1. O movimento
milerita, que marcou o retorno de Jesus para algumas datas, pode ser
considerado o sêmen do surgimento da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD). Diante dessa fato, com base em Mateus 24.36, o que você diria a
Guilherme Miller, caso estivesse lá?
2. Cristo não voltou em
nenhuma das datas – mesmo assim você
concorda que Miller foi um profeta verdadeiro, usado por Deus para proclamar aquela
mensagem, com anjos em seu auxílio interpretativo, conforme escreveu Ellen
White?
3. O Dr. Rodrigo Silva
em um programa em conjunto à Mira da Verdade, disse que uma das razões que o levam a rejeitar a doutrina dipensacionalista, foi que promotores da mesma marcaram a
volta de Jesus. E não foi esse o caso do
movimento millerita?
4. A IASD afirma que
ela mesma, é a igreja visível
verdadeira, é a igreja remanescente da profecia bíblica. Segundo um teólogo
adventista, ela nasceu no dia 23 de outubro de 1844, com a “visão do milharal”,
após a grande decepção. Podemos então
dizer que a Igreja Visível Verdadeira nasceu no momento de tristeza e decepção dos falsos cálculos da volta de Jesus?
5. O que você acha de Guilherme
Miller ter rejeitado a Doutrina do
Juízo e a identidade profética de Ellen White?
6. A IASD foi
organizada em 1863, tendo a maioria de seus
líderes antitrinitarianos. Isto é, muitos deles seriam ‘parcialmente’ o que
Ário foi, ou o que as Testemunhas de Jeová são hoje. Então podemos dizer que a IGREJA VISÍVEL VERDADEIRA foi fundada e
organizada por hereges antitrinitarianos?! Eles tinham o Testemunho de
Jesus...?
7. A erudição adventista
hoje diz que: A) Os pioneiros
rejeitaram corretamente a doutrina da Trindade Clássica, pois ela é filosófica,
e não bíblica. B) Foi Ellen White
que conduziu a IASD a compreender a doutrina de Deus corretamente. Porém,
George Kinith, um historiador adventista, afirma que os pioneiros não se
afiliariam à IASD por causa de sua doutrina atual sobre a ‘trindade’. Então, os pioneiros rejeitariam também da
doutrina da Trindade produzida posteriormente pela erudição adventista?
8. Você sabia que os
mentores da codificação do pensamento trinitariano
adventista foram os teólogos Raoul Dederen e Fernando Canale – nas décadas
de 70 e 80? Por isso que na década
de 50 os autores do livro Questões Sobre Doutrina disseram que
criam na Trindade dos Credos e Confissões Protestantes, sendo que hoje em dia isso não é mais dito?
9. A respeito desse período de rejeição e ataques contra a doutrina da Trindade - sendo Ellen White
profetisa de Deus, ela ficou em silêncio todo o tempo? Talvez por um período de
40 anos, ou um pouco mais, sem nenhuma correção ou instrução? Aliás, nem
posteriormente ela denunciou seus irmãos... ao contrário, sempre os recomendou.
10. O fato de Ellen
White ter sido Metodista até idade de 13
anos, é mesmo garantia que ela foi trinitariana (‘em silêncio’) ao lado de
seu marido antitrinitariano? Pense bem nisso...
11. A maior tendência de
Ellen White a um tipo de trinitarianismo foi após a morte de seu marido. Acha que isso explica o silêncio da
profetisa por tantos anos nesse assunto, então ela passou a ser influenciada
por outros?
12. Por que a IASD não
trata francamente o fato do filho de Ellen White, Guilherme White, ter dito que
a sua mãe não cria na Pessoa do Espírito
Santo? [Nota: até hoje não encontrei muita coisa sobre a carta de G. White,
se houver, me informem, por favor,].
13. Na ânsia de defender
a inspiração de Ellen White, e diante dos inegáveis erros em algumas afirmações em seus escritos, acha mesmo cristão, ortodoxo e piedoso, dizer que a Bíblia também tem
erros, como a refinada teologia adventista afirma?
14. Negar a inerrância
da Bíblia idêntifica a IASD com a Teologia Conservadora Protestante, ou com a
Teologia Liberal?
15. Os apologistas da
IASD, com justas razões, às vezes, reclamam que a IASD é alvo de caricatura e
perversidade, na apresentação de suas doutrinas por parte de críticos e não
adventistas. Embora isso seja verdade, em poucos casos, [e em qualquer caso e
sobre qualquer assunto, isso ocorre, infelizmente, com todos], não é a própria IASD que possui um livro, Questões Sobre Doutrina, que
admitidamente afirma-se em suas notas que houve informações dissimuladas por
parte dos representantes adventistas concedidas à Walter Martin?
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