LUCIO
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Como nos foi dada a oportunidade (e desafio) de
começar o debate, escolheremos um dentre os vários temas propostos para iniciar
nosso diálogo.
Ao que parece, pelos pontos apresentados, o oponente
confrontará um monstro de palha, um espantalho. Ele insiste em associar
misticismo ao teísmo; aponta razões existenciais como as únicas que nos motivam
a crer (inclusive, presume-se, acusando-as de serem utópicas, ingenuamente
otimistas e injustificadas); e apresenta o avanço da ciência como a tocha
olímpica da cognição humana (seria essa uma afirmação cientificista?).
Por isso, começaremos juntando nossos pontos ‘iii’,
‘iv’ e ‘v’, e aplicaremos uma abordagem cética sobre o discurso da oposição. Ou
seja, mostraremos que tudo isso que ele disse não nos leva ao ateísmo; são
acusações irrelevantes à cosmovisão teísta que abraçamos, e aos argumentos que
defenderemos; e que as próprias propostas são imbutidas de conceitos
injustificados na cosmovisão ateísta (talvez, aqui, já pendendo para a
argumentação ‘ii’) [quero que percebam que montamos uma linha de raciocínio com
uma certa interatividade entre os pontos].
Daremos início ao debate questionando algumas
proposições, algumas asseverações e certificando-nos das posições do
adversário.
Primeiro, com a seguinte proposição: “não tem
sentido acreditar em Deus senão[sic.] o motivo de que há algo mais e
será em descanso e prazeres no ‘paraíso’”, intenta-se dizer
que a única razão que é apresentada pelos teístas é a esperança escatológica?
Segundo, existem algumas motivações teístas
presentes nesta asseveração: “ao invéz de perder tempo adorando, usá-lo pra
algo mais produtivo para sua vida e pro próximo, tornando melhor esse mundo que
já está em decadência”. Porque devemos fazer
algo produtivo (e o que é algo ‘produtivo’? O que se quer dizer com isso?) para
nossa vida? Pior ainda, dentro de uma perspectiva ateísta, porque fazer algo em
prol do próximo? Porque se importar com esse mundo de uma forma geral?
Terceiro, o que você quer dizer por misticismo? Como
isso se relaciona ao teísmo?
Quarto, esta asseveração: “vou apontar argumentos
positivos, mostrando que, na medida que as ciências avançam, mais respostas se têm”,
parece pressupor que o método científico é a única ferramenta metodológica para
se explicar tudo, e que a ciência terá, um dia, o poder para dar explicação
para todas as coisas; inclusive, que esta tem jurisdição a todas as áreas do
conhecimento humano. Outra proposição: “ao invés de recorrer ou misticismo,
tentar compreender o que esta ao nosso redor de uma manera lógica, racional,
bom senso” nos arremata para questões epistemológicas, das quais teremos prazer
em adentrar. Aproveitamos para citá-las neste mesmo parágrafo, uma vez que
acreditamos ser um momento pertinente. É o empirismo e/ou o método científico a
única forma de descobrir verdades?
Ainda gostaríamos de ver como é que o avanço da
ciência para explicar a realidade nos leva ao ateísmo. Esteja à vontade para
expor sua argumentação.
Isso foi um self-selling: “- Neste debate espero
abrir suas mentes para a verdade”.
“espero que esse debate abra os olhos de quem
estiver errado e que saia aprendendo mais...”
Também
detemos certas expectativas acadêmicas para com o debate. Esperamos que esteja
mais preparado do que na última vez que debatemos,
-->e que possamos aprender com esse diálogo.__________________________
ATEU
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1º Que a
unica razão de que terá conforto e paz eterna ao lado do "senhor" e
para ganhar ajuda aqui na "terra". [Isso foi dito em resposta a: "intenta-se dizer
que a única razão que é apresentada pelos teístas é a esperança
escatológica?"]
2ª Que assim é mais produtivo. Se acha melhor, usa para você mesmo! [Em resposta a: "Porque devemos fazer algo produtivo (e o que é algo ‘produtivo’? O que se quer dizer com isso?) para nossa vida? Pior ainda, dentro de uma perspectiva ateísta, porque fazer algo em prol do próximo? Porque se importar com esse mundo de uma forma geral?"]
2ª Que assim é mais produtivo. Se acha melhor, usa para você mesmo! [Em resposta a: "Porque devemos fazer algo produtivo (e o que é algo ‘produtivo’? O que se quer dizer com isso?) para nossa vida? Pior ainda, dentro de uma perspectiva ateísta, porque fazer algo em prol do próximo? Porque se importar com esse mundo de uma forma geral?"]
3ª (para definir essas suas perguntas, recorrerei ao dicionário, pois
entendo que ele representa muito bem.)
Místico é todo aquele que concebe a não-separatividade entre o Universo e os seres. A Essência primordial da vida, ou Consciência Cósmica, ou Deus como costumamos chamar – ao contrário do que se pensa – não está nem nunca esteve separado de qualquer coisa. O místico é aquele que busca ou que já mantém um contato direto com a realidade, sem intermediários. O místico procura a presença do Ser Supremo e Real, ou do inefável e incognoscível em si mesmo, nas profundezas de seu ser, e dessa forma, pode perceber todas as coisas como sendo parte de uma infinita e essencial Unidade de tudo o que existe.
4ª "Empirismo é um movimento que acredita nas experiências como únicas (ou principais) formadoras das ideias" sim é a principal forma!
Místico é todo aquele que concebe a não-separatividade entre o Universo e os seres. A Essência primordial da vida, ou Consciência Cósmica, ou Deus como costumamos chamar – ao contrário do que se pensa – não está nem nunca esteve separado de qualquer coisa. O místico é aquele que busca ou que já mantém um contato direto com a realidade, sem intermediários. O místico procura a presença do Ser Supremo e Real, ou do inefável e incognoscível em si mesmo, nas profundezas de seu ser, e dessa forma, pode perceber todas as coisas como sendo parte de uma infinita e essencial Unidade de tudo o que existe.
4ª "Empirismo é um movimento que acredita nas experiências como únicas (ou principais) formadoras das ideias" sim é a principal forma!
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