Veja no vídeo abaixo uma conversa
produtiva entre dois gigantes da apologética brasileira sobre diversos
assuntos. A especialidade deles é a heresiologia. Ambos contribuem
significativamente para a defesa da fé contra as heresias. Louvo a Deus pela
vida desses irmãos. Pastores também no rebanho de Cristo.
Infelizmente, porém, no mesmo vídeo onde
adventismo e catolicismo, são mencionados, ambos os apologistas afirmaram que o Calvinismo é uma heresia. Pensemos o que
vem a ser heresia e se o calvinismo se encaixa nessa definição.
Em primeiro momento, devo
destacar que ambos fazem uma distinção de heresia e heresias de perdição. Creio
que eles não olham para os calvinistas como campo missionário. Em segundo
lugar, para mim, em particular, o termo heresia deveria ser aplicado apenas às
distorções de ensinos fundamentais, cardeais da fé cristã. Concordo com Ferreira e
Myatt:
“[...]
devemos fazer uma distinção entre heresia e erro. A heresia é uma negação do
que é essencial para a salvação, tema este que nos distingue como evangélicos.
Já o erro é uma negação de algum aspecto da verdade revelada que não é
essencial a salvação. Por isso, a heresia e o erro devem ser evitados, no
entanto, somente a heresia deve ser considerada um obstáculo intransponível
para a comunhão.” (Teologia Sistemática, [Vida Nova] p. XXV).
Por exemplo, fazer separação entre Israel e
Igreja, é um ensino errado, frágil, e insensato, presente na teologia de Soares
e Martinez (salvo o engano). Não sei até que ponto, o dispensacionalismo também
é assumido por ambos, mas também é um desvio consistente da Escritura. Isso é
heresia? Não a meu ver. Soares e Martinez talvez poderiam responder se outros
ensinos dispensacionalistas são heréticos como esses que se seguem:
O dispensacionalista J. Dwight Pentecost, no Manual de
Escatologia afirma a respeito da interpretação ‘correta’ do que será
restaurado no milênio, segundo os dispensaccionalistas, é semelhante ao
arônico, mas não necessariamente o mesmo. Existem diferenças e semelhanças. Que
semelhanças são essas? J. D. Pentecost usa texto de Ezequiel e afirma:
“Existem certas semelhanças entre os sistemas arônico e milenar. No
sistema milenar encontramos o centro da adoração num altar (Ez
43.13-17), onde o sangue é aspergido (43.18), e são oferecidos holocaustos,
ofertas pelo pecado e culpa (40.39). A ordem levítica é restituída, já que os
filhos de Zadoque são escolhidos para o ministério sacerdotal (43.19). A oferta
de manjares está incorporada ao ritual (42.13). Existem rituais prescritos para
a purificação do altar (43.20-27), dos levitas que ministram (44.25-27) e do
santuário (45.18). Haverá observação das luas novas e dos sábados (46.1).
Sacrifícios serão oferecidos diariamente pela manhã (46.13). Heranças perpétuas
serão reconhecidas (46.16-18). A Páscoa será novamente observada (45.21-15) e a
festa dos tabernáculos torna-se um acontecimento anual (45.25). O ano do
jubileu observado (46.17). Há semelhanças nos regulamentos dados para governar
o modo de vida, o vestuário e o sustenta da ordem sacerdotal (44.15-31). O
templo no qual esse ministério é executado torna-se novamente o local onde se
manifesta a glória de Jeová (43.3-5). Percebemos então que a forma de adoração
no milênio terá grande semelhança com a velha ordem arônica.” (Manual de
Escatologia, pp. 524,525).
Embora segundo Pentecost, o que mais importa são as diferenças e não as semelhanças, mas ambas nos preocupam. Achar que por ter diferenças, torna mais sublime, é um meio de nublar toda a problemática. Até mesmo nas diferenças, algumas coisas estranhas são apresentadas. Pois sugerem até que tal Templo e sacerdócio terá um “rei-sacerdote da ordem de Melquisedeque, talvez Davi ressurreto [...]” (p. 529)!!!
O sistema sacrificial: Segundo os defensores desse erro, os sacrifícios serão comemorativos e não expiatórios. Diz J. D. Pentecost que nem no VT os sacrifícios eram expiatórios, pois apontavam a Cristo, assim também serão os sacrifícios no milênio dispensacional: “Que insensatez argumentar que um ritual poderia realizar no futuro o que nunca pôde ser realizar, ou realizou, ou foi projetado para realizar no passado.”(Manual de Escatologia, p. 530). Os sacrifícios, então, “serão memoriais quanto ao caráter” escreveu o dispensacionalista. Enquanto no VT era algo que apontaria para o futuro, os sacrifícios do milênio dispensacionalista, serão em retrospectiva (p. 531).
Os sacrifícios de animais durante o milênio, proposto na escola dispensacionalista, talvez guiado por Davi, exercerá uma mesma função semelhante da santa ceia. Veja:
“o pão e o vinho da ceia do Senhor são, para o crente, símbolos e
memoriais físicos e materiais da redenção já adquirida. E esse será o caso com
os sacrifícios reinstituídos em Jerusalém; eles serão comemorativos, como
sacrifícios antigos se davam em perspectivas.” (Manual de
Escatologia, p. 532).
O que nossos
apologistas acham disso? Quando
comparo tais ensinos com a doutrina do Juízo Investigativo de Ellen White,
creio que ela tem menos problemas com sua lenda do que os tais ensinos
dispensacionalistas.
Uma pergunta
importante ainda é: o calvinismo é heresia em comparação a o
que? Nem Soares nem Martinez podem apontar heresias em assuntos como a
doutrina de Deus, do pecado, da salvação, ou da revelação no sistema reformado.
Certamente só pode ser heresia em comparação ao Arminianismo e ao Catolicismo. Nesse ponto, os nossos irmãos Elias
e Martinez, seriam exclusivistas, haja vista que apenas o sistema doutrinário deles
seria correto.
O que faz o calvinismo ser herético para Elis
Soares e João Flávio Martinez? Respondo: Visto que o pecado destruiu a boa intenção
do homem em direção a Deus, Deus ser Soberano da extensão de sua salvação, e
para realizar isso, O Espírito santo chamar irresistivelmente seus eleitos, aplicando
neles os benefícios salvadores da Redenção de Cristo, visto que o mesmo morreu
eficazmente pela igreja, e preservando-os em sua graça sob as exortações e
santificação do Espírito!
Ambos, não são capazes ainda de notarem, que
o baixo nível que os evangélicos se encontram no Brasil é devido os desvios do
pentecostalismo místico (chamado de neopentecostal) ou do pentecostalismo
antigo (mais legalista) e do arminianismo
humanista, que impactou até mesmo igrejas reformadas, mas que agora estão sendo despertados pela força das doutrinas reformadas. Aliás, se
hoje há arminianismo clássico, é mais um reação ao calvinismo do que remédio
para o semi-pelagianismo que existe na mente da maioria dos evangélicos.
Mesmo assim... assista o vídeo!
O dispensacionalismo está sustentado em zac. 12 no ser ver irmão Luciano como vc interpreta este capítulo, no meu ver o senhor descerá e salvará Israel, quando isso aconteceu na história, nunca versículo posteriores provam um milênio literal na terra, o bom do dispensacionalismo e trabalhar com o literal gramatical ,como vc interpreta zc 12 no seu ver isso já aconteceu?
ResponderExcluirSe cumprirá quando a Igreja for perseguida. Essa é a interpretação que as cartas do NT dá do VT, essa é a teologia apostólica.
ResponderExcluirCaso não houve algum cumprimento inicial logo após os dias de Zacarias, creio que tal profecia seno futura - se cumprirá dentro dos limites dos símbolos, na Igreja.
irmâo Luciano entendi, o livro manual de escatologia do J.pentecost, ensina um milênio literal em cima deste texto , enquanto os pòs ensina que esse texto se cumpriu no ano 70, se Zc 12 è um texto futuristico , dentro do contexto da passagem o miênio serà literal, e um dos pilares do dispensacionalismo.
ResponderExcluirLuciano jà que è heresia ensinar a distinçâo entre israel e igreja, que Deus tem um plano para cada grupo, esses dias estava assistindo tv e rodando os canais consegui pela graça e misericordia de Deus assistir uns dez minutos o famoso televisionista R.R. soares pregando e ele estava citando Dt.28 e ele dizia ..... se.... se ouvir.... se obedecer meus estatudos e mandamentos..... ensinando sobre prosperidade e bençÂos, pois afinal de contas a bìblia està dizendo que se obedecermos a Deus vamos ter tudo isso,afinal de contas a igreja e israel, que conselhos o irmâo daria a um jovem pregador que fosse pregar sobre Dt,28.
ResponderExcluirProblema do Evangelho no Brasil não e só igrejas neo pentecostais,igrejas reformadas não oferece salvação aos pobres,praticamente não existe igrejas reformadas em periferias,não da pra pregar o evangelhos a um analfabeto,desempregado,viciado em droga,falando de calvinismo,sem falar hoje q igrejas reformadas não defende nada,não se opõe a nada,unica coisa q fazem e pregar contra Teologia da Prosperidade,realmente precisam se adequar a realidade,pregam um evangelho frio,morno,sem mover do Espirito.
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