segunda-feira, 23 de abril de 2012

Ricardo Nicotra explica como O Pai e o Filho, são ‘Um’

“Deus, o Pai e seu Filho, Jesus Cristo, compartilham o mesmo espírito (pneuma), por esta razão o Pai e o Filho são um. “Eu e o Pai somos um.” - João 10:30. “Tudo quanto o Pai tem é meu...” - João 16:15. Jesus Cristo e o seu Pai são duas pessoas distintas, mas são um em espírito. Jamais lemos na Bíblia “eu, o Pai e o Espírito Santo somos um”. Reiteramos: O Pai e o Filho são um porque possuem o mesmo pneuma (espírito). Trata-se de uma unidade espiritual. O Espírito de Cristo está no Pai e o Espírito do Pai está no Filho: “Quem me vê a mim vê o Pai... Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim.” - João 14:9 e 11. Ora, é impossível aceitar que o Pai está no Filho e o Filho está no Pai de forma física. É claro que Cristo está dizendo que o Pai está espiritualmente no Filho e o Filho está espiritualmente no Pai. Da mesma forma podemos ser um com Deus e com Cristo se recebermos em nós o Espírito (pneuma) de Deus. Isso Jesus deixou bem claro em sua oração intercessória relatada em João 17: “A fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.” - João 17:21. 28 “EU E O PAI SOMOS UM” O plano de Deus é que sejamos um com Ele e com seu Filho. Não uma única pessoa sob o aspecto físico, mas uma unidade espiritual, ou seja, que tenhamos o mesmo Espírito (pneuma) de Deus e de Cristo, mesmo sendo pessoas diferentes.” (EPSU, p. 27, 28).

Não entendi nada... ou entendi?

Para Nicotra é possível Jesus e o Pai terem o mesmo espírito, mas não é possível terem a mesma Divindade?

Nicotra tenta dar novas explicações, mas não pode ser objetivo. O que reproduzi acima é um exemplo da confusão teológica que alguém pode entrar, quando a abandona a fé verdadeira!

Irei me concentrar na alusão que ele faz de Jo 10.30 com 17.21, 23, 26. Em ser o Pai um com o Filho e os cristãos unir-se a Eles. Respondo da seguinte maneira:

1º) Existe uma união que o Filho tem com o Pai, que jamais será usufruída pelos discípulos ou por anjos. A plenitude da Divindade (Cl 2.9).

2º) Existe uma união que o Filho tem com o Pai, que jamais será usufruída pelo Espírito Santo, a filiação eterna (Jo 1.18).

3º) Existe uma união que o Filho tem com o Pai, que É usufruída pelos discípulos, a união pactual, recebida por meio de Cristo, na regeneração do Espírito Santo; a adoção (Gl 4. 4, 5, 6).

4º) A Bíblia diz também que nós somos de Deus, em Cristo (1 Co 1. 30). Essa é uma união forense.


Ricardo Nicotra desconsiderou essas distinções, por isso confundiu Jo 10.30 com 17.21,23,26. Os contextos de ambos os textos estabelecem o sentido que deve ser atribuído, conforme pretendido pelo Senhor Jesus.

O Contexto de João 10. 30, deixa explicito a igualdade de Jesus com o Pai, tal como em Jo 5.18. Em João 17, a oração de Jesus pelos discípulos, deixa explícito a unidade intencionada. Como povo de Deus, família do Senhor.



11 comentários:

  1. PENSANDO NA IMAGEM DA TRINDADE.

    Luciano, vendo a imagem que você coloca na postagem eu fiquei a pensar um pouco e resolvi fazer umas perguntas a você para saber seu ponto de vista.

    Eu penso que você não concorda com uma imagem feita artisticamente para representar a Trindade e provavelmente colocou esta imagem apenas como um meio didático para abordar o assunto.

    Entretanto, penso que a maioria dos trinitários realmente tem uma imagem semelhante a esta [ em suas mentes ] quando se fala em Trindade ou em Deus, embora os evangélicos sejam contra uma representação artística em um quadro ou em escultura para representar Deus, mas, todavia repito que em suas mentes tem uma imagem semelhante a esta.

    No meu ponto de vista, creio que a maioria dos trinitários, incluindo os evangélicos, fazem uma imagem do Pai em suas mentes como um homem mais velho ( geralmente com cabelos e barba branca) e outra do Filho como um homem mais novo... sobre o Espírito Santo já não sei como a maioria dos trinitários fazem em suas mentes ...

    Talvez imaginam uma pomba, como na imagem...ou talvez simplesmente não imaginam a “pessoa” do E. Santo como imaginam a pessoa do Pai e do filho.

    Bom, o que me importa é saber sua opinião sincera e minha pergunta é:

    Vem uma imagem mais ou menos assim [ como esta da imagem da postagem] em sua mente quando você pensa em Deus??? Como você imagina Deus quando ora? Você crê que verás três pessoas distintas quando chegar ao céu?

    O que você pensa daquela narração do livro "O Apóstolo do Pés Sangrento" que eu já postei algumas vezes aqui no MCA onde Sadu vê apenas uma pessoa no céu?

    Grato.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Raimundo, não me vem imagem alguma. Penso como creio e creio como penso.

    Porém, Estevão viu no céu Jesus ao lado da Majestade (Deus Pai). João viu um cordeiro como que morto.... Não sei se veremos o Espírito Santo, além do que é representado como 7 espíritos (o ministétio sétuplo do Espírito).

    Quanto ao Sadu, não tenho o que falar...

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Hum... então você crê que verá duas pessoas distintas no céu O pai e o Filho... poderá ver o E. Santo [ ou não ]... poderá também ver 9 imagens se somar estas duas pessoas ( pai e Filho) com os 7 espíritos (o ministétio sétuplo do Espírito) é isso? Ou você descarta totalmente a possibilidade de ver 9 imagens, uma vez que o E. Santo é apenas uma pessoa.

    Eu tenho outras curiosidades sobre sua fé.
    A primeira é:

    Como você distingue a terceira pessoa da Trindade com a primeira pessoa, uma vez que Maria concebeu do E. Santo e não do Deus Pai ( Mateus 1:18 ) ficando evidente que o pai de Jesus é o E. Santo, pois quando uma mulher concebe de uma pessoa logicamente o pai da criança é a pessoa de quem a mulher concebeu.

    Além de que Mat. 1:20 diz que a criança foi gerada do E. Santo e não de Deus Pai. Ora, se a criança foi gerada do Espírito Santo, isso reforça ainda mais a idéia de que ele próprio é o Pai da criança, e se o E. Santo é o Pai, repito, como você distingue o E. Santo de Deus Pai nesse caso específico ? Ou teve Jesus dois pais, já que o E. Santo é uma pessoa e o Pai é outra?

    A segunda curiosidade é:

    Como você crê que verá duas pessoas no céu , pergunto, como você saberá quem é o Pai e quem é o filho uma vez que segundo Hebreus 1:3 diz que Jesus é e a expressa imagem da pessoa de Deus o Pai.?

    Nas traduções NVI e ARA diz: “...O filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser “.

    Então, sendo o filho a expressão EXATA do ser do Pai, fica evidente que você não verá uma pessoa mais velha e outra mais nova no céu, ou não verá duas pessoas com expressões[ ou imagens ] diferentes . Pelo contrário, se você for ver duas pessoas verá duas pessoas exatamente iguais, um é a expressão exata do ser do outro, então como você saberá diferenciar estas duas pessoas?

    A terceira curiosidade:

    Em Col. 1:15 diz que Jesus é A IMAGEM do Deus invisível, isto significa que não podemos ver Deus pois ele é invisível, mas Jesus é a sua imagem a Sua “ expressão exata” Heb 1:3. Entretanto, se você for ver duas pessoas no céu ... Jesus já não será mais A IMAGEM do Deus invisível , mas apenas uma das imagens de Deus, pois estará lá duas pessoas com duas imagens distintas concorda?

    E também neste caso Paulo estaria errado pois disse que Jesus é A IMAGEM do Deus invisível, enquanto que na verdade Jesus seria apenas uma das imagens de Deus, já que Deus é três pessoas distintas e tem mais de uma imagem, é isso mesmo?

    Quarta curiosidade:

    Você crê que Estevão viu duas pessoas distintas? Você crê que Estevão viu a Deus ? Se Estevão viu a Deus como fica S.João 1:18 [ e demais referencias ] que diz que Deus nunca foi visto por alguém?

    Quinta curiosidade:

    Luciano, em sua fala sobre batismos você disse que existem discrepâncias entre Mat. 28:19 e Atos 2:38 - 8;19 – 19:05 Etc. .

    O Catecismo Maior de Westminster diz:

    4. Como se demonstra que as Escrituras são a Palavra de Deus?
    “Demonstra-se que as Escrituras são a Palavra de Deus - pela majestade e pureza do seu conteúdo, pela harmonia de todas as suas partes, e pelo propósito do seu conjunto, que é dar toda a glória a Deus; pela sua luz e pelo poder que possuem para convencer e converter os pecadores e para edificar e confortar os crentes para a salvação. O Espírito de Deus, porém, dando testemunho, pelas Escrituras e juntamente com elas no coração do homem, é o único capaz de completamente persuadi-lo de que elas são realmente a Palavra de Deus.(...)”

    Eu pergunto... como você pode conciliar a Palavra de Deus tendo ela harmonia em todas as suas partes com discrepâncias? Pode haver discrepâncias em uma Palavra onde existe harmonia em todas as suas partes?

    Grato

    ResponderExcluir
  6. Raimundo, minha resposta é o credo Atanasiano.

    Mas depois posso trabalhar em torno dos detalhes de suas indagações.

    Quanto ao assunto da 'discrepância' e o CMW, "harmonia nas partes" não explica as diferenças em relatos nos evangelhos. Eu não vejo contradição no conteúdo (nas partes)do batismo em nome de Jesus e de Mt 28.18,19.

    ResponderExcluir
  7. DESPEDINDO DO AMIGO LUCIANO SENA.

    Luciano, este será meu último comentário no MCA.
    Agradeço sua paciência e a liberdade que tens me concedido para defender minha fé aqui neste Blog. Muito obrigado amigo!

    Eu queria ter falado sobre a volta de Elias... e as bases bíblicas para um profeta nos últimos dias, mas não deu...paciência!

    Temos opiniões totalmente diferentes como foram evidenciadas aqui neste Blog, entretanto, embora por caminhos diferentes temos em comum o desejo de buscar a mais pura verdade.

    Um forte abraço amigo!
    Deus te abençoe!
    raimundo.amaral@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Lamento e acho desnecessária tal atitude.

    O único que tem colocado defesa ao WMB é vc (outros, bem pouco). De qualquer forma perdemos muito... caso não deseje debates, pode postar seus comentários sem um cmpromisso de 'P&R'...

    Se está com dúvidas sobre WMB, melhor ainda!!!

    abraços

    ResponderExcluir
  9. tenho visto e ouvido pregações de todos os tipos nas mais distintas igrejas, mas sinceramente quando se aborda o tema trindade é triste de se ouvir da vontade de chorar, por ouvir tanta besteira, e pessoas se contradizendo a todo momento.
    primeiramente, se a trindade existi-se papai do céu não nos deixaria a ver navios, certamente teria feito algumas sitaçoes, mas como ela não existe nem se quer a palavra foi citada na bíblia, isto é na verdade uma ere zia criada por homens.
    na verdade temos a divindade das duas pessoas deus o pai e seu filho Jesus.
    Este é o mistério contido nas palavras de Jesus, em joão 17:13 a 26. Ele pede ao Pai para que os crentes, possam experimentar a plena unidade, uns com os outros, e com o próprio Deus, Jesus orou para que pudesemos entrar na comunhão perfeita que existe entre ele e o pai.
    joão 14:20 nos fala diretamente: Naquele dia compreenderão que estou em meu Pai vocês em Mim e Eu em vocês só. Não vê quem realmente não tem interesse, como também não quer ver.
    A bíblia inteira nos fala que o Espirito procede do Pai e de Jesus.
    Por esta razão devemos sim crer no Espirito Santo, que emana ou procede de Deus ou de Jesus.
    o trino é um deus criado pelo homem pois não tem como sustentar tal ere zia, é algo tão serio que chegam a torcer a gramatica de um idioma para dar explicações.

    ResponderExcluir
  10. Só falta o Nicotra dizer agora que o Verbo não era pre-existente:
    Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.
    E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, COMO NÓS somos um.
    (João 17:18,22 - ACF)
    Assim COMO tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.
    (João 17:18 - ACF)

    ResponderExcluir