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Desde a época da igreja primitiva até nossos dias, a
divindade do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo tem sido questionada pelos
adeptos da doutrina unitarista ou ariana, doutrina essa que nega que Jesus seja
o Deus Filho, e que ensina que Ele, Jesus, foi criado para fazer a vontade do
pai uma vez que na Bíblia é notório o número de vezes em que Cristo chama Deus
de Pai.Nesse artigo o intuito não é explicar porque o Jesus chamava Deus de Pai, isso ficará para outra oportunidade. Todavia podemos adiantar que Ele era 100% divino e 100% humano, e isso pode ser visto em algumas passagens bíblicas como por exemplo, em Jo 14:6 onde Jesus diz que ninguém “vem” ao Pai senão por Ele; observem que Ele não disse: Ninguém “vai” ao Pai senão por Ele, mas disse “vem”.
Em Jo 3:13 podemos ver Sua Onipresença ao lermos Ele dizer que estava na terra e ao mesmo tempo no céu. Às vezes Jesus falava como humano como em Mt 24:36 onde Ele diz que não sabia o dia de sua volta, pois Ele sendo o Deus Filho logicamente sabia.
No Novo Testamento, há um versículo que mostra de forma mais clara a divindade e a distinção de Cristo com Deus. Esse verso tem sido bombardeado pelos mísseis da heresia, que tem tentado de todas as formas tirar profanar a verdade que já existia desde antes a fundação do mundo. Refiro-me ao texto de Mt 28:19, a forma oficial do batismo cristão que é acusada de ser um acréscimo da Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR). Porém, através de uma rápida explicação gramatical, cientifica e histórica, veremos mais uma vez a inerrância da palavra de Deus.
Explicação
gramatical:
Observem o texto de Mt. 28:19 em português e em seguida forma que chamamos de original:
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações,
batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; (Mat 28:19 ACF).
πορευθέντες οὖν μαθητεύσατε πάντα τὰ ἔθνη, βαπτίζοντες
αὐτοὺς εἰς τὸ➜
ὄνομα➜ τοῦ
πατρὸς ➜καὶ τοῦ
υἱοῦ➜
καὶ
τοῦ ἁγίου πνεύματος, (Mt 28:19).
Tradução literal:
Indo pois discipulai todas as nações batizando a eles em o nome do Pai e do Filho e do Santo Espírito. (Interlinear Grego-Português, p. 127 SBB).
Acima destaquei o substantivo neutro na forma
singular (ὄνομα) o artigo singular (τοῦ) e por duas vezes a conjunção (καὶ).
Observem que o texto diz que o batismo é em o nome (ὄνομα-singular) do (τοῦ, artigo usado com nomes indeclináveis) e o e (καὶ). ὄνομα e τοῦ estão no singular mostrando que o batismo é em o nome do Pai, e não NOS NOMES do Pai, pois isso seria um erro grave de concordância nominal, ou seja, Mateus se referiu primeiramente ao Pai (Deus). Depois aparecem duas conjunções (καὶ) para fazer a distinção das três pessoas da Trindade.
Ex: ➜ e do filho ➜ e do Santo Espírito. Se não houvesse distinção entre as três pessoas, logo não deveria haver as conjunções no texto, bastava apenas ter colocado assim:
Batizando-os em o nome do Pai Filho Espirito Santo,
porém não está.
É interessante entendermos o estilo de escrita da
época, estilo esse usado por Lucas quando ele cita o nome de duas pessoas
distintas, e que diferentemente de Mateus ele usa o substantivo (ὄνομα) duas vezes para fazer distinção
de ambas:
A uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. (Lc 1:27)
πρὸς παρθένον ἐμνηστευμένην ἀνδρὶ ᾧ ὄνομα Ἰωσὴφ ἐξ οἴκου Δαυὶδ καὶ τὸ ὄνομα τῆς παρθένου Μαριάμ. (Luk 1:27
BNT).
Perceberam que agora foi mencionado (ὄνομα) por duas vezes por está tratando
de duas pessoas distintas?
A diferença que há entre Mt 28:19 e Lc 1:27 é
justamente por Mateus ter usado o substantivo (ὄνομα) somente uma vez para se referir a três pessoas distintas e
ao mesmo tempo sendo Uma.
Explicação
cientifica: Agora vejamos como os códices mais antigos
concordam quanto as suas construções gramaticais a cerca de Mateus 28:19.
Códice
Alexandrino.
Códice Bezae.
Códice Washingtoniano.
Críticos Textuais como Bruce Metzger e Roger L. Omanson em sua obra (Variantes Textuais Do Novo Testamento, p. 54-55 SBB) nada fala acerca dessas insignificantes variantes como a falta de um alfa, iota, tal ou rô que em nada modifica a veracidade do texto, pois a Trindade é anterior a variante.
Cremos que é importante expor o comentário do também crítico textual que embora seja cético, concorda com essa verdade irrefragável.
“Não é incomum escutar a noção que a frase tripartite em Mateus 28:19 é suspeita com base na crítica textual, mas quando alguém consulta os próprios dados, tais clamores são totalmente infundados. Todo manuscrito bíblico Grego existente que contém este verso de Mateus possui a frase tripartite”. (Bart D.Ehrman- The Orthodox Corruption of Scripture, Oxford,1993-).
Explicação
Histórica- Testemunho dos pais da igreja.
Vejamos o que declararam os que viveram na época
pós-ressurreição de Jesus:
A Didaquê que foi escrito aproximadamente no ano de (70-150 d.C.) capítulo 7 diz
“Quanto ao batismo, batizareis na forma seguinte: tendo antecipadamente disposto todas as coisas, batizai em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, em água viva, se não houver água viva batizai em outra água; se não puderdes em água fria, batizai em água quente. Se não tiverdes nem uma nem outra, derramai água na cabeça três vezes em o nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.” (70-150 d.C.)
Clemente de Alexandria (Egito, 150-215 d.C.)
A Didaquê desfrutava de tal prestígio na
igreja cristã primitiva que Clemente a considerava uma autoridade apostólica e
a citava como “Escritura”.
Justino, o mártir (100-162 d.C.)
"um
só Deus, o Pai, o Filho e o Espírito Santo" em oposição ao politeísmo
pagão, e por isso foi martirizado exatamente em Roma que ainda era pagã.
Justino foi contemporâneo de Policarpo, discípulo do apóstolo João. Ele disse:
“Então eles são trazidos por nós onde há água, e são regenerados da mesma maneira na qual nós fomos regenerados. No nome de Deus, o Pai e Senhor do universo, e de nosso Senhor Jesus Cristo, e do Espírito Santo, eles o recebem lavando com água então.”
No capítulo LXV da mesma obra, é dito:
Depois
de termos lavado desta maneira (batizado) aquele que se converteu e deu o
consentimento seu, o conduzimos aos irmãos reunidos para em comum oferecer
orações por nós mesmos. Ao terminar as orações, mutuamente nos saudamos com o
ósculo de paz e, logo, traz-se ao presidente o pão e um cálice de vinho com
água. Ele os recebe, oferecendo ao Pai de todas as coisas num tributo de
louvores e glorificações, em nome do Filho e do Espírito Santo, dando graças
por sermos considerados dignos de tamanhos favores de sua clemência”
Irineu, (125-202 d.C.), foi instruído em sua
juventude por Policarpo de Esmirna, discípulo do apóstolo João. Escreveu um
pequeno manual de doutrinas cristãs denominado Demonstração da Pregação
Apostólica. Em seu pequeno manual, no artigo terceiro, ele escreveu:
“Agora a fé ocasiona isto para nós; como os Anciãos, os discípulos dos Apóstolos, nos passaram. Em primeiro lugar é licito ter em mente que nós recebemos o batismo para a remissão de pecados, no nome de Deus o Pai, e no nome de Jesus Cristo, o Filho de Deus que foi encarnado e morreu e subiu novamente, e no Espírito Santo de Deus.”
Tertuliano (150-212 d.C.) também indica a tríplice
fórmula batismal como utilizada para o exame dos candidatos ao batismo em seus
dias.
Assim, o cristão não deve achar que os argumentos levantados pelos hereges haja qualquer resquício de verdade, pois tudo o que eles fazem são na verdade malabarismos sectários com as Escrituras. Ora, como a ICAR iria se preocupar em fazer um acréscimo textual uma vez que há centenas de outros textos que provam a divindade de Jesus e porque não mexeria nos textos que condenam a idolatria que é o pilar da sua denominação como por exemplo os textos de Ex 20: 4-5 ? Perceberam a falta de lógica nesse raciocínio sectário? Amém!"
Autor: Itard Vitor C. de Lima enviado ao Blog MCA.
Oh gloria á Deus, conheço o Dr Itard Victor, desde o nosso tempo de mestrado em Dallas, ele é um dos maiores especialistas que conheço nessa área, e um dos principais defensor da fé cristã aqui no Brasil. Apaixonado pela gramatica grega desdo quando o conheço, e sempre tenta defender as doutrinas fundamentais da fé cristã através de sua enorme erudição, mas é um pessoa humana e sabe reconhecer os limites intelectuais dos seus leitores.
ResponderExcluirAqueles que ainda levantam questionamentos sobre a autenticidade do texto de Mateus 28:19, tem de saber que eles constam nos melhores manuscritos, tendo ampla evidência histórica e apoio dos experts no assunto.
ResponderExcluirÉ uma tentativa deliberada de justificar a sua descrença na divindade de Jesus Cristo, evitando batizar seus adeptos segundo reza Mateus 28:19. Os jeovístas simplesmente afundam o sujeito na água, sem pronunciar nenhuma palavra; existem várias seitas unitarianas que afirmam o desaparecimento do batismo em água no Novo Testamento, sendo este substituído pelo batismo de fogo.
Tudo isto, apenas para negar a divindade do Senhor Jesus.
Até o Bart D.Ehrman, que pelo visto ainda está em cima do muro, com relação a sua crença nas escrituras, admite a autenticidade do texto de Mateus, como referido na postagem.
Bom artigo!
ResponderExcluirParabéns pela publicação!
Fiquem com Deus!
Parabéns para você também Alexandre Dietrich, por se portar sempre de forma gentil. Parabenizo juntamente com você teus pais, que com certeza são pessoas que compartilham com você princípios básicos para um bom convívio social. Todos podemos aprender com esta atitude.
ResponderExcluirRealmente este artigo nos edificou muitíssimo, ratificando a base da Fórmula Batismal e um fortíssimo golpe na doutrina unicísta.
Nosso proposito neste blog. e ajudar a todos os que buscam encontrar o caminho da Verdade a encontrá-lo, destruindo, em Nome do Senhor Jesus, todo Império da mentira, que se levanta para tirar a GLÓRIA DO SENHOR JESUS. Único de receber a Honra, a Glória e Todo Louvor.
Fique com Deus
Em Cristo
Wilton
Amém!
ExcluirDeus abençoe o MCA.
ResponderExcluirAmém
ExcluirLuciano Sena poderia nos informar o curriculum do autor da postagem?
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