Quando teremos essa notícia? Seria falta de “material humano”? Não acredito.
Já passou da hora de termos uma dogmática escrita por algum teólogo presbiteriano brasileiro. Ao prefaciar a obra de F. Ferreira, o Dr. Nicodemus afirmou que não acredita em ‘teologia brasileira’. Isso é verdade. Mas interagir a Teologia Sistemática com as realidades e desafios que temos em contexto brasileiro, é algo que gostaria muito que servos do Altíssimo, presbiterianos, se preocupassem o mais urgente possível.
Lembro-me que a um tempo atrás o Rev. Augustus escreveu que seria difícil uma igreja tradicional ter um programa na TV (AQUI). Pois bem, pelo menos algumas daquelas dificuldades foram superadas, e hoje temos o Verdade e Vida fazendo a diferença. Agora, gostaria muito que a IPB fosse contemplada com uma dogmática mais atual, presbiteriana e 'brasileira'.
Hodge e Berkhof, jamais serão substituídos. Mas o espaço que eles ‘ocupam’ não são os únicos! O Rev. F. Ferreira é um autêntico Calvinista, mas tem o ‘viés batista’, que difere em alguns pontos importantes. Ainda que ele não seja exclusivista em tais pontos. Wayne Grudem é um ótimo e fiel calvinista, fala a ‘língua do povo’, mas temos muitos ‘espinhos’ para tirar da obra.
O Reverendo Augustus Nicodemus, poderia pensar em deixar um legado teológico para a Igreja Presbiteriana do Brasil. Imaginemos se em tal obra o Reverendo Hermisten Maia incluísse seus estudos meticulosos? Como a cristologia, conforme exposta pelo Dr Heber Carlos, ajudaria e beneficiaria a Igreja Presbiteriana? Etc...etc...
Um sonho? Uma utopia? Bem, como presbiteriano brasileiro estou fazendo meu apelo. Quem sabe essa postagem possa chegar até eles, e incomodar tais irmãos! Não tanto quanto Farel fez com Calvino, mas o suficiente para que cada um deles continue a 'exercer o talento' que o Senhor da Igreja lhes confiou (Mt 25.14,15; Ed 7.6,10; Ne 8.8; Ml 2.7;Lc 12.42,43; Ef 4.11). E Quem sabe...
Nenhum comentário:
Postar um comentário