tag:blogger.com,1999:blog-1876529298713635350.post8384730485149557701..comments2024-03-08T23:03:14.496-03:00Comments on MINISTÉRIO CRISTÃO APOLOGÉTICO (MCA): O falso e limitado deus das Testemunhas de JeováLuciano Senahttp://www.blogger.com/profile/18038107957616480717noreply@blogger.comBlogger150125tag:blogger.com,1999:blog-1876529298713635350.post-67529174389819577122019-12-03T09:46:44.618-03:002019-12-03T09:46:44.618-03:00realmente o deus das TJs não é o DEUS da bíblia!
a...realmente o deus das TJs não é o DEUS da bíblia!<br />a força impessoal que deus usa não é Deus como dizem as TJs nem é uma coisa criada, em vista que o deus das tjs usou ela para criar todas as coisas,<br />DE ONDE ENTÃO VEIO ESTA FORÇA?<br />SE NÃO É CRIADOR NEM FOI CRIADA, QUEM É?Pr. José Agnaldohttps://www.blogger.com/profile/01920017121338732905noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1876529298713635350.post-72107745667290460782017-11-25T11:48:52.568-02:002017-11-25T11:48:52.568-02:00Esse "arrepender" é mais uma expressão a...Esse "arrepender" é mais uma expressão antropomórfica. Dá a impressão de que Deus não havia previsto os desastres causados pelos seres humanos, e que ele podería (desde o começo) ter mudado suas ideias sobre a ideia inteira da criação. Ou, então ele podería ter criado outro tipo de criatura. O mundo por ele criado não era “o melhor mundo possível”, sobre o qual os filósofos falam. Trechos bíblicos como esse são alegorizados para evitar aquilo que é tido como uma teologia crua. Alguns eruditos tentam anular a natureza objecional do fraseado do versículo assegurando-nos que o ato do arrependimento, neste caso, significa apenas ficar triste, e não que Deus teria mudado a mente. Trechos bíblicos como o de Mal. 3.6 são dados em prova desse parecer, pois Deus é imutável. Todavia, cumpre-nos lembrar que a teologia foi-se desenvolvendo, e que esse item fazia parte do pensamento posterior. A teologia evolui como qualquer outra ciência. “Isso é falar por antropopatia, conforme a maneira do homem... entristeceu-se Ele em Seu coração... pois a frase deve ser entendida como se vira antes” (John Gill, in loc). Sentimentos e emoções humanos são atribuídos a Deus, mas devemos entender essa linguagem de modo figurado. Como é óbvio, alguns estudiosos interpretam literalmente o trecho, e pensam que Deus realmente tem emoções a semelhança dos homens. Outros trechos bíblicos usam uma terminologia similar. Ver Gen. 8.21; 11.5,6; Zac. 1.2; Efe. 4.30; Rom. 1.18; Col. 3.6; Heb. 3.11.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1876529298713635350.post-67330280331955530072014-12-24T13:37:02.928-02:002014-12-24T13:37:02.928-02:00CONFIRME OS FATOS
Pense de novo no exemplo do prof...CONFIRME OS FATOS<br />Pense de novo no exemplo do professor e dos alunos. Digamos que alguns alunos ainda tenham dúvidas, mesmo depois da explicação adicional do professor. O que poderiam fazer? Poderiam recorrer a outro professor em busca de mais informações sobre o mesmo assunto. Se o segundo professor confirmasse a explicação do primeiro, as dúvidas da maioria dos alunos talvez fossem sanadas. Da mesma forma, se você não tiver certeza sobre o que o escritor bíblico João realmente queria dizer a respeito da relação entre Jesus e o Deus Todo-Poderoso, poderá recorrer a outro escritor bíblico em busca de mais informações. Veja o que foi escrito por Mateus, por exemplo. A respeito do fim do atual sistema mundial, ele citou as palavras de Jesus: “Acerca daquele dia e daquela hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente o Pai.” (Mateus 24:36) De que modo essas palavras confirmam que Jesus não é o Deus Todo-Poderoso?<br />Jesus disse que o Pai sabia mais do que o Filho. Se Jesus fosse parte do Deus Todo-Poderoso, no entanto, ele conheceria os mesmos fatos que o Pai. Portanto, o Filho e o Pai não podem ser iguais. Ainda assim, alguns dirão: ‘Jesus tinha duas naturezas. Aqui ele falava como humano.’ Mas, mesmo que isso fosse assim, que dizer do espírito santo? Se o espírito santo e o Pai são parte do mesmo Deus, por que Jesus não disse que o espírito santo sabia o que o Pai sabia?<br />Ao continuar seu estudo da Bíblia, você conhecerá muitos mais textos bíblicos que se aplicam a esse assunto. Eles confirmam a verdade a respeito do Pai, do Filho e do espírito santo. — Salmo 90:2; Atos 7:55; Colossenses 1:15.<br />WWW.JW.ORGAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1876529298713635350.post-91977570265721579242014-12-24T13:36:42.182-02:002014-12-24T13:36:42.182-02:00A verdade a respeito do Pai, do Filho e do espírit...A verdade a respeito do Pai, do Filho e do espírito santo<br />AS PESSOAS que acreditam no ensino da Trindade dizem que Deus consiste em três pessoas — o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Alega-se que essas três pessoas são iguais, todo-poderosas e não tiveram princípio. Portanto, de acordo com a doutrina da Trindade, o Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus, mas, mesmo assim, há um só Deus.<br />Muitos que acreditam na Trindade admitem que não sabem explicar esse ensino. Ainda assim, talvez achem que se trata de um ensino bíblico. Vale notar que a palavra “Trindade” não aparece na Bíblia. Mas será que a Bíblia contém a ideia de uma Trindade? Para responder a essa pergunta, vejamos um texto que os defensores dessa doutrina citam com frequência.<br />“O VERBO ERA DEUS”<br />João 1:1 diz: “No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” (Versão Almeida) Mais adiante no mesmo capítulo, o apóstolo João mostra claramente que “o Verbo [a Palavra]” é Jesus. (João 1:14) No entanto, visto que o Verbo é chamado de Deus, alguns concluem que o Filho e o Pai têm de ser parte do mesmo Deus.<br />Tenha em mente que essa parte da Bíblia foi escrita originalmente em grego. Mais tarde, tradutores verteram o texto grego para outros idiomas. Muitos tradutores da Bíblia, porém, não usaram a frase “o Verbo era Deus”. Por que não? Com base no seu conhecimento do grego bíblico, esses tradutores concluíram que a frase “o Verbo era Deus” devia ser traduzida de modo diferente. Como? Veja alguns exemplos: “O Logos [ou o Verbo] era divino.” (A New Translation of the Bible) “O Verbo era um deus.” (The New Testament in an Improved Version) “O Verbo estava com Deus e era da mesma natureza que ele.” (The Translator’s New Testament) De acordo com essas traduções, o Verbo não é o próprio Deus.* Em vez disso, devido à sua elevada posição entre as criaturas de Jeová, o Verbo (ou a Palavra) é chamado de “um deus”. O termo “deus” aqui significa “poderoso”.<br />OBTENHA MAIS FATOS<br />A maioria das pessoas não conhece o grego bíblico. Como, então, você pode saber o que o apóstolo João realmente queria dizer? Pense neste exemplo: um professor explica um assunto aos seus alunos. No final, os alunos entendem a explicação de maneiras diferentes. Como podem resolver o assunto? Talvez pedindo mais informações ao professor. Sem dúvida, aprender fatos adicionais os ajudará a entender melhor o assunto. De modo similar, para entender o sentido de João 1:1, você pode encontrar no Evangelho de João mais informações sobre a posição de Jesus. Aprender fatos adicionais sobre esse assunto o ajudará a chegar à conclusão certa.<br />Por exemplo, veja o que João escreveu no capítulo 1, versículo 18: “Nenhum homem jamais viu a Deus [o Todo-Poderoso].” No entanto, humanos viram Jesus, o Filho, pois João diz: “O Verbo [Jesus] se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória.” (João 1:14, Al) Como, então, o Filho poderia ser parte do Deus Todo-Poderoso? João disse também que o Verbo estava “com Deus”. Mas como pode uma pessoa estar com alguém e, ao mesmo tempo, ser essa pessoa? Além do mais, conforme registrado em João 17:3, Jesus faz uma clara distinção entre ele e seu Pai celestial. Ele chama seu Pai de “único Deus verdadeiro”. E, quase no fim de seu Evangelho, João resume o assunto dizendo: “Estes foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus.” (João 20:31) Note que Jesus não é chamado de Deus, mas sim de Filho de Deus. Essas informações adicionais, fornecidas no Evangelho de João, mostram como João 1:1 deve ser entendido. Jesus, a Palavra, é “um deus” no sentido de que ele tem uma alta posição, mas não é o mesmo que o Deus Todo-Poderoso.<br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1876529298713635350.post-74425543427503463492014-12-24T13:35:56.622-02:002014-12-24T13:35:56.622-02:00Esses evangélicos nem sabem o que significa a pala...Esses evangélicos nem sabem o que significa a palavra "Deus" e já saem criticando as Tjs. Coitados... Vamos ver: <br />Jesus é o Deus Todo-Poderoso?<br />Respostas comuns:<br />▪ “Sim, Jesus é o Deus Todo-Poderoso.”<br />▪ “Jesus foi a manifestação de Deus na carne.”<br />O que Jesus disse?<br />▪ “Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que vou embora para o Pai, porque o Pai é maior do que eu.” (João 14:28) Jesus reconhecia que ele e seu pai não são iguais.<br />▪ “Eu ascendo para junto de meu Pai e vosso Pai, e para meu Deus e vosso Deus.” (João 20:17) Jesus não falou de si mesmo como sendo Deus, mas falou de Deus como sendo uma Pessoa à parte.<br />▪ “Não falei de meu próprio impulso, mas o próprio Pai que me enviou tem-me dado um mandamento quanto a que dizer e que falar.” (João 12:49) A fonte dos ensinamentos de Jesus não era ele; era o Pai.<br />JESUS disse que era o Filho de Deus, não o Deus Todo-Poderoso. Se Jesus era Deus, a quem ele orava enquanto esteve na Terra? (Mateus 14:23; 26:26-29) Com certeza ele não estava apenas fingindo que conversava com outra pessoa.<br />Quando dois dos discípulos de Jesus lhe pediram posições especiais no seu Reino, ele respondeu: “Assentar-se à minha direita e à minha esquerda não é meu para dar, mas pertence àqueles para quem tem sido preparado por meu Pai.” (Mateus 20:23) Será que Jesus estava mentindo quando disse que não tinha autoridade para atender ao pedido deles? Com certeza não! Pelo contrário, ele reconheceu humildemente que só Deus tem autoridade para tomar decisões como essa. Jesus até mesmo explicou que havia algumas coisas que nem ele nem os anjos sabiam, mas apenas seu Pai. — Marcos 13:32.<br />Será que Jesus era inferior a Deus apenas enquanto era homem na Terra? Não. Mesmo depois de sua morte e ressurreição, Jesus é descrito na Bíblia como estando subordinado a Deus. O apóstolo Paulo nos lembra de que “Deus tem autoridade sobre Cristo”. (1 Coríntios 11:3, Bíblia na Linguagem de Hoje) A Bíblia diz que, no futuro, “quando tudo for dominado por Cristo, então o próprio Cristo, que é o Filho, se colocará debaixo do domínio de Deus, que pôs todas as coisas debaixo do domínio dele. Então Deus reinará completamente sobre tudo”. — 1 Coríntios 15:28, BLH.<br />Fica claro que Jesus não é o Deus Todo-Poderoso. É por isso que ele falou de seu Pai como “meu Deus”. — Revelação (Apocalipse) 3:2, 12; 2 Coríntios 1:3, 4.*<br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1876529298713635350.post-27517084756866950592014-10-01T01:22:40.738-03:002014-10-01T01:22:40.738-03:00Caro amigo José Roberto
Podemos perceber por teus ...Caro amigo José Roberto<br />Podemos perceber por teus comentários que as postagens acima não foram lidas e muito menos meditadas. Desta forma fica impossível conversarmos sobre assuntos, que não se harmonizam.<br />Se faz necessário a leitura dos comentários e muito mais dos texto Sagradas, que embasam nossos comentários.<br />A resposta acima já tem as respostas.<br />O Deus Eterno te ilumine<br />Em Cristo<br />WiltonWILTON VILLOTE RODRIGUEShttps://www.blogger.com/profile/00520067317934949316noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1876529298713635350.post-882706389881860562013-11-28T14:48:28.502-02:002013-11-28T14:48:28.502-02:00Alguns dizem que o Antigo Testamento não esclarece...Alguns dizem que o Antigo Testamento não esclarece sobre o espírito santo, e dizem que por isso os Judeus não o conheciam plenamente, ou outros afirmam que ele entendiam de forma errada, e dizem com isso que Deus é uma Trindade - pai,filho, espírito santo em um só Deus, isto significaria dizer que os Judeus não conheciam a Deus, (pois não conheciam uma parte de Deus - a saber o espírito santo). Contudo, isso entraria em conflito com o que Jesus disse sobre os Judeus; ' Nós (os Judeus) adoramos " O QUE CONHECEMOS", porque a salvação se origina dos Judeus." Você não tem dificuldade de entender a personificação de coisas obviamente impessoais, mas tem dificuldade de entender a personificação do espírito santo por já ter um conceito pré- concebido sobre ele. Você citou literatura grega, mas nenhum texto bíblico para refutar a questão de o espírito santo, " Cair" sobre pessoas. Não sou eu quem diz que o espírito santo não tem nome. A Bíblia indica claramente que seres espirituais ( Deus, Jesus e os anjos) têm todos nomes,, mas ela não menciona que o espírito santo, tenha nome. E ele precisaria ter, para distingui-los dos espíritos santos pessoais que existem. Que os seres espirituais tem corpo espiritual definido,fica claro de 1 Coríntios 15;44. Assim, sendo, estão num lugar espécifico por vez. Para ilustrar, um anjo não pode estar ao mesmo tempo em toda parte. Daniel cap. 10 mostra isso; ' Um anjo enviado para dar informações a Daniel foi barrado por um demônio e demorou 21 dias para chegar até Daniel. (Daniel 10;13). Mas temos provas de que o espírito santo não tem corpo definido. Atos 2; 4 afirma;" E todos eles ficaram "CHEIOS" de espírito santo". Havia cerca de 120 pessoas ali ( Atos 1;15)., e todas ficaram ao mesmo tempo cheias de espírito santo. Isso não é uma figura de linguagem, visto que descreve algo que aconteceu real e literalmente. Um anjo não pode ser dividido entre 120 pessoas ao mesmo tempo; só uma força poderia. Para exemplificar, se 120 pessoas ficassem de mãos dadas e uma delas pegassem num fio elétrico desencapado, o que aconteceria? A eletricidade iria envolver todas elas. Isso ilustra a diferença entre uma pessoa espiritual e uma força espiritual. Não se pode afirmar que não exista vento santo ou força santa. Tudo o que vem de Deus é santo. A força que emana dele evidentemente é santa. Apenas a Bíblia não usa tais expressões em relação a tais PALAVRAS. Por outro lado, a Bíblia mostra que o espírito santo é a força ativa de Deus, força essa que é santa. Juízes 14;6 declara; ' O espírito do Senhor apossou-se de Sansão, e ele sem nada nas mãos, rasgou o leão como se fosse um cabrito". Será que devemos entender disso que Sansão foi possuído por um ser espiritual? Os casos de possessão relatados na Bíblia estão relacionados com seres espirituais maus. É óbvio que uma força espiritual envolveu Sansão, dando-lhe condições de fazer algo que seria humanamente impossível. O nosso conceito sobre o espírito santo, que acreditamos ser o conceito da Bíblia, não desmerece em nada o espírito santo nem é uma negação das múltiplas atividades que ele realiza. Aceitamos a operação do espírito na nossa vida, incluindo o desenvolvimento do " fruto do espírito" ( Galátas 5;22,23). O entendimento do que é realmente o espírito santo nos ajuda a compreender como Jeová Deus e Jesus Cristo utilizam essa poderosa força para realizar o próposito Divino.José Roberto de Araujohttps://www.blogger.com/profile/16417538781978768357noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1876529298713635350.post-9263158574865511542013-11-28T10:52:35.548-02:002013-11-28T10:52:35.548-02:00Prezado, Wilton Willote Rodrigues, a palavra grega...Prezado, Wilton Willote Rodrigues, a palavra grega proskyneo, significa mesmo o quê? E que relação tem a cultura da época com relação a proskyneo?José Roberto de Araujohttps://www.blogger.com/profile/16417538781978768357noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1876529298713635350.post-21505809402133217382013-11-28T00:54:12.337-02:002013-11-28T00:54:12.337-02:00Estimado José Roberto
O Amor de Cristo nos constra...Estimado José Roberto<br />O Amor de Cristo nos constrange<br />Com relação a Pessoa do Senhor Jesus, gostaria que assim que fosse possível meditasse em oração sobre os comentários seguir.<br /><br />Jesus adorado pelos anjos!<br /><br />Hb 1:6 é citação de Dt 32:43, que se refere a Yavé<br />se voce tem a TNM de capa verde, poderá ler em Hebreus 1:6 que é a citação de Dt 32:43 no final diz:<br /> "e todos os anjos de Deus o adorem".<br /><br />Este verso foi preservado nos MANUSCRITOS DO MAR MORTO e pode ser vista no comentário da Nova versão Internacional . Também consta na Septuaginta como pode ser verificado na TNM com referências, no texto de Dt 32:43 (clik na figura lá embaixo)<br /><br /><br />PELO CONTRÁRIO HB 1:6 QUE É CITAÇÃO DE DT 32:43, PRESENTE NA SEPTUAGINTA (BAGSTER) E EM MANUSCRITOS DO MAR MORTO 4Q Dt (rolo do mar morto encontrado na caverna numero 4<br />- ver TNM COM REFERENCIAS!<br />Dt 32:43 (LXXE) Rejoice, ye heavens, with him, and let all the angels of God worship him; {1} rejoice ye Gentiles, with his people, and let all the sons of God strengthen themselves in him; for he will avenge the blood of his sons, and he will render vengeance, and recompense justice to his enemies, and will reward them that hate him; and the Lord shall purge the land of his people. {1) Ro 15:10}<br /><br />TRADUÇÃO:<br />"REGOZIJAIVOS CÉUS, COM ELE, E TODOS OS ANJOS DE DEUS O ADOREM..."<br /><br /><br /><br /><br /><br />Jesus recebeu adoração mesmo quando estava na forma humana mortal (Mt 2:11; 8:2; 9:18; 15:25; 21:15,16; Lc 19:38-40; Jo 9:38; etc.) e após ressuscitado (Mt 28:9 ). Pois deve ser adorado de igual modo como o Pai (Jo 5:23; 16:14; Hb 1:6; II Pe 3:18; Fl 2:10,11; Ap 5:11-14).<br />A palavra adorar (proskyneo) se refere à adoração a Deus Pai (Mt 4:24; Jo 4:24), ao diabo (Lc 4:7; Mt 4:9), aos anjos (Ap 22:9), aos homens (Ap 14:9; At 10:25), aos ídolos (At 7:43; Ap 16:2) e à Jesus Cristo. <br />A TNM quando se refere a Cristo traduziu esta palavra por “prestar homenagem” e nos outros casos por “adorar”, isto ocorreu porque até 1954 as Testemunhas de Jeová ensinavam a adoração a Jesus Cristo.poca do Na é N.T. não se usava mais prostrar diante de um homem como no A.T. Se prostrar diante de um homem no N.T. é adoração (At 10:25,26). Só Deus pode ser adorado. <br /><br />Veja o que diz a revista Sentinela em inglês[ The Watchtower, julho de 1898, p. 4]: “Sim, cremos que Nosso Senhor Jesus enquanto esteve na terra foi realmente adorado e corretamente assim procedido”<br /><br />A luz do Altíssimo brilhe sobre nós<br />Em Cristo<br />WiltonWILTON VILLOTE RODRIGUEShttps://www.blogger.com/profile/00520067317934949316noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1876529298713635350.post-41056689829447135312013-11-28T00:31:52.714-02:002013-11-28T00:31:52.714-02:00Estimado José Roberto
Paz te seja multiplicada
A s...Estimado José Roberto<br />Paz te seja multiplicada<br />A seguir medite com atenção , examinando as Santas Escrituras para que possas contestar se achar necessário, de colocações sobre o Espirito Santo na ótica Cristã, com base na Palavra de Deus.<br /><br />O Espírito Santo é um espírito?<br />Interessante é que as TJ reconhecem que Deus é espírito Jo 4:24; que os anjos são espíritos Hb 1:14; que os demônios são espíritos Lc 4:35-36; reconhecendo que todos eles são seres pessoais, porém dizem que o Espírito Santo é uma ‘força’, isso é coerente?<br /><br />A questão do artigo definido<br /> Em João 1 nos versículos 6, 12 e 18 'Deus' no grego está também sem o artigo definido, será então que Deus Pai não é uma pessoa? Indicaria isso ausência de personalidade?<br /><br />A questão da expressão ser batizado no Espírito Santo <br />Gl 3:27 e Rm 6:3 falam do batismo em Cristo [do qual o batismo em água é símbolo] que acontece quando a pessoa através da habitação do Espírito Santo passa a pertencer a Cristo. Será que Cristo não é uma pessoa? Pois o corpo governante diz que a expressão batismo não é apropriada a uma pessoa!!! <br /><br />A questão de ser derramado, ou cair etc.<br />Paulo usou a expressão libação (ser derramdo como oferta)<br />2 Timóteo 4:6 Porque eu já estou sendo oferecido {Gr. derramado como libação} por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo<br />usando da simbologia do Espirito Santo como chuva a bíblia fala de cair o Espírito Santo (ver símbolos abaixo)<br /><br />Atos 10:44 Ainda Pedro falava estas coisas quando caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.<br />Atos 11:15 Quando, porém, comecei a falar, caiu o Espírito Santo sobre eles, como também sobre nós, no princípio<br /><br /><br />A questão de ver ou não o Espírito Santo:<br />O fato de Estevão não ter visto o Espírito Santo não prova que ele não seja uma pessoa ou Deus. Esse é o argumento do silêncio. Dizer isso é ir além do que está escrito 2 Co 4:6" não ultrapasseis o que está escrito" <br />O corpo governante diz que nas visões do trono não se viu o Espírito Santo. Na verdade Deus Pai é invisível e ninguém o viu na usa essência, mas apenas em teofanias mesmo nos casos de visões do trono de Deus (manifestações visíveis)<br /><br /><br />1 Timóteo 6:16 o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém!<br />Colossenses 1:15 Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;<br /><br />1 Timóteo 1:17 Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém<br />Veja as teofanias:<br /><br />Isaías 6:1 No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo.<br />Na verdade a Bíblia diz sim que João viu Jesus na forma de um animal (todas as vezes no livro do apocalipse), um cordeiro, o que não é uma pessoas!!) e viu o Espírito Santo na forma de olhos e tochas de fogo<br />Apocalipse 5:6 Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra.<br /><br />Apocalipse 1:4 João, às sete igrejas que se encontram na Ásia, graça e paz a vós outros, da parte daquele que é, que era e que há de vir, da parte dos sete Espíritos que se acham diante do seu trono<br />Apocalipse 4:5 Do trono saem relâmpagos, vozes e trovões, e, diante do trono, ardem sete tochas de fogo, que são os sete Espíritos de Deus.<br /><br />Deus te ilumine<br />No amor de Cristo<br />WiltonWILTON VILLOTE RODRIGUEShttps://www.blogger.com/profile/00520067317934949316noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1876529298713635350.post-39857970792763666612013-11-27T23:52:52.150-02:002013-11-27T23:52:52.150-02:00Estimado José Roberto
Paz seja contigo
Infelizment...Estimado José Roberto<br />Paz seja contigo<br />Infelizmente, tudo leva a crêr que o amado do Senhor não leu nossa postagem acima e nem a contestou.<br />Sobre a personalidade do Espirito Santo, pelo que esta exposto em muitas páginas deste blog. Já é suficiente para a conclusão de Sua Personalidade.<br />Deus te abençóe<br />Em Cristo<br />WiltonWILTON VILLOTE RODRIGUEShttps://www.blogger.com/profile/00520067317934949316noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1876529298713635350.post-89331879790608049702013-11-25T20:11:26.956-02:002013-11-25T20:11:26.956-02:00A palavra heloim é definida como; " (Deus,deu...A palavra heloim é definida como; " (Deus,deus,deuses(2) Governantes, Juízes , anjos, (3) Pi. intensivo- deus,deusa.(http.//.www.biblicalheritage.org/linguistic/HL/1-A/elohiym.htm). Para elohim segundo a definição do respeitado, Brown Driver Briggs, Léxico hebraico inglês; "(A) Governantes, Juízes, quer como representantes divinos em lugares sagrados ou como refletindo majestade divina ou poder.(B) Divinos, seres humanos poderosos, incluindo Deus e anjos. (C) Anjos. O Salo 82;1 diz; " preside na grande assembléia e julga entre os Deuses." Se refere a juízes humanos e os chama de Deuses." O Salmo 82;6, prossegue na mesma linha; " Vós sois Deuses e todos vós sois filhos do Altissímo." Estes e inúmeros textos evidenciam que a palavra hebraica elohim, Deus/deuses é aplicado pelos judeus tanto em escritos da Bíblia sagrada, como também em escritos extra bíblicos como se referindo a deidades secundárias sem que isso comprometesse o monoteismo judaico. Portanto, se referir a Jesus Cristo como um Deus , está em harmonia com as escrituras.!José Roberto de Araujohttps://www.blogger.com/profile/16417538781978768357noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1876529298713635350.post-43083433024562657672013-11-25T14:25:14.367-02:002013-11-25T14:25:14.367-02:00(continuação) - Números 27;16; " Que Jeová, o...(continuação) - Números 27;16; " Que Jeová, o Deus dos ESPÍRITOS DE TODA SORTE DE CARNE, designe sobre a assembléia um homen." Quem acha que espírito é um ser pessoal consciente dentro do ser humano, que sai com conciência e individualidade e vai para o domínio espiritual ( céu, inferno, limbo, purgatório, etc), por certo ficaria intrigado ao saber que os animais irracionais também têm espírito, comforme o texto acima. Para onde vai o espírito dos animais? - Lucas 23;46; " E Jesus exclamou com voz alta e disse; " Pai, ÀS TUAS MÃOS CONFIO O MEU ESPÍRITO".Dizendo isso expirou." - Quem concebe o espírito como exposto loga acima concluiria deste texto que Jesus, como pessoa espiritual, subiu ao pai naquele instante. Foi assim que um evangélico de denominação Batista certa vez se expressou sobre esta passagem. Dai, ele concluiu que a ressurreição de Cristo a partir de três dias depois significou que o espírito de Jesus retornou a terra. Mas, quão grande foi a surpresa dele quando lhe foi mostrado o texto de João 20;17, que relata o que Jesus Disse após a sua ressurreição; " Ainda não subi para meu pai". - Atos 7;59; " Estevão dizia; " Senhor Jesus, recebe meus espírito". Será que Estevão ao ter morrido, naquele momento foi ressussitado como ser espiritual e subiu ao céu para estar ao lado de Jesus? Como então conciliar esta conclusão com o que Paulo disse em 1 Coríntios, de que a ressurreição para a vida celestial somente ocorre durante a presença (parousia) de Cristo, a qual evidentemente não havia começado naquela época? - 1 Coríntios 15;22,23, 42-44. Ademais, quem acredita que o espírito santo é uma pessoa que faz parte da Trindade formada dele mesmo, junto com o pai e o filho precisaria explicar por que o pai recebe um nome distintivo- Jeová- (cerca de 7000 vezes), e o filho recebe um nome distintivo - Jesus Cristo- (que ocorre cerca de 900 vezes), mas o NOME DO ESPÍRITO SANTO NÃO OCORRE NENHUMA VEZ NA BÍBLIA!. Juízes 14;6; " O ESPÍRITO DO SENHOR APOSSOU-SE DE SANSÃO, e ele, sem nada nas mãos, rasgou o leão como se fosse um cabrito" (NM). Será que devemos entender que Sansão foi possuído por uma pessoa espiritual? Os casos de possessão relatados na Bíblia , estão relacionados com seres espirituais maus. ( Mateus 8;16 ; 9;32; 12;22; Lucas 8;29; Atos 19;16). Não encontramos nenhum relato que mencione uma pessoa espiritual da parte de Deus possuindo um corpo de um ser humano. Então, como conciliar a alegação de que o espírito santo é uma pessoa, com o fato de que ele apossou-se de Sansão? - Estes poucos exemplos , ilustram a importância do correto entendimento dos diversos uso que a Bíblia faz do termo " espírito" dentro do correspondente contexto, provando assim que o espírito santo não é um ser pessoal!.José Roberto de Araujohttps://www.blogger.com/profile/16417538781978768357noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1876529298713635350.post-781369923512508962013-11-25T13:52:23.541-02:002013-11-25T13:52:23.541-02:00Vamos observar os diversos usos que a Bíblia faz, ...Vamos observar os diversos usos que a Bíblia faz, como um todo sobre a palavra espírito, visando extrair os elementos mais aprofundados sobre a palavra espírito, no que tange ao entendimento sobre o espírito santo.Ao estudarmos sobre o espírito, não podemos afirmar que tal estudo está completo; (1) " A ciência Bíblica assim como as demais é progressivamente entendida a medida que os estudiosos aprendem os resultados progressivos de suas pesquisas; e outros estudiosos constroem sobre as mesmas. (2) Alguns usos da palavra espírito quer nas Escrituras Hebraicas (Velho Testamento), quer nas Escrituras Gregas Cristãs (Novo Testamento), são de difícil interpretação, dadas as nuanças sutis que existem, entre alguns usos deste termo. O estudo sobre a Pneumatologia é fascinante. Para se entender passagens Bíblicas que usam o termo espírito (rúahh em hebraico e pneúma em Grego), é necessário compreender os vários significados dessa palavra polissêmica. Inclusive, verdades fundamentais, como a real condição dos mortos, a esperança da ressurreição, o próposito de Deus para com a terra só podem ser compreendidas quando se entende o que é o espírito que há no ser humano. Ademais as várias atribuições que a Bíblia dá ao termo espírito , ajudam no correto entendimento sobre o espírito santo. Para ilustrar essa verdade segue abaixo algumas passagens bíblicas que mencionam " espírito' e o equivoco que pode resultar da falta de conhecimento de seus vários significados. 1 Samuel 30;12 ; ' (Davi) comeu e SEU ESPÍRITO LHE RETORNOU; pois não tinha comido pão nem bebido água por três dias e três noites." - Para quem entende espírito como sendo um ser dentro de cada um, que é liberado do corpo quando a pessoa morre, ou que o seu signifcado se restringe apenas há uma força de vida, tal pessoa concluiria que, depois de comer, Davi reviveu (foi ressucitado ou reencarnou). Mas, isto sucitaria a intrigante questão; " como pôde ele comer se estava morto?José Roberto de Araujohttps://www.blogger.com/profile/16417538781978768357noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1876529298713635350.post-6390589995698262072013-11-25T10:37:03.399-02:002013-11-25T10:37:03.399-02:00Pense bem, Ninguém tem qualquer dúvida que YHVH, e...Pense bem, Ninguém tem qualquer dúvida que YHVH, e Jesus Cristo são dois seres distintos e literais, porque isto está claro nas escrituras. Mas, já o espírito santo que seria supostamente terceira pessoa co-igual da trindade divina não possui esta mesma caracteristica dos outros dois, pois é possível chafurdar a cabeça de qualquer um sobre esse assunto, e no fim há mais contra para o espírito ser uma pessoa, do que prós. A omissão do espírito santo no livro de Apocalipse é flagrante. Não existe índicio de adoração a ele nas escrituras, nem nome pessoal ele tem. Mateus 28;19; ' Batizando-as em o nome do pai(Jeová) , do filho(Jesus Cristo) e do espírito santo ( QUAL??????)". O Nome identifica um ser pessoal. Lembrando que todo nome Bíblico tanto no Hebraico e No Grego tem significado, qual o significado do espírito santo, se nem nome pessoal possuí.O pior cego é aquele que não quer ver!José Roberto de Araujohttps://www.blogger.com/profile/16417538781978768357noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1876529298713635350.post-63318230673844798182013-11-21T08:54:12.177-02:002013-11-21T08:54:12.177-02:00Estimado José Roberto
O Eterno te ilumine
Já verif...Estimado José Roberto<br />O Eterno te ilumine<br />Já verificamos vários textos sagrados e creio que fostes feliz em deixar claro que as vezes temos que admitir que personificação não ´o mesmo que personalidade, porém os textos que se referem ao Espirito Santo pelo contexto de toda Escritura fica claro que O mesmo é uma personalidade<br />Recordemos um pouco a seguir, não fugindo de seu importante comentário acima.<br />Títulos Divinos do Espirito Santo:<br />Deus At.5.3-4<br />Senhor 2 Co.3.16-18<br /><br />OBS: a TNM diz Jeová é o Espirito; então comparemos:<br /><br />YAHWEH At.7.51 com 2 Rs.17.14<br />Jz 15.14 Com 16.20<br />Ex.17.7 com Hb.3.7,9<br />At.28.25-26 com Is.6. 8-9<br /><br />Conclusão: O Nome Pessoal do Espirito Santo é YAHWEH<br /><br />Outro Consolador ( ÀLLOS ) Mesma natureza , do mesmo tipo. Se fosse UMA FORÇA , a palavra seria ( HETERON ). Componentes, essência de uma PERSONALIDADE, não se trata de PERSONALIZAÇÃO<br />Deus ilumine nossas mentes e corações<br />Em Cristo<br />Wilton<br />WILTON VILLOTE RODRIGUEShttps://www.blogger.com/profile/00520067317934949316noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1876529298713635350.post-83106031510749547902013-11-18T02:53:57.724-02:002013-11-18T02:53:57.724-02:001. Deus não tem força total de poder, pois ela é i...1. Deus não tem força total de poder, pois ela é infinita. Se Deus tivesse um X de força total final Ele seria um ser com certo limite.<br />2. Não é correto dizer que Deus sabe de tudo o que deseja saber. Ele já sabe de tudo. E por que sabe de tudo? Porque o tudo é limitado, e Deus não é. É o ilimitado conhecendo o limitado. Um Deus que não sabe e deseja saber algo não sabe de tudo. É um "deus" que um dia não sabia de nada, pois sempre, desde a eternidade, descobriu algo. Isto é ridículo!<br />3. Deus criou Adão e Eva sabendo que eles pecariam. Mesmo assim os criou porque Ele sabia que muitos descendentes de Adão e Eva seriam salvos.<br />4. Deus é mistério sim! Quantas coisas não conseguimos compreender sobre Deus! Como Ele não tem princípio? Como ele multiplicou pães e peixes? Conhecer a Deus é uma coisa, explicá-lo é outra. E o que conhecemos é pouco, segundo Jó, apenas as beiradas de seus caminhos. - Jó 26:14.<br /><br />Tudo o que o rapaz falou visa provar que Deus não sabia que Adão e Eva pecariam. As TJs ensinam que Deus possui sabedoria seletiva: Ele sabe o que Ele quiser saber. Nós cremos que Deus já sabe de tudo, pois como o Criador do tempo, Ele está em todos os momentos do tempo AO MESMO TEMPO, portanto, nada pode surpreendê-lo.<br />WILTON VILLOTE RODRIGUEShttps://www.blogger.com/profile/00520067317934949316noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1876529298713635350.post-65494065451300375912013-11-15T20:15:00.081-02:002013-11-15T20:15:00.081-02:00" O mesmo se dá com relação ao espírito santo..." O mesmo se dá com relação ao espírito santo falar,testemunhar, etc, trata-se evidentemente de uma personificação, (prosopopéia). Quanto ao texto de 2 Corintios 3;17, o versículo NÃO DIZ, que o Senhor (Jeová) é o espírito santo. Antes, diz que o SENHOR É ESPÍRITO", (AL,ACRF), ou o " SENHOR É O ESPÍRITO, " (ALA,IBB), nesta acepção,espírito refere-se a uma pessoa espiritual.. Contudo, o artigo definido mostra que Jeová não é apenas um ser espiritual, como suas criaturas celestiais. Ele é o ESPÍRITO num sentido único e singular, como o Deus Todo-Poderoso e magestoso criador. Acontece que os Trinitaristas deixaram de citar a continuação do versículo, que menciona o " ESPÍRITO DO SENHOR".(AL,ACRF,IBB,ALA), Uma vez que este segundo ESPÍRITO É DO SENHOR - ou seja, a ele pertence;é sua propriedade - tal " ESPÍRITO" ( ainda que colocado com inicial maiúscula), não pode ser o próprio SENHOR DEUS.Atos 2;17 , declara; " E acontecerá nos últimos dias, diz o SENHOR, (DEUS, AL,ACRF), que derramarei do meu ESPÍRITO sobre toda a carne." ( ALA,IBB).Uma vez que Deus diz; " DO MEU ESPÍRITO, ele está se referindo a algo dele, que lhe pertence, mas não a ele próprio, pois ele não disse; " DERRAMAREI A MIM MESMO". Pelo visto, por esta razão, há Traduções que colocam espírito com inicial minúscula neste texto. ( The New American Bible; Sociedade Bíblica Britânica), trata-se cristalinamente de energia que dele emana, SEU ESPÍRITO SANTO OU FORÇA ATIVA. Portanto, veja como é perigoso acreditar em "falsas exegeses", que estão construidas em argumentos falaciosos, totalmente inverossímeis. Nortear a sua vida por tais ensinos desemcaminhantes evidentemente não significa, " adorar o pai com espírito e verdade",caracteristica vital para os a quem Jesus Cristo chamou de " VERDADEIROS ADORADORES".- João 4;23.José Roberto de Araujohttps://www.blogger.com/profile/16417538781978768357noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1876529298713635350.post-28708828716736520542013-11-15T18:37:17.401-02:002013-11-15T18:37:17.401-02:00TODAS as maiores autoridades na língua grega SÃO T...TODAS as maiores autoridades na língua grega SÃO TRINITARIANOS. Então não adianta você ficar fazendo estas montagens que ao invés de provar o seu ponto de vista deixam transparecer a sua pouca familiaridade com o grego e com as escrituras. O seu texto ao tentar defender esta mentira é confuso porque está forçando a barra. Não estou julgando sua capacidade intelectual, mas da maneira como desenvolveu o assunto está devendo muito afim de provar o seu argumento. É evidente que a expressão "derramar" o Espírito ou o Espírito "caiu", não podem ser interpretadas literalmente, significando a manifestação inicial do Espírito. Ser cheio do Espírito de maneira nenhuma disaprova a sua personalidade, assim como os possessos estavam cheios de dêmonios que eram espíritos que estavam falando através das cordas vocais dos possessos, assim como o Espírito Santo falou através dos profetas e apóstolos. 1 Co. 12:11- "Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas repartindo particularmente a cada um COMO QUER" ("quer", do grego "boulomai", lê-se "bulamai", significando, "querer deliberadamente", "ter um propósito", "arbítrio"). "PARECEU" bem ao Espírito Santo e a nós..." At. 15:28. A palavra "PARECEU" do grego "dokeo", neste texto significa, "pensar, ser de opinião, supor." Não se pode interceder, entristecer-se, ensinar, testemunhar ao coração do crente, convencer do pecado, da justiça e do juízo, figuradamente. Não se pode exercitar qualidades morais simbólicamente. Até os objetos inanimados quando usados como prova tem de ser manipulados por uma inteligência. Para se provar a impersonalidade do Espírito Santo precisaria haver a ausência de quaisquer atributos morais relacionados à ele. Não só os atributos mas também a exteriorização deste atributos usando sua plena VONTADE, como demonstrado pelo rexto de 1 Co. 12:11. O seu argumento não está passando pelas claras declarações das escrituras, ao tentar inverter o processo usando metáforas e símiles para anular as manifestações de ordem cognitiva e moral exercidas pelo Espírito Santo.PAULO CADIhttps://www.blogger.com/profile/09763453240626111546noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1876529298713635350.post-37519242369715418082013-11-14T18:26:55.051-02:002013-11-14T18:26:55.051-02:00Devemos ter cuidado com a falsa exegese na interpr...Devemos ter cuidado com a falsa exegese na interpretação do espírito santo. Por exemplo, na questão envolvendo o derramamento do espírito santo, os textos que usam o mesmo verbo derramar com Paulo e Jesus Cristo não pode ser usados.. Por que podemos dizer isso? Porque nos casos envolvendo Paulo, e Cristo, tais pessoas são mencionadas como sendo derramadas COMO ALGO QUE SE DERRAMA. Observe os textos usados pelos proponentes da personalização do espírito santo, mas agora sendo transcritos com o complemento que esclarece essa questão; " Mesmo que eu esteja sendo derramado COMO OFERTA DE BEBIDA..." Filipenses 2;17, (NM). " Pois já estou SENDO DERRAMADO COMO OFERTA DE BEBIDA..." 2 Timotéo 4;6 (NM). " Fui DERRAMADO COMO ÁGUA". - Salmo 22;14 (NM). Portanto, nos casos mencionados, analisando as Traduções da Bíblia, trata-se de um SÍMILE, " figura que compara duas coisas essencialmente dessemelhantes, atribuindo-lhes caracteres comuns". (Michaelis) O Símile não tem por finalidade provar personalidade ou a ausência dela. Apenas visa fazer uma comparação, assim como a metáfora. Já no caso do derramamento do espírito santo, não ocorre símile. A Bíblia não diz que o " espírito santo" é derramado COMO ALGO QUE SE DERRAMA.Não. Ser derramado é uma caracteristica própria do espírito santo, o que configura que tal espírito é a impessoal força ativa de Deus. Mas, o verbo DERRAMAR poderia ser aplicado a uma força - uma energia? Sim. O Dicionário Michaelis define " derramar" ( entre outras conotações) como " espalhar-se", " difundir-se", " repartir" e "propagar". Todas essas definições citadas aqui pode descrever uma energia em atividade. Números 11;17,25,26. Hebreus 2;4. Em plena consonância com isso, o verbo grego ( ekkhéo ou ekkhýnnomai) (derramar) tem o sentido de conceder e distribuir em grande parte". ( The New Greek Lexicon, sétima edição., 2001). Por outro lado o verbo grego usado nos dois textos citados pelos trinitaristas ( Filipensses 2;17 e 2 Timotéo 4;6) NÃO USA esse verbo, e sim o verbo spéndo, que significa oferecer uma libação ou oferta líquida. ( Léxico do Novo Testamento Grego/ Português de Gingrich e Danker (G.D). Esse verbo ocorre somente nestes textos; Filipenses 2;17; 2 Timóteo 4;6. Portanto, além de o símile impedir o uso de destes textos para tentar a clara impessoalidade do espírito santo, o mau uso dos mesmos também demonstra desconhecimento da língua grega. É verdade que na septuaginta grega, no Salmo 22;14 (21;15 LXX), ocorre o verbo grego, na frase, ( oseí hýdor ecsekhythen), literalmente; " Como água fui derramado". Contudo, a partícula grega (oseí) denota comparação, significando; " COMO, SEMELHANTEMENTE, ALGO COMO," (GD) estabelecendo o símile. Portanto, não há nenhuma base línguistica, muito menos bíblica, para usar estes textos como tendo alguma semelhança com o derramamento do espírito santo. Na questão de " ENCHER", o texto citado de Efésios 1;23; , nas versões de Almeida, é traduzido preponderantemente por " cumpre tudo em todos", (AL, A CRF,IBB), sendo somente na Almeida Atualizada traduzido por " a tudo enche todas as coisas"? (ALA) Mas, o ponto é que este texto não afirma que Deus enche tudo com ele mesmo. A Bíblia diz que os "céus dos céus não pode conter a Deus" (1 Reis 8;27). Se nem o universo físico pode comportar a presença de Jeová em pessoa, muito menos nós! Então como Jeová preenche todas as coisas? ( Efésio 1;23 (NM) ) Do modo como a Bíblia aponta; com o seu espírito santo. - Lucas 1;15,67 ; 4;1; ; Atos 2;4; 4;8,31; 6;3 ; 7;55; 9;17; 11;24; 13;9; Efésios 5;18.José Roberto de Araujohttps://www.blogger.com/profile/16417538781978768357noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1876529298713635350.post-2844104021017039842013-11-14T10:12:29.066-02:002013-11-14T10:12:29.066-02:00Tem-se por exegese os comentários explicativos de ...Tem-se por exegese os comentários explicativos de textos bíblicos. Quando tal explanação está em plena harmonia com a bíblia como um todo, pode-se dizer que tal exegese está bem fundamentada, tendo o respaldo das escrituras. Contudo, nem toda explicação de textos bíblicos harmonizam-se com o contexto imediato ou mediato. Neste caso tal exegese, é sofismática, enganadora e desencaminhante.Para ilustrar o teor disso, podemos observar a base da pneumatologia, especificamente no que concerne ao termo espírito santo, ao passo que outra vertente afirma a personalidade do mesmo. O que está escrito aqui, traz a tona ambos os conceitos divergentes e seus respectivos argumentos, dentro de uma mesma ramificação temática.Assim, a pessoa imparcial poderá analisar qual conceito se respalda nas escrituras e qual deles constitui mera "exegese" falsa.Vejamos o que diz a proposição dos impessoalizadores do espírito santo; " É do conhecimento de todos que os defensores da impessoalidade do espírito santo usam textos tais como; Atos 2;4,33 para demonstrar bíblicamente esse ensino; Vejamos a transcrição destes versículos; " Todos ficaram cheios do espírito santo.". Atos 2;4 (NM). " A este Jesus Deus ressucitou, fato de que todos nós somos testemunhas.Portanto, visto que ele foi enaltecido a direita de Deus e recebeu do pai o prometido espírito santo, derramou isto o que vedes e ouvis." Atos 2;33 (NM). O racíocinio é o seguinte;" Visto que o espírito santo encheu cerca de 120 díscipulos ao mesmo tempo, como poderia tal espírito ser uma pessoa? E o fato do espírito santo ser " DERRAMADO" faia dele "algo' e não "alguém", visto que uma pessoa não poderia ser derramada. Por entenderem que o tal espírito é uma força, ou energia impessoal, os impessoalizadores do espírito santo, usam tal expressão com iniciais minúsculas;" espírito santo." No entanto, os personalizadores do espírito santo contra-ataca dizendo; " Tendo em foco a linha de racíocinio acima, os que asseveram a personalidade do espírito santo afirmam que, se o derramamento do " espírito santo' constituisse prova contra sua personalidade, então o apóstolo Paulo não seria uma pessoa, uma vez que Paulo escreveu sobre sí mesmo; " Eu estava sendo derramado" - Filipenses 2;17. (NM). " Já estou sendo derramado." - 2 Timotéo 4;6 (NM). - Cristo em adição a uma profecia do antigo testamento, que diz respeito a ele mesmo diz;" Fui derramado como água." - Salmo 22;14 (NM). Assim, arrazoam;" Tendo em vistas estes textos se formos aplicar os argumentos dos que defendem a impessoalidade do espírito santo, tanto Paulo como Jesus seriam também uma simples força impessoal. Com relação a argumentação com foco na descrição do espírito santo, como enchendo pessoas, os afirmadores da personalidade de tal espírito argumentam que;" ao invés de isso ser prova da natureza impessoal do espírito santo, seria antes uma prova de que ele é o próprio senhor Deus. Afinal, ele é quem ele é quem " a tudo enche todas as coisas." - Efésios 1;23, que cumpre tudo em todas as coisas." Fecham a argumentação com 2 Coríntios 3;17, que declara; " O Senhor é o espírito".- ACRF. Tendo em vista as duas preposições mencionadas, algumas pessoas poderão ficar confusas quanto a que lado está a verdade. Seria o derramamento do " espírito santo" e a descrição dele como enchendo pessoas uma mera figura de linguagem, como evidentemente é no aso de Jesus e de Paulo? Ou tal linguagem descritiva seria literal no caso do " espírito santo", indicando que a argumentação com base nos exemplos de Jesus e de Paulo não se aplicam no caso do " espírito santo"?.José Roberto de Araujohttps://www.blogger.com/profile/16417538781978768357noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1876529298713635350.post-84030961670658147802013-11-13T16:49:19.607-02:002013-11-13T16:49:19.607-02:00"Paulo afirmou que ninguem sabe as coisas de ..."Paulo afirmou que ninguem sabe as coisas de Deus senão o Espírito de Deus, assim como o só o espírito do homem sabe o que nele está. Só que o Espírito está em ordem relacional com o Pai, como bem apresenta os texto de 1Co. 2:10 em diante, mostrando que o Espírito sonda as profundezas de Deus. Algo impessoal NÃO faz isso."<br /><br />Lucas 11: 49, pode muito bem ser entendido que, a sabedoria é o próprio Espirito Santo de Deus. Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/05769647959454318899noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1876529298713635350.post-82205622108453116532013-11-13T15:22:41.847-02:002013-11-13T15:22:41.847-02:00Realmente, pela mesma razão de Jeová Deus ser a fo...Realmente, pela mesma razão de Jeová Deus ser a fonte do espírito santo, as escrituras atribuem a este espírito o que é feito a Deus. É por tal razão que encontramos em Atos 5;3 as palavras do apóstolo Pedro a Ananias; " Por que te afoitou satanás a trapacear o espírito santo...? O versículo seguinte explica; " Trapaceastes não a homens ,mas a Deus". (Atos 5;4). Isto não significa que o espírito santo seja Deus, pois Jesus referiu-se a tal espírito como sendo o "dedo de Deus". (Lucas 11;20). O dedo de uma pessoa não é a própria pessoa, apenas faz parte desta pessoa e é dirigido por ela. Por esta razão, qualquer dano feito ao dedo de uma pessoa é considerado como tendo sido feto a ela. Mas, em que sentido aquele casal trapaceou o espírito santo?'.Naquela época Jeová, por meio do seu espírito , ou figurativo "dedo", estava movendo os cristãos de corações dispostos a vender suas propriedades para ajudar os seus concrentes necessitados. ( Atos 4;34,35). Ananias, e sua esposa Safira, também venderam uma propriedade,mas não para agir em harmonia com a influência altruista com a qual o espírito santo estava movendo os fiéis. Por desviarem-se do nobre próposito induzido pelo espírito de Deus para um propósito egoista, mesquinho, tal casal trapaceou " figuradamente" tal espírito. Por fazer isso, literalmente "Trapaceou" a Deus, a fonte de tal espírito. Por conseguinte, é meridianamente claro que a personificação do espírito santo é somente um recurso línguistico e não um suporte teólogico para uma falsa doutrina. PERSONIFICAÇÃO NÃO PROVA PERSONALIDADE. A dificuldade por parte de teólogos da cristandade em entender isso se deve a pesada neblina de obscuridade religiosa que foi legada pelos que apostataram do primitivo cristianismo.É , portanto, necessário se despojar do orgulho da batina e do diploma de teologia e ' aceitar com brandura a implantação da palavra que é capaz de salvar as vossas almas'. - Tiago 1;21. Em Atos 13;2, lemos; " O espírito santo disse; " Dentre todas as pessoas, separai-me Barnabé e Saulo para a obra que os chamei." Aparentemente, este versículo mostra que o espírito santo dá ordens e envia pessoas, mas comparando com Lucas 11; 49, nós podemos ver apenas mais um exemplo de personificação, o versículo diz; " Por esta razão a sabedoria de Deus também disse; " Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, e eles matarão e perseguirão a alguns deles.' Aqui é demonstrado , que de modo similar a sabedoria também, "fala e envia". Portanto, deveriamos com isso entender que a sabedoria é uma pessoa? Óbvio que não. Portanto, de fato, personificação não prova personalidade.José Roberto de Araujohttps://www.blogger.com/profile/16417538781978768357noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1876529298713635350.post-6983179735833011332013-11-12T11:35:49.181-02:002013-11-12T11:35:49.181-02:00meu DEUS, não conseguem discernir uma coisa da out...meu DEUS, não conseguem discernir uma coisa da outra...<br /><br />eles carecem de contexto... <br /><br />"Devido ao conceito prevalecente entre os membros da cristandade, de que o espírito santo é uma pessoa, muitos encaram a personificação desse espírito como evidência de personalidade. Tais pessoas desconsideram que as mesmas expressões são usadas para outras coisas impessoais" (como eram limitados os nossos irmão do passado, que não conseguiram discernir uma coisa da outra, inclusive os mestres da igreja). <br /><br />toda a igreja estava errada, os apostolo não corrigiram esse erro, os pais da igreja, muitos contemporâneos dos apostolo, também não.<br /><br />e pareceu bem ao Espirito Santo dar esse conhecimento somente muitos seculos depois aos TJ., nossa.... <br /><br /> <br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/05769647959454318899noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1876529298713635350.post-61613906192995149962013-11-12T11:15:28.877-02:002013-11-12T11:15:28.877-02:00"Interessante mais ainda é que nessa sua teor..."Interessante mais ainda é que nessa sua teoria, Deus criaria ALGO onipresente, mas ele mesmo não pode ser. Mas se essa força está NELE logo ele deveria ser onipresente..."<br /><br />verdade eles definem deus, segunda a sua imagem e semelhança, serem finitos presos ao tempo e espaço.<br /><br />ora DEUS está fora do tempo e espaço, foi ELE que os criou.<br /><br />"Realmente, a força ativa de Jeová, ou seu espírito santo, pode estar em todos os lugares, permitindo que ele veja tudo e realize seu propósito de um local fixo, sua “santa habitação” nos céus.”<br /><br />vejam o que eles dizem, DEUS esta contido por sua criação, é absurdo do absurdo. <br /><br />Então, antes DELE criar todas as coisas, onde ELE estava??? Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/05769647959454318899noreply@blogger.com