Professores
de Institutos e Seminários ortodoxos sempre dizem: “Todo santo tem seu pé de
barro”. Usam esse ditado para destacarem que por mais que um intérprete seja
ortodoxo, sempre haverá um ponto que deixará uma marca no erudito, nos
alertando – todos erram! É assim com J. Stott sobre a condição dos mortos,
Lloyd-Jones na teoria da lacuna em Gn 1.2, R. C. Sproul com seu preterismo
moderado, Calvino em sua postura sobre o batismo romano, P. Washer em dizer que
o batismo infantil foi o bezerro de ouro da Reforma, e a lista não para. Ao
mesmo tempo, nenhum desses assuntos atinge o eixo da ortodoxia cristã. Porém
essas polêmicas causam divisões.
Outros, não tem simplesmente um pé de barro, mas um pé e a perna com gangrena.
Um erudito
que ganhou espaço entre os Reformados, obviamente por méritos teológicos próprios, por admirar Calvino,
incluindo também habilidades científicas, e entrou no arraial calvinista sem
restrições, foi Alister McGrath. Apesar de admirar a contribuição dele no campo
que atua, acredito que não posso ler tal autor sem sérias restrições.
1. Será que ele crê na Inerrância da Escritura Sagrada? Parece
estranho perguntar isso, em especial quando lemos um artigo de McGrath no livro
Religião de Poder (Capítulo 13), com
um forte teor Reformado, além de defender a suficiência e a força pregação da Escritura,
termina o artigo dizendo que ‘os reformadores são nossos pais na fé’ (p. 254).
Pois bem, ao
percorrer as páginas do livro Paixão pela
verdade, da Shedd Publicações, me deparei com algumas coisas que, confesso,
me deixaram preocupado. McGrath escreve que a defesa da inerrância e da
autoridade da Escritura, conforme exposta pela Velha Princeton, na era ‘dos
Hodges’, bem como pelo erudito Benjamin Warfield, são na verdade uma defesa que tem compromisso com Iluminismo, e
que a o verdadeiro conceito bíblico de Inerrância não é aquele defendido por esses
autores, e outros da atualidade. Ele chega a dizer que o conceito de inerrância
deles ‘deveria ser colocado de lado’, conquanto que se mantenha a autoridade da
Escritura (p. 21).
Por um lado, reconhecida acusação de McGrath a respeito do
contexto em que Hodge & CIA estavam inseridos, a abordagem bíblica deles não
pode ser rejeitada. Nem mesmo que a postura deles era puramente de seu próprio
tempo. O Dr. Paulo Anglada diz: “... os teólogos de Princeton estão em
substancial harmonia com outros que os antecederam, e com Kuyper e Bavinck.” (http://www.monergismo.com/textos/bibliologia/autoridade_anglada.htm).
Mesmo
Lutero, Calvino, etc. responderam aos clamores de seu tempo, mas a base das
respostas desses Reformadores não pode ser sepultada nessa classificação; de que a
argumentação bíblica deles teve fecundação em filosofia ‘mundana’.
Vejas essas
partes do livro Paixão pela verdade:
“Teólogos
evangélicos parecem muitas vezes ter estado mais preocupados com a defesa da
autoridade da Escritura, do que em tratar do seu conteúdo” (p.
19). A advertência é legal, mas ele foi mais longe...
“2. A
identificação da escritura como autoridade suprema em matéria de
espiritualidade, doutrina e ética;” (p. 20).
Note aí em quais assuntos a Bíblia é autoridade para McGrath. A Confissão de
Chicago sobre a Inerrância Bíblica diz: “Art.
IX - Nós confessamos que a inspiração, embora não conferindo onisciência,
garantiu pronunciamentos verdadeiros e fidedignos em todos os assuntos dos
quais os autores foram levados a falar e escrever.” Artigo XI também
(Havendo Deus Falado, p.154). O que McGrath quer dizer com ‘autoridade’?
“A
compreensão que Benjamin B. Warfield tem da autoridade da Escritura, por
exemplo, é moldada por pressões e influências da filosofia escocesa do senso
comum, que se tornou de muita importância em Princeton durante o século XIX.”
(p. 49). Para McGrath o problema não era a autoridade da Escritura ali
defendida, mas a maneira que ele apresentou a defesa desta autoridade. Poderia
parecer bonito esta observação se a defesa de Warfield não fosse bíblica!
“O resultado
é que formas do evangelicalismo estado-unidense que tem sido especialmente
influenciado por racionalismo, como aquela associada com Carl Henry, tem
colocado ênfase demais na noção de uma revelação bíblica puramente
proposicional” (p. 90).
“Alguns
evangélicos como Carl F. H. Henry e R. C. Sproul, são fundamentalistas em suas
abordagens, mais uma vez aparentemente por razões apologéticas; isso, porém,
não significa que o evangelicalismo como um todo seja fundamentalista em sua
metodologia.” (Nota 37 p. 210)
“O
evangelicalismo sempre esteve preocupado em demonstrar a ligação próxima entre
Escritura e doutrina. Por razões que em último caso refletem a dominância das
ideias do Iluminismo em Princeton durante o século XIX...”
(p. 91).
“Cada vez
mais, os evangélicos estão expressando receios com respeito às abordagens da
autoridade bíblica associadas à escola da Old Princeton, vendo o uso continuado
das ideias deste educandário contribuindo para a escravidão prolongada do
evangelicalismo às ideias e pontos de vistas do racionalismo Iluminista.”
(p.99).
“Há uma percepção
crescente dentro do evangelicalismo de que a posição de Princeton está em
última análise dependente de suposições e normas extrabíblicas.”
(p. 99).
“E Princeton
era para ser o cadinho no qual as grandes teorias evangélicas de inspiração e
autoridade bíblica eram forjadas. O resultado? As teorias de escritores como
Charles Hodge (1797-1858) são profundamente influenciadas pelos preconceitos do
Iluminismo.” (p. 142).
“O tom
fortemente racionalista dessa filosofia é particularmente evidente nas obras de
Benjamin B. Warfield, mas é claramente evidente nas dos primeiros tempos de
Charles Hodge.” (p. 142).
“Essa teoria
da teoria da língua é de importância fundamental, porque oferece alicerce à
crença de Hodge de que, hoje, o leitor da Bíblia pode estar “seguro de
encontrar muitos pensamentos e intenções do próprio Deus”. Contudo essa ideia
metafísica foi emprestada, junto com igualmente questionável paternidade
teológica, do Iluminismo. A análise de Hodge sobre a autoridade da Escritura é,
em última instancia, baseada em uma teoria não reconhecida e implícita da
natureza da linguagem, que se deriva do Iluminismo, e reflete a ordem dessa
escola filosófica.” (p.142).
“Donald G.
Bloesch já argumentou que um espírito fortemente racionalista pode ser
discernido mesmo dentro dos escritos desses evangélicos modernos
estado-unidenses, como Carl F. H. Henry, John Warwck Montgomery, Francis
Shaerffer e Norman Geisler.” (p. 142).
“A tendência
geral de tratar a Bíblia puramente como um livro-fonte de verdades puramente
proposicionais pode ser argumentada de maneira a encontrar base especialmente
na antiga escola de Princeton, em particular nos escritos de Charles Hodge e
Benjamin B. Walfield, em que tendências das pressuposições do Iluminismo é
especialmente fácil de ser notada.” (p. 146).
Conclusão desta parte: Se o
Iluminismo é a essência argumentativa desses teólogos, em sua abordagem da
autoridade da Escritura, estamos com sérios problemas ao citar os mesmos. Da
mesma maneira posso perguntar: Qual
influência teve McGrath? Será que na verdade McGrath precisa se livrar de
alguns postulados permanentes entre os Reformados, para permanecer entre eles?
Se até mesmo Francis Shaeffer recebeu o rótulo de ‘racionalista’, fica confuso
o que o mesmo escreveu: “...os
iluministas também ignoraram a base e o legado cristão e voltaram os olhos para
o passado, para os velhos tempos pré-cristãos.” (E agora como viveremos, p.
77,78).
2. Ele é um teísta evolucionista (?).
Dizem isso sobre ele... Tudo bem, é um teísta. E não tenho nenhuma habilidade
para entrar nessa questão. Mas espera aí; a teologia Reformada é criacionista
em sua base, e a IPB Confessionalmente Criacionista, simplesmente porque a
Bíblia é Criacionista. Quanto a isso, embora não tenha capacidade e informações
suficientes para debater essa questão, a postura Reformada está clara! – Veja:
CFW IV, 1,2. CMW pergunta 15.
O Rev.
Leandro Lima observa que ‘McGrath vai longe demais ao dar e entender que
Calvino concordaria com as teorias cientifica da atualidade’ (O Futuro do
Calvinismo, p.183). McGrath escreveu: “Se
Calvino tivesse tido uma influência maior sobre seus seguidores... Todo o
debate sobre a evolução teria tomado um curso radicalmente diferente...” (citado
em O Futuro do Calvinismo, p. 182). A observação do Rev. Leandro Lima é
acertada. A hermenêutica avançada de Calvino, a respeito da teoria da
acomodação no relato da criação, não muda a ideia central da sua crença.
Conclusão: Das quatro obras da ‘biografia’
de J. Calvino que li, posso dizer que a de Alister McGrath é a melhor. Realmente
ele contribuiu e contribui para muita coisa boa, não apenas na literatura mas até em debates. Porém, me parece que ele está
tropeçando em assuntos nevrálgicos para uma correta classificação do que é ser
um Reformado (II Tm 4.1-5).
Paz do Senhor amado irmão Sena! Eu possuo este livro de Macgrath e não sabia que sua "paixão pela verdade" era tão efêmera. Realmente o ditado popular se cumpre na vida de Alister:
ResponderExcluir"Quando a paixão entra pela porta a razão foge pela janela."
Obs: Louvo a Deus por sua vida e seu blog. Pois eu amo apologética e esse é um dos melhores blog nessa área que conhço. Pena não ter computador para conversarmos mais.
Apologeta
Meu irmão, mas podemos nos falar por e-mail.
ExcluirMeu e-mail pessoal é: lucianosena30@hotmail.com
Abraços
Calvino ensinava que os bebezinhos de pais não cristãos que morriam não batizados tinha o inferno predestinado para eles. Isso é pé no barro? Isso é macular drasticamente o rosto de Deus!
ResponderExcluirNão vou falar de Lutero para não escandalizar os irmãos que não o conhecem. Mas não precisaria abrir suas Conversas sobre a mesa, bastava abrir a coleção de suas obras.
Está engolindo camelos, mano.
Agora, o problema não é nem o seu posicionamento: sua discordância. É o tom de novidade. É novidade que existem cristãos, sim cristãos de verdade, reformados ou não, e evangélicos, sim evangélicos de verdade, que crêem fora da FÔRMA conservadora e fundamentalista conforme fabricada nos EUA.
A publicação do McGrath só começa a levantar o tapete. A diferença existe. Ele que não sabia. E o faz de modo muito surpreso - será que ele pode ser considerado reformado? Muita ingenuidade!
Os evangélicos, isto é, cristãos consevadores, têm conservado coisas diferentes do evangelicalismo americano. E o vêem, certamente, como a novidade.
Para quem isso não é claro?
Na questão da inerrância, principalmente os ingleses. E, discordando do Anglada, os holandeses também pensaram diferente.
Para quem tiver curiosidade o próprio Nicodemus numa palestra sobre a inerrância vai contar à sua maneira a dificuldade que os ingleses têm com essa formulação (ele quis dizer só com a palavra, mas a resistência é com a formulação).
Sobre a evolução, o Luciano soa ainda mais ingênuo.
Cito o próprio B.B. Warfield, de Princeton, da inerrância, que não considerava a evolução incompatível sequer com a crença na inerrância. Não só isso, mas argumenta de modo muito convincente (e não é o único a fazer) que Calvino também não acharia incompatível.
Luciano desconhecia ou usa a ignorância alheia a seu favor: o que seria desonestidade. Essa desonestidade é que não dá pra aceitar nem com toda boa fé do mundo. É isso que não é cristão. A tradição cristã é grande, rica e diversa demais para ser reduzida aos bairrismos de um filete de tradição tão presunçoso como o que ele, me parece, faz parte.
Para quem tiver dúvida, pesquise quem foi B.B. Warfield.
Para quem lê em inglês, leia aqui o capítulo em que ele fala sobre a doutrina da criação de Calvino e como ela concebe a evolução:
http://www.monergism.com/thethreshold/sdg/warfield/warfield_calvincreation.html
Me desculpe o tom mano. Mas suas palavras são passíveis de um sacode.
Mais inteireza, mais honestidade.
Dá pra defender sua identidade e tradição sem essa pretensão toda.