Leandro Quadro produziu mais um
vídeo, dando resposta ao Pastor Yago Martins que escreveu em uma resposta onde
alegou que se alguém crê em Ellen White está fora do cristianismo, visto que
estaria no mesmo patamar dos Mórmons e das Testemunhas de Jeová. Daí, Leandro
Quadros se manifesta com a mesma tacada de sempre, dizendo que Yago não
consulta as fontes primárias, que os adventistas já deram respostas a isso, que
os críticos são desinformados, etc, etc. Leandro Quadros cita vários autores, críticos,
que repetiram o que Yago escreveu, uma afirmação errônea sobre a crença
adventista a respeito da autoridade de Ellen White.
A defesa do Professor
Leandro Quadros é minimizar e tentar colocar o valor de Ellen White em um
patamar diferente que os críticos a colocam, e assim, dizer que o que os críticos
dizem, não corresponde com suas crenças.
Em primeiro lugar não acho que o Pr Yago erra ao citar Adventistas, Mórmons
e Testemunhas de Jeová – sem uma qualificação específica, ao dizer que
esses creem em uma outra fonte inspirada, além da Bíblia. A qualificação seria
assim:
1.
A Igreja Adventista crê em uma fonte inspirada além da Bíblia, mas não canônica tal como a
Bíblia. Eles usam o argumento da continuidade dos dons, mas apenas Ellen White,
e tão somente Ellen White é essa autoridade inspirada não canônica.
2.
A Igreja Mórmon crê uma fonte inspirada além da Bíblia,
e essa fonte tem a mesma autoridade canônica da Bíblia. Apenas os profetas e
apóstolos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias são essa fonte
inspirada e canônica.
3.
A religião Testemunhas de Jeová não crê em fonte inspirada além da Bíblia, mas essa fonte é a única
que pode interpretar a Bíblia corretamente. Apenas o Corpo Governante das
Testemunhas de Jeová, é o instrumento usado por Deus para isso em nossos dias.
Se era a precisão nos termos que
Quadros requer, ele não tem o que reclamar, pois em tese, ao menos, o Pr Yago
não escreveu que os adventistas creem em “outra fonte canônica”, mas inspirada!
Se esse é o caso... não tem o que se reclamar.
Mas vamos ler uma afirmação oficial da denominação sobre a inspiração de Ellen White, como nos convida Leandro Quadros a fazer – citação como essa, que ele mesmo não o fez, apesar de selecionar aquelas sentenças adventistas que nublam o assunto:
Mas vamos ler uma afirmação oficial da denominação sobre a inspiração de Ellen White, como nos convida Leandro Quadros a fazer – citação como essa, que ele mesmo não o fez, apesar de selecionar aquelas sentenças adventistas que nublam o assunto:
“Uma Declaração de Fé no Espírito
de Profecia - Nós, os delegados reunidos em Utrecht para a 56ª Assembleia
da Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia expressamos louvor e
gratidão a Deus por Seu dom gracioso do Espírito de Profecia. Em Apocalipse 12,
João, o revelador, identifica a Igreja nos últimos dias como os
“remanescentes… que guardam os Mandamentos de Deus e têm o Testemunho de Jesus”
(verso 17). Cremos que, nesse breve retrato profético, o revelador está
descrevendo a Igreja Adventista do Sétimo Dia, que não apenas guarda “os
Mandamentos de Deus”, mas que tem o “Testemunho de Jesus”, ou seja, “o Espírito
de Profecia” (Apoc. 19:10). Na vida e ministério de Ellen G. White (1827-1915)
vemos o cumprimento da promessa de Deus no prover à Igreja remanescente o
“Espírito de Profecia”. Embora Ellen G. White não reivindicou para si
o título de “profeta”, cremos que ela realizou a obra de um profeta e mais. Ela
disse, “Minha comissão abrange a obra de um profeta, mas não finda aí” ( Mensagens
Escolhidas, p. 36); “Se outros me chamam assim [profetisa], não discuto
com eles.” (idem, p. 34); “Minha obra inclui muito mais do que este
nome significa. Considero-me uma mensageira a quem o Senhor confiou mensagens
para Seu povo,” (idem, p. 36). O encargo principal de Ellen G. White foi
dirigir a atenção para as Santas Escrituras. Ela escreveu: “Pouca atenção é
dada à Bíblia, e o Senhor deu uma luz menor para guiar homens e mulheres à luz
maior.” (O Colportor Evangelista, p. 39). Ela cria que, embora seus
escritos fossem a “luz menor”, eles eram luz, e que a fonte dessa luz é Deus.
Como adventistas do sétimo dia cremos que “Em Sua Palavra, Deus conferiu aos
homens o conhecimento necessário à salvação. As Santas Escrituras devem ser
aceitas como autorizada e infalível revelação de Sua vontade. Elas são a norma
do caráter, o revelador das doutrinas, a pedra de toque da experiência
religiosa” (O Grande Conflito, p. 8). Consideramos o cânon bíblico
encerrado. Contudo, cremos também, como o fizeram os
contemporâneos de Ellen G.
White, que seus escritos têm a divina autoridade tanto para o viver piedoso
quanto para a doutrina. Assim, recomendamos: 1) Que como Igreja
busquemos o poder do Espírito Santo para aplicar mais plenamente à nossa
vida o conselho inspirado contido nos escritos de Ellen G. White e 2) Que nos
empenhemos mais para publicar e fazer circular esses escritos ao redor do
mundo. Esta declaração foi aprovada e votada pela sessão da
Conferência Geral em Utrecht, na Holanda em 30 de junho de 1995.”
Interessante...
Leandro Quadros não passa de um papagaio de EGW, as vezes eu fico me perguntado se ele acredita mesmo em todos essas heresias ensinadas por EGW, ou está apenas defendendo seu salario de pastor, apresentador, professor e tantos outras funções que ele têm na IASD,
ResponderExcluirDifícil saber motivação... mas tb acho que ele não crê em tudo que ela escreveu.
ExcluirO Professor Leandro Quadros segue a orientação interpretativa da religião dele assim como os católicos ortodoxos seguem as da Igreja Ortodoxa assim como os protestantes seguem a orientação da interpretação protestante.
ResponderExcluirA pergunta é: tal interpretação suporta o teste bíblico?
ExcluirBoa pergunta. Embora eu entenda que na interpretação adventista há erros mas em relação ao batismo infantil eles estão corretos já a Igreja Presbiteriana e Católica Ortodoxa interpretam errado.
ResponderExcluirEntão o assunto não é sobre a postagem... a crença sobre Ellen White é bíblica??
ExcluirQuanto ao batismo, a IASD batiza várias vezes o mesmo crente. Vc concorda com isso?
Nunca li as obras de Ellen White. Como assim? Batiza várias vezes? Só se batiza uma vez. Então, tanto batizar várias vezes quanto batismo infantil estariam incorretos.
ResponderExcluirDe qual igreja vc é?
ExcluirNenhuma.
ResponderExcluirolá amigos li o comentário de cada um de vcs e me parece que nenhum de vcs procuraram ler ou conhecer a obra ,a vida e os escritos de ellen whaite sugiro que antes de jugar conheçam primeiro e depois façam o seu julgamento ;leiam icor 4.5
ResponderExcluirOs crentes de Beréia eram nobres , pois ao ouvirem a mensagem d Paulo , examinavam a mensagem por eles pregada se estavam a luz das Santas Escrituras e assim aceitaram a Santa PALAVRA ministrada pelos Homens de Deus. Esta é a proposta deste poster . Analisar à luz das Santas Letras.
ResponderExcluirVamos examinar alguns dos ensinos da Sra. Ellen G. White como faziam os Cristãos em Beréia ????
Comentários de
ExcluirWilton
Vejamos : Uma das contradições de Ellen G. White pode ser encontrada ao lermos dois dos seus livros cujo títulos são: “História da Redenção e O Grande Conflito”. Percebam que no livro “História da Redenção” ela diz que Satanás foi rejeitado por Jesus Cristo ao ter seu pedido de perdão negado mesmo Jesus estando chorando, pois o regresso do diabo aos céus causaria uma contaminação celestial, ou seja, ele de forma alguma poderia ser perdoado. Entretanto, no livro “O Grande Conflito”, Ellen G. White diz que Deus ofereceu a Satanás várias oportunidades de se arrepender, mas o mesmo não quis, ou seja, o diabo não havia desejado regressar à sua antiga morada.( Fonte Cacp )
ResponderExcluirPaz
Wilton.
Meu amigo, ambos os textos se referem a dois momentos distintos. O segundo se refere a um ponto anterior ao tempo de graça oferecido por Deus a Lucifer ter findado, ao passo que o último se refere a um ponto posterior ao término desse tempo de misericórdia.
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