segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Para a IPB: Se a IURD e IMPD são seitas e a Igreja do R. R. Soares?

Sabemos que a decisão do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana foi a favor de identificar a Igreja Universal e a Mundial do Poder de Deus como seitas. As razões, claras, estão no misticismo e o comércio da fé que essas seitas praticam. Mas uma coisa ficou no ar, vários presbiterianos estão se perguntando: A Igreja Internacional, também é seita?


Talvez três fatores podem ter contribuído para o assunto não ser tratado:


1) O Concílio não foi consultado sobre a igreja de R. R. Soares, mas a respeito das outras  ‘empresas da fé’ de Edir Macedo e Valdemiro Santiago. Esse é o motivo principal e o mais evidente.


2) As pregações de R. R. Soares estão livres do misticismo que vemos em suas igrejas. Tendo essa falta de uniformidade entre o que ele prega e as práticas espíritas-evangélicas de seus pastores espalhados no Brasil, vai  dificultar a conclusão.


3)  O fato de alguns Reverendos Presbiterianos ficarem passeando lá no programa ‘Vejam Só’, pode dar a impressão que a IPB teria alguma simpatia pela Igreja de R. R. Soares, dona da emissora. Ou isso poderia ter produzindo ‘um rabo preso’. 


O que fazer ao receber na IPB membros da Igreja da Graça? O Conselho local pode usar a decisão destinada a IURD e IMPD? Esse é um assunto que pode ser tratado dentro de suas limitações conciliares, mas o que vejo é que as igrejas de R. R. Soares  é a mesma dos concorrentes. O dono, R. R. Soares tem pregado de uma maneira mais branda, e parece que, pelo menos na TV,  ele não vai até onde anda seus pastores. Mas ele não faz nada para impedir. Eu já vi campanha da Igreja da Graça usando ‘sabonete milagroso’, ‘unção de bala para criança desobediente’ e ‘unção da fronha’.


Mas surge outro problema: Várias igrejas pentecostais estão seguindo para o mesmo caminho. O que irá sobrar nesse desvio coletivo da fé evangélica? Os pastores Presbiterianos (e os Calvinistas de tradição Batista) precisam firmar suas convicções bíblicas. Se apegarem fielmente aos Símbolos de Fé para uma unidade mais perceptível, bem como trabalhar pelas resoluções do Supremo Concílio. 


Um monte de pessoas está abandonando as empresas da fé dos Três Cavaleiros Templários da Prosperidade. Muitos não sabem, nem o que é salvação pela graça, nunca ouviram um ensino sobre a Trindade, batizaram para receber mais bênçãos, pagam o dízimo para serem salvos, tomam ceia para que o mal saiam de dentro si mesmos... como achar que estou diante de um cristão de fé e prática???

Nenhum comentário:

Postar um comentário