Para falar
disso, sempre é necessário dizer que tipo de interpretação adotamos. Em linhas
gerais eu me identificaria muito com a escola idealista1 por causa da
aplicabilidade do texto bíblico para a edificação prática da fé, que estimula a
confiança em Deus hoje, em qualquer situação, dando a garantia que Ele sempre
está no controle de todas as coisas, até mesmo em situações de perseguições e
escassez.
O Paralelismo Progressivo de William
Hendriksen2,
apresenta uma boa direção para a escola idealista, ainda que estritamente
falando, não vejo 7 blocos no Apocalipse como ele defende. Ainda assim,
Hendriksen influenciou muito os Reformados em ver o Apocalipse como ele é de
fato.
O Amilenismo
também ganhou força esmagadora entre os Presbiterianos Brasileiros, por meio da
sistemática L. Berkof, livro texto de teologia da maioria dos seminários
presbiterianos e institutos. Tendo em vista que ele segue uma linha Amilenista
e até recomenda W. Hendriksen, o resultado não foi outro.
O Milênio: Creio que os acontecimentos de
Apocalipse 19.11 ao 20.15, são sequenciais. Esse é o Último Dia, predito por Jesus. O último dia não é um dia de 24 horas, e se lembrarmos da
tribulação final, do arrebatamento, confronto de Cristo com os ímpios,
ressurreição e juízo, pensar em um curto período é complicado demais, não por
causa de Deus, é claro, mas por causa dos seres limitados, envolvidos, nós.
É só
comparar Mateus 25.31 a 46 com esse trecho do Apocalipse -19.11-20.15, e você não terá dúvidas disso.
Nesse “dia” terá a
ressurreição dos justos e dos ímpios. Os cristãos ressuscitarão primeiro,
claro, mas no mesmo “dia”, por isso em Apocalipse 20 diz a “primeira ressurreição”. Até
hoje só encontrei uma referência a respeito de um autor, Robert Wall, que
entende que Apocalipse 19.11 – 20.15 é um único evento3.
O maior
problema para os Amilenistas e Pós-milenistas4,
é definirem o que querem dizer com ressurreição.
Uns dizem que é o estado intermediário- posição de Calvino, Hoekema e
Hendriksen, etc - que pelo que percebemos jamais na Bíblia é chamado de
‘ressurreição’. Outros – Agostinho, Schwertley, etc - dizem que é a regeneração, o que discordo também, já
que é um contra senso ao fluxo do texto, visto que eles morrem por serem Cristãos, isto é, regenerados,
para então serem ressuscitados, nesse caso, ‘regenerados de novo’?
A Bíblia diz
que os santos reinarão com Cristo, esse reinado recebe sua informação em
Apocalipse 20. Afirma que esse período durará “mil anos”, que pelo que sabemos no simbolismo dos números do
Apocalipse, é um tempo marcado, mas longo. Ou seja, creio que o milênio é a
parte que cabe aos santos NESSE ÚLTIMO DIA, sem mais detalhes, nada é dado além
do que temos - os santos reinarão e julgarão com Cristo.
Algumas
coisas que os pré-milenistas dizem em relação ao milênio, a respeito da terra,
creio como crê Hoekema, são promessas
para a Nova Terra, e não para o Milênio: “Haverá um cumprimento futuro dessas profecias, não no milênio, mas sim
na nova terra” (A Bíblia e o Futuro, p. 325).
Portanto,
o milênio é uma expressão que enfoca a faceta no último dia que cabe aos
santos, ao julgarem e reinarem com Cristo.
______________________________________________________________________________________________
1. As Interpreções do Apocalipse. Editora
Vida.
2. Mais que Vencedores. Editora Cultura
Cristã.
3. O Milênio
– 3 pontos de vista, p. 188.
4. Os
Amilenistas são na verdade Pós-Milenistas pessimistas,
pois tanto os Pós como os Amilenistas, creem que Cristo virá depois do Milênio. Acontece que com as
guerras mundiais o Pós sofreu decréscimo considerável, desde seu último
baluarte Charles Hodge. Portanto, B. Warfield [?], Berkof e Hendriksem
introduziram, pelo que parece, o pessimismo
– de que o milênio não será uma era de expansão e domínio da Igreja e de benção
de Deus aos habitantes da Terra. Se o pós-milenarismo da atualidade acoplasse ao seu sistema uma ideia mais de evangelização e não de reconstrucionismo teonomista, acho que essa posição seria melhor e mais bíblica do que o Amilenismo.
A onde reinaram com Cristo, céu ou na Terra ? no seu ponto de vista ...
ResponderExcluirTudo bem sumido, foi arrebatado?
ResponderExcluir"Tu os constituíste reino e sacerdotes para o nosso Deus, e eles reinarão sobre a terra".
Apocalipse 5:10
Estimados Luciano e Sétimo Dia
ResponderExcluirDeus nos guarde de todo tropeço
Sabemos que o Senhor deixou no préprio livro de Apocalípse ou Revelação uma palavra de incentivo para todos nós seres humanos, quando declara: " Bem-aventurado aquele que lê e os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas, porque o tempo está próximo. " Ap.1.3
Interessante, parece que estamos perplexos com o assunto... receosos de comentar ? o Sétimo dia deu o " ponta pé " inicial nosso administrador citou a Palavra como resposta. Parabéns! É assim que temos que nos manter, para agradarmos ao Senhor. Esta Escrito! Jesus nos deixou o exemplo.
Sabemos que existem 4 ( Quatro ) linhas de interpretação do Apocalípse ; outras derivam dessas quatro.
A maioria das escolas, são entendidas na forma em que seu MÉTODO explica o tempo.
1- Os Preteristas ( Contemporânea-Histórica ) Afirmam que a maior parte do Livro refere-se ao passado.;
2- Os Futuristas Afirmam que a maioria do livro deverá ter seu cumprimento no futuro.;
3- Os Historicistas- Estão seguros que o livro foi cumprido parcialmente no passado, esta sendo cumprido no presente e cumprir-se-á plenamente no futuro.;
4- Os idealistas- Rejeitam todas estas três escolas. Dizem que as demais escolas são por demais específicas ao interpretar os símbolos proféticos. Os idealistas busca um método de interpretação mais espiritual, filosófico ou poético.
Ex: Figuras , ensinam verdades espirituais que podem ser aplicadas a todas as situações ou serem delas derivadas.
E agora para comentarmos sobre o Milênio vai depender de nossa linha de interpretação. Qual a correta?
“Examinai tudo e retende o bem?!”
Em Cristo
Vosso conservo
Wilton
Como eu disse, a idealita oferece um panorama do livro mais coerente, tal como William Hendriksen, mas eu penso que Ap 19.11 a 20.15 é o trecho da vinda do Senhor e do Juízo.
ResponderExcluirtambém creio que a idealista apresenta uma visão mais coerente, mais sóbria.
ResponderExcluiras outras as vezes são até um pouco fantasiosas.
fico com a simplicidade da resposta de um irmão, que respondeu a um teólogo que lhe pergunto se ele entendia o livro do apocalipse...
qual a surpresa do teólogo a resposta do irmão:_ entendo sim!!, ha voce entende!!, qual é??
JESUS CRISTO É VENCEDOR.
No seu pouco tempo, se for possível, da pra fazer um esbouço histórico com esse texto de Jeremias 4 . com relação ao Milênio .
ResponderExcluir23 Observei a terra, e eis que era sem forma e vazia; também os céus, e não tinham a sua luz.
24 Observei os montes, e eis que estavam tremendo; e todos os outeiros estremeciam.
25 Observei, e eis que não havia homem algum; e todas as aves do céu tinham fugido.
26 Vi também que a terra fértil era um deserto; e todas as suas cidades estavam derrubadas diante do SENHOR, diante do furor da sua ira.
27 Porque assim diz o SENHOR: Toda esta terra será assolada; de todo, porém, não a consumirei.
28 Por isto lamentará a terra, e os céus em cima se enegrecerão; porquanto assim o disse, assim o propus, e não me arrependi nem me desviarei disso.
29 Ao clamor dos cavaleiros e dos flecheiros fugiram todas as cidades; entraram pelas matas e treparam pelos penhascos; todas as cidades ficaram abandonadas, e já ninguém habita nelas.
Atenção senhores; " Está acontecendo um debate on-line no site ; " Tradução do Novo Mundo Defendidas". Entre um Adventista, o senhor, Agenilto Z. Brito da Igreja Adventista do Sétimo Dia, e o Senhor denominado; " O Apologista da Verdade." Com o tema; " São os Cristãos Orientados Por Deus A Guardar o Sétimo Dia? Poderão ficar a vontade para postarem os seus comentários, é só entrar no site."
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