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quinta-feira, 21 de outubro de 2010
MILENISMO JUDICIAL - Uma 'nova' perspectiva sobre o Milênio de Ap 20.
O QUE É?
R: É uma crença que interpreta o milênio como parte do grande dia de juízo, o último dia. Aceita que a leitura de Apocalipse 20 é uma sequencia cronológica do capítulo 19. Acima de tudo é uma leitura simples desses dois capítulos.
É O MESMO QUE O PRÉ-MILENISMO?
R: Apenas no sentido que a volta de Cristo se dará antes desses mil anos. O Milenismo Judicial não compartilha da ideia pré-milenista histórica nem dispensacionalista no que diz respeito a natureza desse milênio. Nesse sentido seríamos um tipo de amilenismo, pois não cremos que tal período será um meio termo entre uma terra de pecado ainda, com o governo de Cristo.
SERÃO OS MIL ANOS, LITERAIS?
R: Não existe tal preocupação no Milenismo Judicial, pois os números de anos em Apocalipse representam 'tempo marcado', período garantido.
QUAL A NATUREZA DO MILÊNIO NESSA ÉPOCA?
R: Um tempo dentro do dia do Juízo destinado aos santos, para reinar julgando (Mt 19.28). Não existe outro aspecto apresentado na Escritura sobre esse tempo.
COMO O DIA DO JUÍZO SE RELACIONA COM ESSA INTERPRETAÇÃO?
R: Pensamos que o Dia do Juízo inicia-se com a volta de Cristo (Mt 25. 31,32). Ao observarmos Ap 19.11 até 20.15 chegamos a conclusão que esse é o Dia do Juízo. E os Mil anos está dentro desse tempo.
ESSA POSIÇÃO CONTRARIA A CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER?
R: Os nossos símbolos não se posicionam sobre o milênio. Assim a CFW não é nem amilenista. Alguns teólogos da Assembleia de Westminster seriam, anacronicamente, classificados mais como pós-milenistas do que amilenistas. E os aspectos que nos interessa na CFW, seria o que ela diz sobre o Dia do Juízo, e nessas partes a CFW não nega o julgamento que os santos executarão. O Catecismo Maior diz na pergunta e resposta 90: “O que acontecerá aos santos no dia do juízo?R: [...] se unirão com ele [Cristo] para julgar os répobros, anjos e homens [...]”
Luis Filipe e Luciano Sena
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