"Neste único Ser Divino Há três Pessoas ou
subsistências individuais, o Pai e o Filho e o Espírito Santo. Provam-no as várias passagens já citadas como válidas
para consubstanciar a doutrina da Trindade. Para indicar estas distinções da
Divindade, os escritores gregos geralmente empregavam o termo hypostasis, enquanto que os autores
latinos utilizavam o termo persona e,às
vezes, substancia. Como aquele
podia levar a mal-entendidos e este era ambíguo, os eruditos cunharam a palavra
subsistência. A variedade dos
termos empregados mostra que sempre se sentiu que são inadequados. Geralmente
se admite que a palavra “pessoa” é apenas uma expressão imperfeita da idéia. Na
linguagem comum ela designa um indivíduo racional e moral separado, dotado de
consciência própria, e consciente da sua identidade em meio a todas as
mudanças. A experiência ensina que onde temos uma pessoa, temos também uma
essência individual distinta. Toda pessoa é um indivíduo distinto e separado,
em quem a natureza é individualizada. Mas em Deus não há três indivíduos
justapostos e separados uns dos outros, mas somente auto-distinções pessoais
dentro da essência divina, que é não só genericamente, mas também numericamente,
uma só. Consequentemente, muitos preferiram falar de três hipóstases em Deus,
três diferentes modos, não de manifestação, como ensinava Sabélio, mas de
existência ou de subsistência."
Teologia Sistemática, p. 83
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