quarta-feira, 29 de agosto de 2012

DEBATE: JUSTIFICATIVAS PARA O ATEÍSMO E PARA O TEÍSMO (Parte 3)


-->Nesta parte o Moderador resolveu intervir, mas fez isso com demasia, de modo que passou a debater com o ateu. Depois eu o adverti e ele passou a participar menos. Mas ainda teremos algumas intervenções longas como essa por aí...
                                       (quem quiser, que entenda essa imagem...)



INTERVENÇÃO DO MODERADOR
 Ateu, as perguntas não estão respondidas:
L =intenta-se dizer que a única razão que é apresentada pelos teístas é a esperança escatológica?

A=que a unica razão de que tera conforto e paz eterna ao lado do "senhor" e para ganha a...juda aqui nu "terra".
Você não respondeu sobre a matéria perguntada. Diz então que a única razão é conforto e paz eterna (esperança escatológica) e por barganha aqui na terra, é isso?

L= "Porque devemos fazer algo produtivo (e o que é algo ‘produtivo’? O que se quer dizer com isso?) para nossa vida? Pior ainda, dentro de uma perspectiva ateísta, porque fazer algo em prol do próximo? Porque se importar com esse mundo de uma forma geral?"
A= "que assim é mais produtivo. se acha melhor, usa para você mesmo!"
Não entendi sentido algum em sua resposta. Poderia expor de forma organizada como isso responde todas as perguntas?

Faltou falar na terceira pergunta em como você relaciona misticismo com o teísmo.

Respondendo essas perguntas, se não tiver mais objeções, a vez volta para o Lucio
.  
E Lucio, deve se conter, como estipulado em regras, a apenas um argumento central por vez. Aliás, essa fase de perguntas suas não são apresentação de um argumento central definido. Espero que, após Ateu esclarecer os pontos não respondidos (ou demonstrar que foram) você se contenha em UM argumento central da rodada, como o seu adversário solicitou comigo). [isso foi feito em particular, fora do debate]


ATEU
-->
Respondendo às perguntas (numerando pela ordem que o Moderador colocou):
1ª Não aceita que "terminou" aqui na terra, acaba tudo precisa acreditar que tem algo a mais, e tudo ali que ja citei. E não é a unica razão, como foi a sua pergunta!

2ª Estava falando que, ao invés de usar o tempo para adoração a algo que não exista, utilizalo para outras coisas que seria mais produtivo! (aí dei o exemplo de usá-lo ajudando alguém, ou para você) (onde está a dúvida??)

3ª "O místico procura a presença do Ser Supremo e Real" usa o ser "sagrado" como forma de respostas que não tem (exemplo um avião é um passaro gigante dos deuses ou um deus (pros indios que nunca viram o "homem branco").

MODERADOR

-->
Questões 1 e 3 esclarecidas. Questão 2 ainda pendente. Vou mostrar como:
L= "Porque devemos fazer algo produtivo (e o que é algo ‘produtivo’? O que se quer dizer com isso?) para nossa vida? Pior ainda, dentro de uma perspectiva at...eísta, porque fazer algo em prol do próximo? Porque se importar com esse mundo de uma forma geral?"
A= "que assim é mais produtivo. se acha melhor, usa para você mesmo!"
M= Não entendi sentido algum em sua resposta. Poderia expor de forma organizada como isso responde todas as perguntas? 
A=. "2ª Estava falando que, ao invés de usar o tempo para adoração a algo que não exista, utilizalo para outras coisas que seria mais produtivo! (aí dei o exemplo de usá-lo ajudando alguém, ou para você) (onde está a dúvida??)"
M= Não respondeu PORQUE deveríamos fazer algo de bom e produtivo, sendo que isso não tem um sentido absoluto. Se tudo vai acabar, se sua vida vai acabar, a perspectiva ateísta não pode assumir posições morais acerca do dever fazer algo. Então porque fazer algo de bom e produtivo? Faltou DEFINIR o que é algo "produtivo". Você NÃO fez isso. Então são muita dúvidas não respondidas. Não vejo como ficar mais claro que você não respondeu essa indagação até agora. Se persistir a dúvida, vamos discutir esse ponto por chat, pra não ficar enchendo a página e prejudicando o acompanhamento dos leitores que estão acompanhando o debate.

ATEU

-->
Pergunta: DEFINIR o que é algo "produtivo":

Resposta: Que produz; proveitoso. Quando você cria ou constrói algo que se orgulha, algo que para você vale a pena.

Pergunta: Então porque fazer algo de bom e produtivo?

Resposta: Tudo tem um final. Se só porque tem final que não há motivos pra fazer alguma coisa, então ninguém vai fazer nada. Eu é que pergunto: pra que não fazer só poque vai acabar? (isso é indício de depreção)... Quanto mais produtivo você é, mais glória tem por algo que fez; mais feliz você é (qualquer um que já fez, sabe a felicidade que é). Então me fala, porque não fazer algo produtivo?
 

Parte 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário