quarta-feira, 30 de maio de 2012

Evangelizando com As Cinco Doutrinas da Graça...


1º) Olá Lutero, a Bíblia afirma, e temos experiência própria, que somos pecadores, isso significa uma... Depravação Total (ou Incapacidade Total): Tem haver com a abrangência total do pecado no ser do homem. Deixando-nos incapazes de qualquer bem espiritual que nos capacite mover-nos em direção a Deus corretamente para sermos salvos. Não significa que por causa da influência recebida da família, sociedade, educação, etc. não tenhamos nenhum interesse em Deus (veja Rm 1.19; Tt 1.16). Não significa que todos os homens seriam maus quanto poderiam, porém, explica o porquê muitos são tão maus.




2º) Sabe o que Deus decidiu diante dessa situação? ELE mesmo escolheu, ou seja, é uma Eleição Incondicional: Isso diz respeito ao livre e soberano ato de Deus escolher quem quer que Ele deseje escolher. A razão de Deus escolher vários pecadores perdidos está Nele. Não tendo nada em nós que possa fazer com que Deus se sinta atraído, mas unicamente sua graça e misericórdia em Cristo Jesus (veja Ef 1.4,5,6). Não significa que Deus foi parcial pois, ele escolheu pecadores iguais sob a mesma condição. Os homens não eleitos são deixados no estado de pecado que eles mesmos têm anseio e necessidade de viverem assim.




3º) E Lutero, sabe como Deus efetua isso nós? Expressando sua Graça Irresistível (ou vocação eficaz): Todos os eleitos, e os não eleitos, são convidados a ouvirem o evangelho. O convite é aberto a todo aquele que crê. Mas apenas os eleitos o aceitarão honestamente (Mt 7.21). Para eles, em algum momento da vida (somente Deus o sabe), o convite do Evangelho se torna irresistível e eles se renderão, mais cedo ou mais tarde, aos pés do Senhor Jesus sob a poderosa influência do Espírito Santo, revivificando os que estão mortos para ouvirem o Evangelho no coração (veja At 13.48; 16.14). Não significa que o eleito aceitará a mensagem do Evangelho na primeira vez que ouvi-la (veja At 7.59,60;8.1 compare com At 8.4,5,15; Gl 1.15). Nem que o não eleito jamais se interessará pelas bênçãos Evangelho ( Mt 13.18-23).




4º) A única maneira de salvar os perdidos eleitos é com a Expiação Definitiva, ou Limitada: Cristo não morreu sem saber quem iria crer nele. Ele morreu para garantir a salvação dos que iriam crer, ou seja, dos eleitos. Cristo não morreu para garantir ‘vagas’. Ele contemplou pessoas, todos os que fariam parte da Igreja invisível (veja Rm 8.28-30; Gl 1.15 compare com 2.20). Isto não significa que sempre que os termos ‘mundo’,‘todo’ e/ou ‘todos’ apareceriam na Bíblia, precisariam serem identificados como eleitos (veja Jo 3.16-18; Rm 5.8,17,18; II Co 5.14,15).




5º) Então ele assegura isso ao realizar efetuar Preservação dos eleitos, ou Perseverança dos santos: Quando uma pessoa é verdadeiramente salva, justificada, regenerada, ela jamais cairá desse estado permanentemente (veja Jo 6.37; 10.27-29; Fp 1.6; II Ts 3.3; II Tm 1.12; Jd 24). Não significa que ela se entregará ao pecado por causa dessa garantia, aliás, essa atitude talvez seja indício de que ela ainda não nasceu de novo (Rm 8.5). Não significa que Deus não a estimule nem a ordene a viver em perseverança (I Ts 4.7,8; Hb 10.23, 26, 36-39).




Conclusão: Lutero, a Bíblia diz que se você render-se ao Senhorio de Cristo, externamente e internamente, e crer que Ele ressuscitou dentre os mortos, você será salvo (Rm 10.9-13). Não deixe de se confrontar com isso. Se entregue ao Senhor Jesus,continue conhecendo ele por buscá-lo, por meio da Bíblia e da oração.



2 comentários:

  1. Graça e paz!
    Estou visitando meus amados irmãos reformados e que fazem parte dos internautas cristãos e internautas calvinistas.
    Deixar meu incentivo para continuar esse belo trabalho que nós reformados fazemos, ou pelo menos tentamos fazer e que "não é vão no Senhor"!
    Estou seguindo seu site/blog.
    Visite o meu se tiver um tempinho também, basta clicar no meu nome e será direcionado.

    Um grande abraço Reformado e que Deus continue a te abençoar!
    Soli Deo Gloria!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, pessoal. Um grande abraço!

    ResponderExcluir