quarta-feira, 22 de agosto de 2012

DEBATE: JUSTIFICATIVAS PARA O ATEÍSMO E PARA O TEÍSMO (Parte 2)



LUCIO
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Como nos foi dada a oportunidade (e desafio) de começar o debate, escolheremos um dentre os vários temas propostos para iniciar nosso diálogo.
Ao que parece, pelos pontos apresentados, o oponente confrontará um monstro de palha, um espantalho. Ele insiste em associar misticismo ao teísmo; aponta razões existenciais como as únicas que nos motivam a crer (inclusive, presume-se, acusando-as de serem utópicas, ingenuamente otimistas e injustificadas); e apresenta o avanço da ciência como a tocha olímpica da cognição humana (seria essa uma afirmação cientificista?).
Por isso, começaremos juntando nossos pontos ‘iii’, ‘iv’ e ‘v’, e aplicaremos uma abordagem cética sobre o discurso da oposição. Ou seja, mostraremos que tudo isso que ele disse não nos leva ao ateísmo; são acusações irrelevantes à cosmovisão teísta que abraçamos, e aos argumentos que defenderemos; e que as próprias propostas são imbutidas de conceitos injustificados na cosmovisão ateísta (talvez, aqui, já pendendo para a argumentação ‘ii’) [quero que percebam que montamos uma linha de raciocínio com uma certa interatividade entre os pontos].

Daremos início ao debate questionando algumas proposições, algumas asseverações e certificando-nos das posições do adversário.

Primeiro, com a seguinte proposição: “não tem sentido acreditar em Deus senão[sic.] o motivo de que há algo mais e será em descanso e prazeres no ‘paraíso’”, intenta-se dizer que a única razão que é apresentada pelos teístas é a esperança escatológica?

Segundo, existem algumas motivações teístas presentes nesta asseveração: “ao invéz de perder tempo adorando, usá-lo pra algo mais produtivo para sua vida e pro próximo, tornando melhor esse mundo que já está em decadência”. Porque devemos fazer algo produtivo (e o que é algo ‘produtivo’? O que se quer dizer com isso?) para nossa vida? Pior ainda, dentro de uma perspectiva ateísta, porque fazer algo em prol do próximo? Porque se importar com esse mundo de uma forma geral?

Terceiro, o que você quer dizer por misticismo? Como isso se relaciona ao teísmo?

Quarto, esta asseveração: “vou apontar argumentos positivos, mostrando que, na medida que as ciências avançam, mais respostas se têm”, parece pressupor que o método científico é a única ferramenta metodológica para se explicar tudo, e que a ciência terá, um dia, o poder para dar explicação para todas as coisas; inclusive, que esta tem jurisdição a todas as áreas do conhecimento humano. Outra proposição: “ao invés de recorrer ou misticismo, tentar compreender o que esta ao nosso redor de uma manera lógica, racional, bom senso” nos arremata para questões epistemológicas, das quais teremos prazer em adentrar. Aproveitamos para citá-las neste mesmo parágrafo, uma vez que acreditamos ser um momento pertinente. É o empirismo e/ou o método científico a única forma de descobrir verdades?

Ainda gostaríamos de ver como é que o avanço da ciência para explicar a realidade nos leva ao ateísmo. Esteja à vontade para expor sua argumentação.

Isso foi um self-selling: “- Neste debate espero abrir suas mentes para a verdade”.

“espero que esse debate abra os olhos de quem estiver errado e que saia aprendendo mais...”
Também detemos certas expectativas acadêmicas para com o debate. Esperamos que esteja mais preparado do que na última vez que debatemos, -->e que possamos aprender com esse diálogo.
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ATEU

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1º Que a unica razão de que terá conforto e paz eterna ao lado do "senhor" e para ganhar ajuda aqui na "terra". [Isso foi dito em resposta a: "intenta-se dizer que a única razão que é apresentada pelos teístas é a esperança escatológica?"]

2ª Que assim é mais produtivo. Se acha melhor, usa para você mesmo! [Em resposta a: "
Porque devemos fazer algo produtivo (e o que é algo ‘produtivo’? O que se quer dizer com isso?) para nossa vida? Pior ainda, dentro de uma perspectiva ateísta, porque fazer algo em prol do próximo? Porque se importar com esse mundo de uma forma geral?"]
3ª (para definir essas suas perguntas, recorrerei ao dicionário, pois entendo que ele representa muito bem.)
Místico é todo aquele que concebe a não-separatividade entre o Universo e os seres. A Essência primordial da vida, ou Consciência Cósmica, ou Deus como costumamos chamar – ao contrário do que se pensa – não está nem nunca esteve separado de qualquer coisa. O místico é aquele que busca ou que já mantém um contato direto com a realidade, sem intermediários. O místico procura a presença do Ser Supremo e Real, ou do inefável e incognoscível em si mesmo, nas profundezas de seu ser, e dessa forma, pode perceber todas as coisas como sendo parte de uma infinita e essencial Unidade de tudo o que existe.

4ª "Empirismo é um movimento que acredita nas experiências como únicas (ou principais) formadoras das ideias" sim é a principal forma!

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