O Protestantismo fiel, sempre ensinou que a Bíblia ensina dois sacramentos. O Santo Batismo e a Santa Ceia. Visto que a palavra ‘sacramento’ tem sempre certa associação com as superstições Papistas, vários crentes, como é o caso dos Batistas e Pentecostais, preferem usar apenas ‘ordenança’.
E como toda seita gosta de ter marcas que lhes dão algum estereótipo peculiar, a seita adventista diz que Jesus deixou três sacramentos (ou como dizem eles também) ‘ordenanças’. Veja quais são:
“A Igreja é o instrumento de Deus para administrar as ordenanças do batismo – rito de entrada na Igreja [...] e da Ceia do Senhor e lava-pés [...]” (Nisto Cremos, pg 202).
“As ordenanças do Lava-pés e da Ceia do Senhor constituem o serviço da Comunhão. Portanto, Cristo instituiu essas duas ordenanças para nos assistir ao entrarmos em comunhão com Ele.” (Nisto Cremos, pg 267).
“A Ordenança do Lava-pés [...] Jesus instituiu a ordenança do Lava-pés. Ele não apenas deixou o exemplo como também insistiu em que deveríamos segui-lo [...] Essa ordenança, que precede a Ceia do Senhor” (Nisto Cremos, pg 267).
E caso alguém ache que o Nisto Cremos está apenas usando ‘ordenança’ como sinônimo de algum ato litúrgico, veja agora esses dois trechos: “Ao transformar essa cerimônia preparatória numa ordenança [...]” “O serviço do Lava-pés [...] Aqueles que desejam desfrutar de contínuo companheirismo com Cristo, devem participar da ordenança.” (Nisto Cremos, pg 268, 270).
Exatamente, o livro oficial de crenças adventistas diz que ‘lavar os pés uns dos outros’, como ato cerimonial, é uma ordenança, ou sacramento. Mas o que é ordenança para os adventistas? Deixemos o Nisto Cremos dizer: “Uma ordenança corresponde a um rito religioso simbólico estabelecido ou observado, o qual carrega consigo as verdades centrais do evangelho e que é de obrigação perpétua e universal.” (Nisto Cremos, pg 263).
Porém, a informação fica confusa quando notamos em outros trechos do livro:
“Duas grandes ordenanças beneficiam a fé cristã – Batismo e Ceia do Senhor.” (Nisto Cremos, pg 276).
“Cristo prescreveu duas ordenanças – o batismo e a Ceia do Senhor.” (Nisto Cremos, pg 263).
Bem confuso não é mesmo?
Pergunto aos Adventistas:
São duas ou três ordenanças? O Lava-pés é uma ordenança ‘menor’? Sendo menor do que o Batismo e Santa Ceia, ainda pode ser classificada como ordenança? É menor em que sentido?
Luciano,
ResponderExcluirCreio que os adventistas consideram o lava-pés e ceia uma só ordenança, ou melhor dizendo, a ceia com lava-pés.
De qualquer forma, é confusa a coisa.
Em Cristo,
Clóvis
Pensei na possibilidade, mas parece que está mais confuso ainda: "As ordenanças do Lava-pés e da Ceia do Senhor constituem o serviço da Comunhão. Portanto, Cristo instituiu >>essas duas<< ordenanças para nos assistir ao entrarmos em comunhão com Ele.” (Nisto Cremos, pg 267)."
ResponderExcluirMuito confuso, muito...
Mano, confuso? Eles não conseguem explicar sobre as vidas em outros planetas que eles afirmam que existem!! Oque seria explicar os sacramentos? Coisa de adventistas!!!
ResponderExcluirAbraço
Anderson Demolioner
Sola scriptura
Mas Anderson, o que seria mais complicado??? kkk
ResponderExcluirComo é o sacramento adventista ? ninguém consegue ser claro na explicação. Na igreja que eu frequento nos partilhamos a água e o pão em simbolismo ao corpo de Cristo.
ResponderExcluir