hoje em dia é taxado de burro, aliendado e ignorante. Os autores da Biblía estava sim inspirado por Deus, mas, isso não os tornam isento de erros pequenos que NÃO mudam o sentido original da mensagem.

    Em tempo, crítica é diferente de acusar sem motivo e fundamento. Que eu bem lembre, os dons do espírito santo são amor, amabilidade, mansidão, domínio próprio(gálatas5-22)... Isso ta passando bem longe dos comentários recheados de deboche e ironia a respeito do "titã" Leandro Quadros e da Senhora White, que nem se defender pode.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Quando re feri a ler Gálatas eu queria que vc falasse sobre o verso 6 a 9, como vc entende esse texto a luz dos escritos de Ellen White?

      Excluir
  17. Suas palavras não demonstram preocupação pela verdade de Deus, mas paixão pelo adventismo.

    Além disso, disse:"É por opnião de pessoas que pensam como o autor desse artigo, que cristão hoje em dia é taxado de burro, aliendado e ignorante. Os autores da Biblía estava sim inspirado por Deus, mas, isso não os tornam isento de erros pequenos que NÃO mudam o sentido original da mensagem."

    1. Olha, pouca coisa vc deve saber sobre inerrância e sobre >>o tipo de pessoas que a defende<<[na verdade todo o protestantismo fiel]. Procure pela Editora Vida um livro chamado: A Inerrância,(http://www.editoravida.com.br/loja/product_info.php?products_id=425) organizado por Norman Geisler.

    2. O cristão é taxado de burro por outros motivos também. Dizer que o mundo foi criado em seis dias é um deles, "Não é mesmo"? Ah, vc crê? cuidado que vão te chamar de burra por aí... não fique preocupada com o que o mundo fala dos cristãos, se não vc pode se dar mal.

    3. Titã é uma ironia[não deboche], que baseio na declaração do coadjuvante Tito, onde num programa 'todos na mira da verdade' chamou um grupo de adventistas, incluindo Leandro Quadros de 'titãs'. Quanto a Ellen White, acredito que ela seja tudo isso para vcs.

    E mais uma vez, procure saber sobre Inerrância Bíblica.

    Que Deus te conduza nas veredas da verdade (Salmo 119.105).

    ResponderExcluir
  18. Quem disse que eu sou Adventista? rs

    Ellen White pra mim é só mais uma boa escritora cristã, mas a minha favorita é a Stormie Ormartian. Não vejo sentido em meterem tanto o pau nela e nos livros, visto que o objetivo dos que eu li eram falar sobre Jesus ou a palavra de Deus.

    A partir do momento que você defende com unhas e dentes um argumento bíblico sem procurar ter nenhum embasamento científico, você está cometendo uma estupidez sim. Exemplo disso foi um pastor dizendo que os fósseis são coisa do demônio e que a terra era quadrada srsrssrs. Os grandes cientistas do passado eram criacionistas e existem teorias do desing inteligente com argumentos científicos, mas, estudar que é bom ninguém quer, né?

    Procurei tanto Leandro Quadros rebatendo suas postagens e faz tempo que ele não posta nada...Ta na hora de você deixá-lo em paz, né? Tua paixão pelo adventismo, acredite, é maior que a minha.

    ResponderExcluir
  19. Que bom... ue ótimo que para vc ela é apenas uma boa escritora - que nem isso ela foi, ela plagiou boa parte dos seus livros-. Infelizmente, os adventistas não a veem apenas como 'boa escritora'. Eles tem um conceito mistico em torno dessa senhora. Acho que vc deve saber disso.

    E é contra essa crença que eu faço duras, muitas bem duras mesmo, reconheço, críticas.

    Poreria explicar melhor, se quiser, isso que disse:"A partir do momento que você defende com unhas e dentes um argumento bíblico sem procurar ter nenhum embasamento científico, você está cometendo uma estupidez sim."

    ResponderExcluir
  20. Ótima escritora, acredito que ela tenha sim o dom profético. Não entendo por que é tão difícil respeitar isso, é tão comum em igrejas pentencostais os membros receberem revelação e "falarem em línguas" !!!! (Aspas não são ironia, é por eu realmente não acredito nisso)

    A única fonte para os Adventistas é a Bíblia, Ellen White e suas obras só instigam a estudar a luz maior, a Bíblia. Não existe conceito místico nenhum não. Estou afastada da igreja (por isso disse que não sou Adventista)e nunca vi ninguém colocar essa senhora a frente da fé em cristo.

    A respeito de minha frase, quis dizer que falar sobre a teoria criacionista(6 dias) com um ateu ou incrédulo e não buscar defender essa crença com bases científicas, é tolice.

    ResponderExcluir
  21. Ok. Seja exata nas informações... quando negou ser adventista, deu risadas e ainda disse:

    "Quem disse que eu sou Adventista? >> rs << Ellen White pra mim >> é só << mais uma boa escritora cristã, mas a minha favorita é a Stormie Ormartian."

    E agora diz sobre Ellen White:

    "Ótima escritora, acredito que ela tenha sim o dom profético."

    E

    "Estou afastada da igreja (por isso [?] disse que não sou Adventista)e nunca vi ninguém colocar essa senhora a frente da fé em cristo."

    Os comentários do blog são livres, só não tenho mais obrigação moral de te responder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que se trata de uma pessoa, não adventista, porém muito bem informada. Pelo que percebo, parece ser uma pessoa que gosta de ler e que sabe valoriza um bom livro.

      O amigo Luciano bem que poderia seguir o exemplo e começar a ler os livros doutrinários adventistas e os livros de Ellen White a quem tanto critica.

      Canright, Veltman e Ramik, os tais envolvidos na averiguação das acusações de plágio, acabaram se arrependendo e reconhecendo o dom profético de Ellen White, após investigar seus livros.

      Isto, quando não relatando expontâneamente que Ellen White os tocara profundamente e que suas vidas foram mudadas pelas palavras inspiradas de seus livros.

      Cordialmente.

      Excluir
  22. Sr Adventista, qual é o livro autorizado de doutrinas da atual erudição adventista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há vários livros de diversos autores, sobre os mais diversos assuntos, procure pelos livros da Casa Publicadora Brasileira.

      Recomendo-lhe os livros e as análises de Alberto Timm, que são mais ao gosto de quem gosta de vasculhar profundamente as doutrinas. Este tem o costume de fazer duras críticas ao próprio adventismo, mas é justo em suas observações.

      É um escritor reconhecido e bastante recomendado pela igreja.

      Mudando de assunto:

      http://www.youtube.com/watch?v=dOQfZqSNxiU

      Atenciosamente.

      Excluir
  23. Sr Adventita, livros autorizados não são qualquer um...ou são?

    Além do Nisto Cremos, quais são os outros? Questões de Doutrinas? Comentário Bíblico ASD?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros da Casa Publicadora Brasileira são autorizados. Há uma certa liberdade de ponto de vista em relação aos autores.

      Portanto são doutrinas adventistas sob pontos de vista e perspectivas dos autores de cada livro.

      Há esta liberdade na literatura adventista, portanto a IASD trabalha por recomendação.

      Aqueles livros recomendados, são os que melhor representam o ponto de vista oficial da igreja, ou que mesmo divergindo um pouco possuem um embasamento bastante sólido. Mas todos são livres para escolher seus livros e seus autores favoritos.

      Recomendei-lhe os livros de Alberto Timm, por ser bastante crítico e extremamente fundamentado, sendo um autor reconhecido pela igreja e com liberdade de se pronunciar sobre as crenças adventistas.

      Alberto Timm seria um grande adversário das doutrinas adventista se não fosse um aliado. Suas análises e críticas por serem, por vezes duras, mas muito bem fundamentadas, recebem autorização da igreja para publicação e divulgação.

      Por isto creio que tal autor seja mais ao gosto do amigo, porque o Nisto Cremos não trata de criticar ou questionar certos aspectos das doutrinas, mas tão somente manifestá-las.

      Atenciosamente.

      Excluir
  24. EXISTEM ERROS DE COPISTAS SIM MATEUS 27.9 DIZ QUE O PROFETA É JERRMIAS , O CERTO É ZACARIAS JA NO ARAMAICO DIZ ''ASSIM DISSE O PROFETA '' QUEM ERROU NESSE CASO O ESPIRITO SANTO? QUE SERIA UMA BLASFEMIA OU O COPISTA ? leia na sua biblia e bons estudos

    ResponderExcluir
  25. O erro do Leandro Quadros é mais grave do que pensei nessa questão,por que revela que ele é um pesquisador de 1,99.vou explicar,ele cometeu um erro gravíssimo,mas eu acredito que por ignorância ou preguiça de pesquisar. A septuaginta que é a versão mais antiga do antigo testamento por volta de 360 a.c, ela foi traduzida do hebraico para o grego, confirma que os dois versos estão em harmonia tanto em Reis como em Cronicas,22 anos.O problema foi o erro de transmissão do copista que acredito ser da vulgata latina,tradição católica,Já que lá está exatamente 42 anos.Só que nas bíblias em português por exemplo a versão almeida revista atualizada já corrigiu essa discrepância.Então o Leandro Quadros que se diz ''teologo''(ta mais para professor de curso bíblico de traçinho)ignora toda a pesqueisa e abre precedentes para dizer que teria ainda outros possíveis erros,isso se chama teologia liberal,triste por que tem muita gente vendo e crendo no enganoso programa na mira das inverdades!

    ResponderExcluir
  26. Senhor Eronides Morais,vc realmente pesquisou a fundo sobre Mateus 27.9?Vc está cometendo o mesmo erro do Titã Leandro Quadros,veja:

    Mateus 27.9,EXPLICAÇÃO:Foi dito por Jeremias...Na verdade,a declaração é uma paráfrase de Zc 11.12-13,Mas o Cânon hebraico era dividido em três seções,chamadas lei,escritos e profetas (cf.Lc 24.44).Jeremias aparecia primeiro na ordem dos livros proféticos de modo que ás vezes,os profetas eram citados coletivamente pelo seu nome,era uma tradiçao comum naquela época .

    ResponderExcluir
  27. Caro Heuring,

    Concordo contigo. O Prof. Leandro tem boa memória e isto é facilmente confundido com erudição. Mas as suas respostas mostram uma grande deficiência em metodologia de pesquisa. Além, é claro, do viés denominacional que o leva à seleção de dados.

    Lembro-me uma certa vez em que ele respondeu a um consulente que a o dízimo no AT era dado em animais e frutos da terra porque não havia dinheiro nessa época. Quando alguém o advertiu do "lapso de memória", ele teimou e não admitiu o erro. Isto até onde acompanhei o debate, pode ser que tenha admitido o erro posteriormente, embora em ache mais provável que tenha bloqueado os comentários do irmão que lhe advertiu.

    Em Cristo,

    ResponderExcluir
  28. Estimados cooperadores da verdade.
    Gostaria de saber objetivamente, qual a posição da sra. Ellen G. White sobre a INERRÂNCIA bíblica. Ela cria ou não na INERRÂNCIA ? ( livro e pagina )
    Qual a posição do professor Leandro Quadros e Samuelle Bacchiocchi ?
    Obs:1.Nosso questionamento é sobre a inerrância nos originais b´blicos, obviamente.
    2. Respostas, por favor objetivas, conforme Nosso Mestre nos ensinou. " Seja , porém, a tua palavra: Sim, sim; não,não. O que passar vem do maligno. Mt. 5.37
    Desde já agradeço.Em Cristo, Wilton

    Responder

    ResponderExcluir