Em um mundo
mal, nosso grande questionamento deveria ser como existem ainda coisas boas.
Descobriríamos que Deus é a fonte de todo bem (Tg 1. 16-18). Porém, esse
assunto não gera polêmica. Todos os defensores da depravação total não militam
por essa faceta da graça de Deus, que ainda preserva a bondade em certo grau na
humanidade.
No meio do
debate da existência do mal, ainda existe o histerismo de vários arminianos em acusar a doutrina reformada de fazer Deus
autor do pecado, em um mesmo impacto que ateus acusam a Bíblia e o Deus
cristão, arminianos tem levantado argumentos dos mais variados possíveis, até mesmo
em um bojo que me lembra o teísmo aberto.
É bom ser dito que muitos argumentos arminianos usados hoje, não seriam vistos
em hipótese alguma em Jacó Armínio, como atesta a imagem (existem outras), postada pelo querido
irmão Clóvis do excelente Blog Cinco Solas, em sua página no facebook.
Mas afinal,
o que os reformados ‘dizem e querem dizer’, quando afirmam que Deus decretou
tudo que acontece? Vamos primeiro nos concentrar no que os reformados dizem.
Lembrando, que qualquer posição reformada deve ser atesta em documentos
confessionais adotados por tais igrejas, e no máximo, autores representativos desse
sistema. No nosso caso, invocaremos os Símbolos
de Fé de Westminster, documentos oficiais da Igreja Presbiteriana do Brasil
desde sua formação - como trabalho missionário, a presbitérios e sínodos
organizados, e por fim em sua Constituição (Eu Creio – no Pai, no Filho e no
Espírito Santo, pp.58-70).
“Art.
1º. A Igreja Presbiteriana do Brasil é uma federação de igreja locais, que
adota como única de fé e prática as
Escrituras agradas do Velho e do Novo Testamentos e como sistema expositivo de doutrina e prática a sua Confissão de Fé e
os Catecismos Maior e Breve [...]” (Manual Presbiteriano - Constituição da
Igreja).
1.
O QUE OS PADRÕES DE FÉ PRESBITERIANOS DIZEM?
“Nele, digo, em quem também fomos feitos
herança, havendo sido predestinados, conforme o
propósito daquele que faz todas as
coisas, segundo o conselho da sua vontade.” (Ef 1.11)
“Desde toda a eternidade, Deus, pelo mui
sábio conselho de sua própria vontade, ordenou livre e inalteravelmente tudo o que acontece [...]” (CFW, cap.
III, 1).
Na concepção
bíblica, Deus tem o domínio de tudo, mesmo depois da Queda, onde a humanidade
entrou em colapso espiritual e geme (Rm 8.19-21). Nada lhe escapa de seu
governo. Desde um nascimento de uma erva, o cair de um pássaro, até guerras das
nações, bem como a regência dos astros, sem mencionar o domínio que ele tem dos
anjos e dos demônios, isso é chamado de Providencia.
A doutrina do decreto tem sua extensão na doutrina da providencia. Isso é
evidente, nenhum leitor da doutrina do decreto deve fazer uma separação das
ações divinas de sua decisão de fazê-la. A distinção não é separação [Wayne
Grudem inclui em sua sistemática, a doutrina do decreto no capítulo da
providencia. Veja o capítulo 16].
As ações de
suas criaturas inteligentes recebem maior destaque e atenção nas Escrituras. O
pecado do diabo, de Adão e Eva, até mesmo a morte de Cristo, foram desde toda
eternidade, predeterminados que assim
seriam. O holocausto, as ações do Estado Islã, crueldades animalescas,
foram todos, ordenados por Deus, em um plano eterno, que incluem uma variedade e
múltiplas formas de dispensações, nos atos livres das criaturas racionais,
pensamentos, planejamentos humanos e diabólicos, por Deus ativadas, ou não, pressuposta,
permitida, limitada, regida, ou dinamizada, tendo sua ação direta, ou não, nessas
atitudes, mas tendo domínio sobre todas elas.
“IV. A onipotência, a sabedoria inescrutável
e a infinita bondade de Deus, de tal maneira se manifestam na sua providência,
que esta se estende até a primeira queda e a todos os outros pecados dos anjos
e dos homens, e isto não por uma mera permissão, mas por uma permissão tal que,
para os seus próprios e santos desígnios, sábia
e poderosamente os limita, e regula e governa em uma múltipla dispensação [...]”
(CFW, cap 5).
A Confissão
de Fé ainda explica, como um alerta, a concepção de previsão:
“II. Ainda que Deus sabe tudo quanto pode ou
há de acontecer em todas as circunstâncias imagináveis, ele não decreta coisa
alguma por havê-la previsto como futura, ou como coisa que havia de acontecer
em tais e tais condições. At. 15:18; Prov.16:33; I Sam. 23:11-12; Mat.
11:21-23; Rom. 9:11-18.”
A fé
reformada não nega que todas as coisas são previstas por Deus, o que ela está
negando aqui é o conceito de que Deus seria um expectador passivo dos fatos e
dos atos, como que um observador de um filme, da qual ele não teria domínio, ou
influencia. Também, está claro aqui, que para fé reformada, nada do que
acontece, acontece como uma reação de Deus a fatos inesperados ou apenas
previstos, antes, que seu domínio sobre qualquer possibilidade, permitisse, ou
não, tudo e qualquer coisa que acontece, segundo o proposito de Sua vontade. Ele
não está submisso a elas, nem está em uma batalha “dualista” com as forças do
mal.
2. DEUS É AUTOR DO PECADO?
Vários
arminianos tem acusado a Fé Reformada de fazer Deus autor do pecado, e por fim,
de toda crueldade humana. Essa é uma das maiores injustiças ditas por
arminianos, e se os que dizem isso levam a sério a vida cristã, deveriam parar
de falar isso. De fato, é verdade que alguns calvinistas tem chegado a esse
ponto. Mas infelizmente, assim como o arminianismo tem sido mal representado
por alguns arminianos, de igual forma, o calvinismo possuem sua safra de
calvinistas ao seu próprio modo.
O pior
desses talvez seja Vincent Cheung que insuflou ódio e zombaria em calvinistas
da minha geração. Esse suposto autor calvinista, afirma que Deus é autor do
pecado, e faz um grande balaio de gato filosófico para justificar isso. No
livro Autor do Pecado, ele chega zombar do reformados que negam que Deus é
autor do pecado:
“Quando cristãos reformados são questionados
sobre se Deus é o “autor do pecado”, eles são muitos rápidos em dizer, “Não,
Deus não é autor do pecado”, e então eles se torcem, se viram e se contorcem no
chão, tentando dar ao homem algum poder de “auto-determinação”, algum tipo de
liberdade que torne o homem culpado, e, todavia, ainda deixar Deus com a
soberania total.” (p. 4, versão em PDF).
Mas o que a fé reformada de fato diz sobre
isso? Considerando que os Símbolos de
Westminster, representa o pensamento teológico da fé presbiteriana, pode dizer
categoricamente que qualquer que diz ser presbiteriano e faz uma afirmação, no
sentido de Deus ser autor do pecado, automaticamente, virtualmente, ele não
pode ser presbiteriano – confessional. Perceba o que é confessado pela crença
presbiteriana:
“I. Desde toda a eternidade, Deus, pelo muito
sábio e santo conselho da sua própria vontade, ordenou livre e inalteravelmente
tudo quanto acontece, porém de modo que
nem Deus é o autor do pecado, nem violentada é a vontade da criatura, nem é
tirada a liberdade ou contingência das causas secundárias, antes estabelecidas.
Isa. 45:6-7; Rom. 11:33; Heb. 6:17; Sal.5:4; Tiago 1:13-17; I João 1:5; Mat.
17:2; João 19:11; At.2:23; At. 4:27-28 e 27:23, 24, 34.”
“IV. A onipotência, a sabedoria inescrutável
e a infinita bondade de Deus, de tal maneira se manifestam na sua providência,
que esta se estende até a primeira queda e a todos os outros pecados dos anjos
e dos homens, e isto não por uma mera permissão, mas por uma permissão tal que,
para os seus próprios e santos desígnios, sábia e poderosamente os limita, e
regula e governa em uma múltipla dispensação mas essa permissão é tal, que a pecaminosidade dessas transgressões
procede tão somente da criatura e não de Deus, que, sendo santíssimo e justíssimo,
não pode ser o autor do pecado nem pode aprová-lo. Isa. 45:7; Rom.
11:32-34; At. 4:27-28; Sal. 76:10; II Reis 19:28; At.14:16; Gen. 50:20; Isa.
10:12; I João 2:16; Sal. 50:21; Tiago 1:17.”
Sobre isso
Louis Berkhof diz:
“outras coisas que Deus inclui no Seu decreto
e pelo qual tonou certas, mas que não decidiu efetuar pessoalmente, como os
atos pecaminosos das Suas criaturas racionais. O decreto, no que se refere a estes atos, é geralmente denominado
decreto permissivo. Este nome não implica que o futuro destes atos não é certo
para Deus, mas simplesmente que Ele permite que aconteçam pela livre ação das
Suas criaturas racionais. Deus não assume a responsabilidade por estes atos,
sejam quais forem.” (Teologia Sistemática, p. 97).
O mesmo
autor explica que nesse caso Deus determina ‘não
impedir a autodeterminação pecaminosa finita e regula o resultado dessa
autodeterminação pecaminosa’ (p. 99).
A. A. Hodge
afirma: “Deve
lembrar-se, contudo, que o propósito de Deus com respeito aos atos pecaminosos
dos homens e anjos répobros, em nenhum
aspecto causa o mal nem o aprova, mas apenas permite que o agente mau o
realize, e então o administra para seus próprios sapientíssimos e santíssimos
fins.” (A Confissão de Fé comentada, p. 98).
O pecado
nasceu do livre-arbítrio do diabo, de Adão e Eva. Embora Deus o tenha definido,
foram os tais agentes livres, sem influencias naturais internas, em seu
exercício racional, decidiram desobedecer a Deus, e Este, impultou neles a
maldição e corrupção, prometida em Sua sentença.
Sobre isso,
a CFW diz:
“I.
Nossos primeiros pais, seduzidos pela astúcia e tentação de Satanás, pecaram,
comendo do fruto proibido. Segundo o seu sábio e santo conselho, foi Deus servido permitir este pecado
deles, havendo determinado ordená-lo para a sua própria glória. Gen. 3:13;
II Cor. 11:3; Rom. 11:32 e 5:20-21.” (Cap. 6).
“CAPÍTULO IX - DO LIVRE ARBITRIO: I. Deus dotou a vontade do homem de tal
liberdade, que ele nem é forçado para o bem ou para o mal, nem a isso é
determinado por qualquer necessidade absoluta da sua natureza. Tiago 1:14;
Deut. 30:19; João 5:40; Mat. 17:12; At.7:51; Tiago 4:7. II. O
homem, em seu estado de inocência, tinha a liberdade e o poder de querer e
fazer aquilo que é bom e agradável a Deus, mas mudavelmente, de sorte que
pudesse decair dessa liberdade e poder. Ec. 7:29; Col. 3: 10; Gen. 1:26
e 2:16-17 e 3:6. III. O homem, caindo em um estado de pecado, perdeu totalmente
todo o poder de vontade quanto a qualquer bem espiritual que acompanhe a
salvação, de sorte que um homem natural, inteiramente adverso a esse bem e
morto no pecado, é incapaz de, pelo seu pr6prio poder, converter-se ou mesmo
preparar-se para isso. Rom. 5:6 e 8:7-8; João 15:5; Rom. 3:9-10, 12, 23;
Ef.2:1, 5; Col. 2:13; João 6:44, 65; I Cor. 2:14; Tito 3:3-5.”
Como
ficou o mundo desde então?
“28. Quais são as punições do pecado neste
mundo? As punições do pecado neste mundo são: ou interiores, como cegueira do
entendimento, sentimentos depravados, fortes ilusões, dureza de coração,
remorso na consciência e afetos baixos; ou exteriores como a maldição de Deus
sobre as criaturas por nossa causa e todos
os outros males que caem sobre nós em nossos corpos, nossos bens, relações e
empregos - juntamente com a morte. Ef. 4:18; Rom, 1:28; 11 Tess. 2:11; Rom.
2:5; Isa. 33:14; Rom. 1:26; Gen. 3:17; Deut. 28:15; Rom. 6:21, 23.” (Catecismo
Maior de Westminster).
3.
HÁ BASE BÍBLICA DO DOMÍNIO SOBERANO DE DEUS
SOBRE OS ATOS MAUS?
O que vimos
até agora são afirmações teológicas e confessionais, mas será que a Bíblia
revela esse domínio de Deus sobre os agentes maus? Vejamos:
E pondo-se o sol, um
profundo sono caiu sobre Abrão; e eis que grande espanto e grande escuridão
caiu sobre ele. Então disse a Abrão: Saibas, de certo, que peregrina será a tua
descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por
quatrocentos anos, Mas também eu julgarei a nação, à qual ela tem de servir, e
depois sairá com grande riqueza. Gênesis 15:12-15
Deus apenas adivinhou isso? Vejamos: Pelo que Deus me enviou adiante de vós, para
conservar vossa sucessão na terra, e para guardar-vos em vida por um grande
livramento. Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus,
que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como
regente em toda a terra do Egito. Gênesis 45:7-8
O Rei não deixaria
Israel ir. “Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará
ir, nem ainda por uma mão forte.” Êxodo 3:19
É dito, porém que tal endurecimento
veio do SENHOR e também alguns textos indicam que Faraó também foi agente
nisso: “E disse o Senhor a
Moisés: Quando voltares ao Egito, atenta que faças diante de Faraó todas as
maravilhas que tenho posto na tua mão; mas eu lhe endurecerei o coração,
para que não deixe ir o povo.Êxodo 4:21 Mas Faraó disse: Quem é o Senhor, cuja voz eu
ouvirei, para deixar ir Israel? Não conheço o Senhor, nem tampouco deixarei ir
Israel. Êxodo 5:2 Eu, porém, endurecerei o coração de Faraó,
e multiplicarei na terra do Egito os meus sinais e as minhas maravilhas. Êxodo 7:3 Vendo, pois, Faraó que havia descanso,endureceu
o seu coração, e não os ouviu, como o Senhor tinha dito. Êxodo 8:15 E Faraó enviou a ver, e eis que do gado de
Israel não morrera nenhum; porém o coração de Faraó se agravou, e
não deixou ir o povo. Êxodo 9:7 Depois disse o SENHOR a Moisés: Vai a Faraó, porque
tenho endurecido o seu coração, e o coração de seus servos, para fazer
estes meus sinais no meio deles, Êxodo 10:1 O Senhor, porém, endureceu o coração de
Faraó, e este não deixou ir os filhos de Israel.Êxodo 10:20 E Moisés e Arão fizeram todas estas
maravilhas diante de Faraó;mas o Senhor endureceu o coração de Faraó,
que não deixou ir os filhos de Israel da sua terra. Êxodo 11:10 E eu endurecerei o coração de Faraó,
para que os persiga, e serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, e
saberão os egípcios que eu sou o Senhor. E eles fizeram assim. Êxodo 14:4 Porque o Senhor endureceu o coração de
Faraó, rei do Egito, para que perseguisse aos filhos de Israel; porém os
filhos de Israel saíram com alta mão. Êxodo 14:8
Endureceu o coração dos egípcios: E eis que endurecerei o coração dos
egípcios, e estes entrarão atrás deles; e eu serei glorificado em Faraó e
em todo o seu exército, nos seus carros e nos seus cavaleiros, Êxodo 14:17
Deus entrega nas mãos para ser morto: Porém se lhe não armou cilada, mas Deus lho
entregou nas mãos, ordenar-te-ei um lugar para onde fugirá. Êxodo 21:13
Ele pode destruir uma nação inteira por
causa de alguns, como também pode não fazê-lo: Apartai-vos do meio desta congregação, e os
consumirei num momento. Mas eles se prostraram sobre os seus rostos, e
disseram: Ó Deus, Deus dos espíritos de toda a carne, pecará um só
homem, e indignar-te-ás tu contra toda esta ongregação? Números 16:21-22
Ele é que capacita para obedecê-lo: Porém não vos tem dado o Senhor um
coraçãopara entender, nem olhos para ver, nem ouvidos para ouvir, até ao
dia de hoje.Deuteronômio
29:4 Por que, ó Senhor, nos
fazes errar dos teus caminhos? Por que endureces o nosso coração, para que não
te temamos? Volta, por amor dos teus servos, às tribos da tua herança. Isaías 63:17 Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz
o Senhor DEUS: Eis que eu abrirei os vossos sepulcros, e vos
farei subirdas vossas sepulturas, ó povo meu, e vos trarei à
terra de Israel. E sabereis que eu sou o Senhor, quando eu abrir os vossos
sepulcros, e vos fizer subir das vossas sepulturas, ó povo meu. E porei
em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e sabereis
que eu, o SENHOR, disse isto, e o fiz, diz o SENHOR. Ezequiel
37:12-14
Bem como exige que Lhe obedeçam: Tu ordenaste os teus mandamentos, para que
diligentemente os observássemos. Salmos 119:4 Portanto dize à casa de Israel: Assim diz o
Senhor DEUS: Convertei-vos, e tornai-vos dos vossos ídolos; e desviai-vos
vossos rostos de todas as vossas abominações; Ezequiel 14:6
Quando deixa-nos em
nossas escolhas, também está nos julgando: E disse:Esconderei o meu
rosto deles, verei qual será o seu fim; porque são geração perversa, filhos
em quem não há lealdade. Deuteronômio 32:20 Portanto eu os entreguei aos desejos
dos seus corações, e andaram nos seus próprios conselhos.Salmos 81:12
Ele faz o que tudo o que acontece, tudo
o que acontece só acontece por que a Sua boa vontade foi feita: Vede agora que eu, eu o sou, e mais nenhum deus há
além de mim; eu mato, e eu faço viver; eu firo, e eu saro, e ninguém há
que escape da minha mão. Deuteronômio 32:39
Deus provoca situações: Porquanto do Senhor vinha o endurecimento
de seus corações, para saírem à guerra contra Israel, para que fossem
totalmente destruídos e não achassem piedade alguma; mas para os destruir a
todos como o Senhor tinha ordenado a Moisés. Josué 11:20 Estas, pois, são as nações que o
SENHOR deixou ficar, para por elas provar a Israel, a saber, a todos
os que não sabiam de todas as guerras de Canaã. Juízes 3:1 Estes, pois, ficaram, para por eles provar
a Israel, para saber se dariam ouvido aos mandamentos do Senhor, que ele
tinha ordenado a seus pais, pelo ministério de Moisés. Juízes 3:4 Enviou Deus um mau espírito entre
Abimeleque e os cidadãos de Siquém; e estes se houveram aleivosamente
contra Abimeleque; Juízes 9:23
Proibiu o casamento misto, mas colocou
no coração de Sansão paixão por uma adoradora de ídolos: Subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi
uma mulher em Timnate, das filhas dos filisteus; agora, pois, tomai-ma por
mulher. Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura,
mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o meu povo, para que tu
vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? E disse Sansão a
seu pai: Toma-me esta, porque ela agrada aos meus olhos. Mas seu pai e
sua mãe não sabiam que isto vinha do Senhor; pois buscava ocasião contra os
filisteus; porquanto naquele tempo os filisteus dominavam sobre
Israel. Juízes 14:2-4
Endureceu o coração de mais pessoas: Pecando homem contra homem, os juízes o julgarão;
pecando, porém, o homem contra o Senhor, quem rogará por ele? Mas não
ouviram a voz de seu pai, porque o Senhor os queria matar. 1 Samuel 2:25
Perdoa se quiser, mesmo com
sacrifícios: Portanto, jurei à
casa de Eli que nunca jamais será expiada a sua iniqüidade, nem com
sacrifício, nem com oferta de alimentos. 1 Samuel 3:14
Usa seus servos e o diabo para punir,
incitando desobediência: E a ira do SENHOR se
tornou a acender contra Israel; e incitou a Davi contra eles,
dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá. 2 Samuel 24:1 Estendendo, pois, o anjo a sua mão sobre
Jerusalém, para a destruir, o Senhor se arrependeu daquele mal; e
disse ao anjo que fazia a destruição entre o povo: Basta, agora retira a tua
mão. E o anjo do Senhor estava junto à eira de Araúna, o jebuseu. E, vendo Davi
ao anjo que feria o povo, falou ao Senhor, dizendo: Eis que eu sou o
que pequei, e eu que iniquamente procedi; porém estas ovelhas que fizeram? Seja,
pois, a tua mão contra mim, e contra a casa de meu pai. 2 Samuel
24:16-17 Então
Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel. 1 Crônicas 21:1 O rei, pois, não deu ouvidos ao povo;
porque esta revolta vinha do Senhor, para confirmar a palavra que o
Senhor tinha falado pelo ministério de Aías, o silonita, a Jeroboão, filho de
Nebate.1 Reis 12:15 Eis que eu criei o ferreiro, que assopra
as brasas no fogo, e que produz a ferramenta para a sua obra; também
criei o assolador, para destruir. Isaías 54:16
Deus perturba nações, encerra inicia e
encerra guerras, estabelece seus governantes:Porque
nação contra nação e cidade contra cidade se despedaçavam; porque Deus
os perturbara com toda a angústia. 2 Crônicas 15:6 Tocar-se-á a trombeta na cidade, e o povo não
estremecerá? Sucederá algum mal na cidade, sem que o Senhor o tenha
feito?Amós 3:6 Vinde, contemplai as obras do Senhor; que
desolações tem feito na terra! Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros
no fogo. Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os
gentios; serei exaltado sobre a terra. Salmos 46:8-10Esta sentença é por decreto dos vigias, e esta
ordem por mandado dos santos, a fim de que conheçam os viventes que o Altíssimo tem
domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer, e até ao mais humilde dos
homens constitui sobre ele. Daniel 4:17Esta é a interpretação daquilo: MENE: Contou
Deus o teu reino, e o acabou.Daniel 5:26Toda a alma esteja sujeita às potestades
superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e
as potestades que há foram ordenadas por Deus.
Romanos 13:1
Romanos 13:1
Envia espírito do erro, do engano: E disse o Senhor: Quem persuadirá a Acabe rei de
Israel, para que suba, e caia em Ramote de Gileade? Um dizia desta maneira, e
outro de outra. Então saiu um espírito e se apresentou diante do Senhor, e
disse: Eu o persuadirei. E o Senhor lhe disse: Com quê?E ele disse: Eu sairei,
e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E
disse o Senhor: Tu o persuadirás, e ainda prevalecerás; sai, e faze-o assim. 2 Crônicas
18:19-21E por isso Deus lhes
enviará a operação do erro, para que creiam a
mentira; Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes
tiveram prazer na iniqüidade. 2
Tessalonicenses 2:11-12
Endurece para julgar: Porém Amazias não lhe deu ouvidos, porque isto
vinha de Deus, para entregá-los na
mão dos seus inimigos; porquanto buscaram os deuses dos edomitas. 2 Crônicas 25:20 O Senhor fez todas as coisas para atender
aos seus próprios desígnios, até o ímpio para o dia do mal. Provérbios 16:4
O diabo age até onde Deus quer: E disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto ele
tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E
Satanás saiu da presença do Senhor. Jó 1:12E disse o Senhor a Satanás: Eis que ele está na
tua mão; porém guarda a sua vida. Jó 2:6
Os demônios estão sujeitos a Deus, para os fins que Ele deseja: E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. 2 Coríntios 12:7
Deus é irresistível, isso nos causa
espanto: Persuadiste-me, ó
Senhor, e persuadido fiquei; mais
forte foste do que eu, e prevaleceste; sirvo de escárnio todo o dia; cada um
deles zomba de mim. Jeremias 20:7Mas, se ele resolveu alguma coisa, quem então o
desviará? O que a sua alma quiser, isso fará. Porque cumprirá o que está
ordenado a meu respeito, e muitas coisas como estas ainda tem consigo. Por
isso me perturbo perante ele, e quando isto considero, temo-me dele. Porque
Deus macerou o meu coração, e o Todo-Poderoso me perturbou. Jó 23:13-16
A vontade do SENHOR
é o resultado final do que planejamos: O conselho do Senhor
permanece para sempre; os intentos do seu coração de geração em geração.Salmos 33:11 O coração do homem planeja o seu caminho, mas
o Senhor lhe dirige os passos. Provérbios 16:9 A sorte se lança no regaço, mas do
Senhor procede toda a determinação. Provérbios 16:33 Muitos propósitos há no coração do homem, porém
o conselho do Senhor permanecerá. Provérbios 19:21
Deus é ARBITRÁRIO, visto que ele é
a Lei, e Nele está todos os “três poderes” de qualquer governo: Porque o Senhor é o nosso Juiz; o
Senhor é o nosso legislador; o Senhor é o nosso rei,
ele nos salvará.Isaías 33:22
Deus faz tudo o que acontece..., por
isso Ele é Deus: Para que se saiba desde o
nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu
sou o Senhor, e não há outro. Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço
a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas. Isaías 45:6-7
Escolhe para o ofício profético e
apostólico, sem consultar o escolhido: E
o anjo do Senhor apareceu a esta mulher, e disse-lhe: Eis que agora és estéril,
e nunca tens concebido; porém conceberás, e terás um filho. Agora, pois,
guarda-te de beber vinho, ou bebida forte, ou comer coisa imunda. Porque eis
que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto
o menino será nazireu de Deus desde o ventre; e ele começará a livrar a Israel
da mão dos filisteus.Juízes 13:3-5 Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que
saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. Jeremias 1:5 Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas,
porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e
lhe porás o nome de João. E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no
seu nascimento, Porque será grande diante do Senhor, e não beberá
vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de
sua mãe. E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus, E irá
adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos
pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao
Senhor um povo bem disposto. Lucas 1:13-17Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de
minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, Gálatas 1:15
Aquilo que nos parece natural, é Ele
que faz: Fazendo ele soar a sua voz, logo
há rumor de águas no céu, e faz subir os vapores da
extremidade da terra; faz osrelâmpagos para a chuva, e dos seus
tesouros faz sair o vento. Jeremias 10:13
Enviou os Babilônios para destruir
Jerusalém, depois cobrou deles!!!: Por que
morrerias tu e o teu povo, à espada, e à fome, e de peste, como o
SENHOR disse contra a nação que não servir ao rei de babilônia? Jeremias 27:13 babilônia era um copo de ouro na mão do
SENHOR, o qual embriagava a toda a terra; do seu vinho beberam as nações;
por isso as nações enlouqueceram. Jeremias 51:7 Porque o rei de babilônia parará na
encruzilhada, no cimo dos dois caminhos, para fazer adivinhações; aguçará as
suas flechas, consultará as imagens, atentará para o fígado. « sua
direita estará a adivinhação sobre Jerusalém, para ordenar aos capitães, para
abrirem a boca, ordenando a matança, para levantarem a voz com júbilo, para
pôrem os aríetes contra as portas, para levantarem trincheiras, para edificarem
baluartes. Ezequiel 21:21,22 Acontecerá, porém, que, quando se cumprirem os
setenta anos, visitarei o rei de babilônia, e esta nação, diz o SENHOR,
castigando a sua iniqüidade, e a da terra dos caldeus; farei deles
ruínas perpétuas. Jeremias 25:12 E pagarei a babilônia, e a todos os moradores
da Caldéia, toda a maldade que fizeram em Sião, aos vossos olhos, diz o
SENHOR. Jeremias 51:24
Quando executou julgamento, colocou fim
temporário à sua adoração visível: Armou o seu
arco como inimigo, firmou a sua destra como adversário, e matou tudo o que era
formoso à vista; derramou a sua indignação como fogo na tenda da filha de Sião.Tornou-se
o Senhor como inimigo; devorou a Israel, devorou a todos os seus
palácios, destruiu as suas fortalezas; e multiplicou na filha de Judá a
lamentação e a tristeza. E arrancou o seu tabernáculo com violência, como se
fosse o de uma horta; destruiu o lugar da sua congregação; o Senhor, em
Sião, pôs em esquecimento a festa solene e o sábado, e na indignação da sua ira
rejeitou com desprezo o rei e o sacerdote. Rejeitou o Senhor o seu altar,
detestou o seu santuário; entregou na mão do inimigo os muros dos seus
palácios; deram gritos na casa do Senhor, como em dia de festa solene. Lamentações 2:4-7
A situação não é pior por causa de sua
misericórdia: As misericórdias do
Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas
misericórdias não têm fim;Lamentações 3:22
Ele é Deus livrando ou não os seus servos, e merece nossa devoção: Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei. E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste. Daniel 3:17-18
Animais e coisas insignificantes estão
sob os cuidados de Deus, preservando-os ou eliminando-os: Não se vendem dois passarinhos por um
ceitil? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. E
até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Mateus 10:29-30
Deus decide os sinais que irá converter
ou julgar: Ai de ti, Corazim!
ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidom fossem feitos os prodígios
que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido, com saco
e com cinza. Por isso eu vos digo que haverá
menos rigor para Tiro e Sidom, no dia do juízo, do que para vós. E tu,
Cafarnaum, que te ergues até ao céu, serás abatida até ao inferno; porque, se
em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela
permanecido até hoje. Eu vos digo, porém, que haverá menos rigor para os de
Sodoma, no dia do juízo, do que para ti. Naquele tempo, respondendo Jesus,
disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste
estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó
Pai, porque assim te aprouve. Mateus 11:21-26
Para salvar os eleitos, abreviará os
dias finais, demonstrando que a ‘perseverança’ dos santos, é luta árdua! E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma
carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias. Mateus 24:22
O bondoso Deus criou o inferno para o
diabo e os demônios, mas lançará para lá os ímpios que rejeitaram a Cristo: Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda:
Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus
anjos; Mateus 25:41
O pior pecado humano foi matar Jesus,
que Deus decretou que os ímpios fizessem, e cobrará deles: Respondeu Jesus: Nenhum poder terias contra
mim, se de cima não te fosse dado; mas aquele que me entregou a ti maior pecado
tem.João 19:11A este que vos foi entregue pelo determinado
conselho e presciência de Deus, prendestes, crucificastes e matastes
pelas mãos de injustos; Atos 2:23Mas Deus assim cumpriu o que já dantes pela boca de
todos os seus profetas havia anunciado; que o Cristo havia de padecer. Atos 3:18 Porque verdadeiramente contra o teu santo Filho
Jesus, que tu ungiste, se ajuntaram, não só Herodes, mas Pôncio Pilatos, com os
gentios e os povos de Israel; Para fazerem tudo o que a tua mão
e o teu conselho tinham anteriormente determinado que se havia de fazer. Atos 4:27-28O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual
vós matastes, suspendendo-o no madeiro. Atos 5:30
Deus ordenou pregar em todas as nações
e para toda criatura, mas quando quer impede isso: E, passando pela Frígia e pela província da
Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia. E,
quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lho
permitiu. E, tendo passado por Mísia, desceram a Trôade. E Paulo teve de noite
uma visão, em que se apresentou um homem da Macedônia, e lhe rogou, dizendo:
Passa à Macedônia, e ajuda-nos. E, logo depois desta visão, procuramos partir
para a Macedônia, concluindo que o Senhor nos chamava para lhes anunciarmos o
evangelho. Atos 16:6-10
Deus não permitiu Agripa se converter: E disse Agripa a Paulo: Por pouco me queres
persuadir a que me faça cristão! E disse Paulo: Prouvera a
Deus que, ou por pouco ou por muito, não somente tu, mas também todos
quantos hoje me estão ouvindo, se tornassem tais qual eu sou, exceto estas cadeias. Atos 26:28-29
Ele tem misericórdia de quem Ele
quiser: Logo, pois,
compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer. Romanos 9:18
Determinou que só os eleitos vencerão: Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os
vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os
que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis. Apocalipse 17:14
Um calvinista é pecador,
incapaz demais para produzir um Deus tão contrário aos seus sentimentos
antropocêntricos.
Esse
aí, é O Deus da Bíblia. Aquele que Jesus disse que é o único Bom!
"Vários arminianos tem acusado a Fé Reformada de fazer Deus autor do pecado, e por fim, de toda crueldade humana. Essa é uma das maiores injustiças ditas por arminianos, e se os que dizem isso levam a sério a vida cristã, deveriam parar de falar isso. De fato, é verdade que alguns calvinistas tem chegado a esse ponto. Mas infelizmente, assim como o arminianismo tem sido mal representado por alguns arminianos, de igual forma, o calvinismo possuem sua safra de calvinistas ao seu próprio modo.
ResponderExcluirO pior desses talvez seja Vincent Cheung que insuflou ódio e zombaria em calvinistas da minha geração. Esse suposto autor calvinista, afirma que Deus é autor do pecado, e faz um grande balaio de gato filosófico para justificar isso. No livro Autor do Pecado, ele chega zombar do reformados que negam que Deus é autor do pecado:
“Quando cristãos reformados são questionados sobre se Deus é o “autor do pecado”, eles são muitos rápidos em dizer, “Não, Deus não é autor do pecado”, e então eles se torcem, se viram e se contorcem no chão, tentando dar ao homem algum poder de “auto-determinação”, algum tipo de liberdade que torne o homem culpado, e, todavia, ainda deixar Deus com a soberania total.” (p. 4, versão em PDF)."
Irmão Luciano, eu penso que a permissão da existência do pecado, e por consequência, do mal, encontra sua resposta nos atributos de Deus.
Deus, em sua essência, é onipotente, onipresente, e onisciênte.
Deus impedindo a manifestação do pecado, e por consequência, do mal, através de suas criaturas, desde o céu, daria sinal de que não era onipotente, porque se ele evitasse criar os anjos, que ocasionaram a queda no pecado, daria sinal de medo, de receio, de fraqueza por talvez não saber lidar com a situação.
As escrituras, da Gênese ao Apocalipse, afirmam que Deus criou todas as coisas, por que assim foi de sua vontade como Deus.
Deus, "evitando" criar seres que manifestariam o mal, nega o seu atributo de onipotente, porque a sua onisciência lhe "avisou" de que ao criar certos anjos, haveria pecado...
Se a onisciência de Deus, lhe avisou do mal que viria, e sua onipotencia (Deus usou seu poder para criar) mesmo assim, criou estes seres, só podemos entender que era da vontade de Deus, que o mal se manifestasse...
Em Genesis diz que Deus conhecia "o bem e o mal."
Sendo Deus onisciênte, conhecia o mal, desde sempre, porque para completar a imagem e semelhaça de Deus no homem, deveria haver a queda de Adão....
Sim, creio que deixei claro na parte onde disse que Deus não era um expectador passivo nessas questões, em todos seus ambientes e possibilidades. Aliás, bem lembrado por vc, se Deus criou o homem com a possibilidade de cair, e tinha domínio sobre isso, obvio que a concepção reformada está certo aqui.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA Oniciência de Deus não é causativa, e nem a sua Onipotência ilógica.
ResponderExcluirGênes, acho que esse assunto é um pouco fora do seu arraial, afinal, um dos pais do teísmo aberto é adventista...
ExcluirLuciano,o arraial na qual pertenço não torna o plano da Redenção e a morte de Cristo em uma mera piada.
ResponderExcluirPensei que o irmão tinha avançado um pouco, mas continua no mesmo arraial, com a velha modalidade de lançar bumerangue.
Genes, responda para nós, como é que Deus "conhecia" o "bem e o mal", ANTES do pecado existir?
ResponderExcluirPaulo Cadi, o irmão ainda tem alguma dificuldade em entender o significado da palavra Onisciência?...
ResponderExcluirPara defletir:
ResponderExcluirPermissão nem sempre significa aceitação.
*refletir.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGênes, responda para nós, como é que Deus "conhecia" o "bem e o mal", ANTES do pecado existir?
ResponderExcluirVocê é que está questionando a doutrina.
Responda.
Analise com carinho, e verás que a resposta já foi dada.
ResponderExcluirGenes, responda para nós, como é que Deus "conhecia" o "bem e o mal", ANTES do pecado existir?
ResponderExcluirResponda.
Analise com carinho, e verás que a resposta já foi dada.
ResponderExcluirAtenciosamente.
Tá bom... Não quer responder, então farei outra pergunta.
ResponderExcluirGênes, Deus queria ou não queria que o pecado existisse?
Tá bom... Não quer responder, então farei outra pergunta.
ResponderExcluirGênes, Deus queria ou não queria que o pecado existisse?
A minha primeira colocação foi a primeira resposta e a segunda o "refletir" responde essa segunda.
ResponderExcluirEis os versos bíblicos para iluminar a vossa compreensão.
ResponderExcluir1joão 1:5
"E esta é a mensagem que dele ouvimos e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma.
Tiago 1:13-17.
Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta.
Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.
Não erreis, meus amados irmãos.
Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação.
A onisciência de Deus não é causativa.
ResponderExcluirO que estes versículos tem a ver OBJETIVAMENTE com aquilo que eu lhe perguntei? Nada. Você não respondeu... Vou perguntar novamente... Gênes, Deus queria ou não queria que o pecado existisse?
ResponderExcluirPaulo Cadi(o mestre do Ferro e Fogo). Você quer uma resposta objetiva para refutar com suas vãs filosofias. Então vai lá. Deus queria que o pecado existisse. E daí!? Ah não! Deus não queria que o pecado existisse. Enfim... Deus queria ou não que o pecado existisse?
ResponderExcluirSe você não tem nada prá falar, dá o teu prefixo e sai do ar.
ResponderExcluirCom todo respeito irmão Paulo Cadi,a vossa afirmação de que não respondi é carente de comprovação bíblica.
ResponderExcluirProsseguirei com o irmão se tão somente me mostrar tal comprovação, claro desde que a mesma seja BIBLICAMENTE demostrada.
Gênes, eu lhe fiz uma pergunta, você não respondeu, lhe fiz uma segunda pergunta, você também não respondeu... Agora, eu vou lhe dizer porque eu estou lhe fazendo estas perguntas. Porque o Adventismo, apareceu à partir de 1844, e o Cristianismo tem 2,000 anos de existência.... Então, quem tem de se explicar, são os que chegaram a pouco tempo.
ResponderExcluirSe você se identifica com uma organização que no curso da história, surgiu ontem, e que desafia as doutrinas cridas e ensinadas através dos séculos, por Santos, mártires, reaviva listas, reformadores... Você é que tem de se explicar, não eu... Entendeu?
Por isso, vou lhe perguntar de novo... Deus queria ou não que o pecado existisse?
Paulo Cadi, não tenho culpa se o irmão não consegue visualizar as respostas dadas.
ResponderExcluirQuanto a outra colocação novamente o irmão comete equívoco.
O verdadeiro cristianismo prega o evangelho ETERNO de apocalipse 14:6-12, nos dias atuais existem poucos cristãos que pregam a validade de todos os mandamentos de Deus, assim como a validade de toda a bíblia.
Portanto, pregamos que a onisciência de DEUS não é causativa e que os seres criados são os únicos responsáveis pela surgimento do mal.
Portanto pregamos o evangelho ETERNO,evangelho que não coloca a responsabilidade das criaturas no Deus Criador.
Estarei aguardando a vossa argumentação BÍBLICA.
Gênes, você disse... "O verdadeiro cristianismo prega o evangelho ETERNO de apocalipse 14:6-12, nos dias atuais existem poucos cristãos que pregam a validade de todos os mandamentos de Deus, assim como a validade de toda a bíblia."
ResponderExcluirResposta ➡A própria expressão "Evangelho Eterno", já prova a existência da Eleição, na mente de Deus, desde a eternidade. Para haver o Evangelho tem de haver primeiro a Queda.
Gênes, vou lhe fazer mais uma pergunta... Se Deus não queria a manifestação do pecado, e por consequência, do mal, porque ele criou seres que ele sabia que iriam pecar?
Entendeu a pergunta?... Deus, sendo onisciente, e sabendo que um dos anjos principais iria se rebelar, como também, o homem, porque ele criou exatamente estes seres?
Voltei pro ar.
ResponderExcluir"A própria expressão 'Evangelho Eterno', já prova a existência da Eleição, na mente de Deus, desde a eternidade." Paulo Cadi e seus devaneios.
Deus pode fazer tudo o que seja significativo, tudo o que seja possível, tudo o que faça algum sentido. Deus não pode fazer com que ele mesmo deixe de existir. Ele não pode tornar o bem em mal. Por ser todo-poderoso, Deus não pode fazer algumas coisas. Ele não pode cometer erros.
Não é possível se ter livre-arbítrio e nenhuma possibilidade de maldade moral.
Uma vez que Deus escolheu criar seres humanos com livre-arbítrio, então dependia destes, e não de Deus, haver pecado ou não. É isso o que significa o livre-arbítrio. Embutido na situação em que Deus decide criar seres humanos está a possibilidade do mal e, consequentemente, o sofrimento que daí decorre.
Então Deus é o criador do mal?
Não, ele criou a possibilidade do mal. As pessoas concretizaram essa potencialidade.
A fonte do mal não é o poder de Deus, mas a liberdade do homem. Até mesmo o Deus todo-poderoso não poderia ter criado o mundo no qual as pessoas tivessem genuína liberdade e, no entanto, não houvesse potencialidade para o pecado, porque nossa liberdade inclui a possibilidade do pecado.
As pessoas eram livres para escolher amar a Deus ou afastar-se dele. No entanto, esse mundo necessariamente é o lugar em que o pecado é livremente possível. E certamente essa potencialidade para o pecado foi concretizada não por Deus, mas pelas pessoas.
É claro que o pecado e consequentemente o mal vieram através da livre agência ou arbítrio das criaturas, e não do criador, pois Deus não é o autor do pecado.
ResponderExcluirAcontece que era da vontade de Deus que o pecado existisse, senão ele não teria criado seres, os quais ele, de antemão, sabia que iriam pecar, e consequentemente através do pecado o mal seria introduzido na criação... O mal não viria à existência depois da criação , porque Deus conhecia o mal, muito antes de criar algo, mas ele conhecia o mal, que ainda não operava como força opositora a sua vontade, porque os agentes através dos quais, o mal se manifestaria não haviam ainda sido criados.
Então, é biblico que a Queda estava prevista nos conselhos eternos do Altíssimo.
Você, disse... "Embutido na situação em que Deus decide criar seres humanos está a possibilidade do mal e, consequentemente, o sofrimento que daí decorre."
Você, disse..."Embutido na situação em que Deus decide criar seres humanos está a possibilidade do mal.. "
Resposta ➡ Se como você disse, "... está a possibilidade do mal.." então Deus não é onisciente , e você cai na falsa e não bíblica doutrina do Teísmo Aberto. Vê?
Quer dizer, você coloca um Ser onisciente, Deus, diante de uma "possibilidade".... ou seja, Deus não tem certeza do que vai acontecer, dependendo do comportamento de suas criaturas... Se Deus depende de um ser inferior a ele, então Deus não é onipotente.
Deus criou seres que ele sabia que usariam do livre arbítrio concedido a eles, para pecar...
Se para Deus existem possibilidades, então Deus não é onisciente, porque a possibilidade contém o elemento de incerteza, o que é incompatível com a onisciente Divina...
Esse é um problema realmente complexo e bastante desafiador. Temos vários versículos que mostram a infalível e todo abrange administração divida do curso de eventos históricos que geram a realidade cosmológica na qual vivemos. Em tudo isso Deus se mostra completa e indiscutivelmente soberano, detentor da ordem e ajuste eventuais.
ResponderExcluirVemos na perfeição divina, no seu determinado propósito, sabedoria e poder que nada surge por mero acaso ou aleatoriedade. Podemos ver muito claramente nas Escrituras o ensino a cerca de criaturas racionais livres, capazes de responder por seus próprios atos diante de Deus.
Soberania divina e livre-arbítrio não estão em tensão, nas Escrituras. O que se encontra em verdadeira tenção são os atos livres, porém desagradáveis dos homens a vontade de Deus. De fato a vontade de Deus não determina exaustiva, ordenativa e minunciosamente o pecado. Também é verdade que o pecado não seria uma triste realidade em nossas vidas sem que Deus de algum modo quisesse que ele fosse. Nosso foco não deve estar na ação divina ordenativa/exaustiva onde Deus faz algo para o fim desejado sem qualquer consideração de Sua própria existência.
o mal surge, não por uma vontade todo determinativa e caprichosa de Deus, onde o mistério consiste na ideia de que tal coisa assim existe para que de fato exista, com o fim ultimo de glorificar Seu nome mesmo que isso não esteja em harmonia com Seu próprio Ser.
o mal posto de modo desejado ordenativamente e, por isso, determinado e desejado diretamente, não livra Deus de ser o autor do mal e do pecado. Um mundo onde atos ordenados de criaturas racionais responsáveis é real, não pode ser um mundo de criaturas racionais livremente responsáveis. Assim sendo, se os atos divinos consiste em ordenar os atos de agentes responsavelmente livres, segue-se que o próprio Deus é o autor do mal. O arminianismo está certo quando levanta críticas dessa natureza ao calvinismo. As críticas não consistem na determinação divina de todas as coisas, mas no modo de operação divino ordenativo da existência.
temos vários textos nas Escrituras de parecem mostras Deus ordenando o pecado e todas os atos humanos. Em todas as vezes esses textos se explicam no próprio contexto, sem contudo descartar que tudo quanto acontece acontece porque essa é a vontade de Deus. Embora pareça um paradoxo, não é. Vemos nas Escrituras que tudo quanto acontece, de fato deve acontecer e inevitavelmente acontecerá. todas as coisas estão determinadas por Deus, considerando as causas objetivas e subjetivas, diretas e indiretas da existência eventual e consumatória de toda e históri.
A paz e a graça de nosso Senhor Jesus!
Um forte abraço a todos!