quinta-feira, 5 de julho de 2012

Predestinação de pessoas ou de ‘vagas’?


Já ouvi um pastor dizendo: 'A predestinação é para aqueles que permanecem no 'barco'. Enquanto estão nele, são predestinados para chegarem ao destino. Se sairem, não são mais predestinados'.
Porém, as Escrituras garante a chegada das pessoas, e não apenas a garantia do e no lugar! Veja:



Jo 6.37-39: Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim. E o que vem Amim, de modo nenhum o lançarei fora. Porque eu desci do céu não para fazer a minha própria vontade, e, sim, a vontade daquele que me enviou. E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia.


Jo 6.64,65: Contudo há descrentes entre vós. Pois Jesus sabia desde o princípio quais eram os que não criam e quem o havia de trair. E prosseguiu: por causa disto é que eu vos tenho dito: ninguém poderá vir a mim, se pelo Pai não lhe for concedido.


Jo 10.14-16, 27-29: Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas; e elas me conhecem a mim, assim como o Pai me conhece a mim e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las. Elas ouvirão a minha voz; então haverá um rebanho e um pastor. As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, eternamente, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.


Jo 13;18: Não falo a respeito de todos vós, pois eu conheço aqueles que escolhi; é, antes, para que se cumpra a Escritura: Aquele que come do meu pão, levantou contra mim seu calcanhar.


Jo 17.9: É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.


At 13.48: Os gentios, ouvindo isso, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor. E creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna.


Rm 8.29,30: Porquanto, aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou. E aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.


Rm 8.33: Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica.


Rm 9.14-22: Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum. Pois ele diz a Moisés: terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia, e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão. Assim, pois, não depende de quem quer, ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia. Porque a Escritura diz a Faraó: Para isto mesmo te levantei, para mostrar em ti o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra. Logo, tem ele misericórdia de quem quer, e também endurece a quem lhe apraz. Tu, porém, me dirás: de quem se queixa ele ainda? Pois quem jamais resistiu à sua vontade? Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus? Porventura pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim? Ou não em o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para a honra e outro para a desonra? Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira preparados para perdição?


Rm 9.22,23: Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira, preparados para a perdição, a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para a glória preparou de antemão?..


Rm 11.5,6: Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça. E se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça.


Ef 1.1: ...nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho de sua vontade...


Ef 1.4: ... assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele...


Ef 1.5: ...nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade...


Ef 2.10: Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.


2 Tm 1.9: ...que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça, que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos...


2 Ts 2.13, 14: Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus, por vós, irmãos amados pelo Senhor, por isso que Deus vos escolheu desde o princípio para salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade, para o que também vos chamou mediante o nosso evangelho, para alcançar a glória de nosso Senhor Jesus Cristo.

2 Pe 1.10: Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, assim não tropeçareis em tempo algum.


Reprovação: Jd 4: Pois, certos indivíduos se introduziram com dissimulação, os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus, e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo.

2 comentários:

  1. caro irmão, a predestinação ao que me parece esta bem amparada, mas o que o irmão aconselharia para um iniciante no tema, sobre a oração pra quem pensa que tudo esta pontuado para acontecer no tocante a salvação, edificação e condenação? como conciliar para aquele que não ve a necessidade de buscar em td tempo a Deus em oração pq ja esta td estabelecido pela soberania divina?
    bem ancioso pela resposta (mormente oração)
    grato

    ResponderExcluir
  2. Olha irmão, eu poderia te indicar um livro? Evangelização e Soberania. Esse será muito bom para vc, pelo que perguntou.

    Abraços

    ResponderExcluir