Introdução
1) O termo
“doutrina” tem um sentido amplo e uma específico. O sentido amplo é que doutrina
significa simplesmente um “ensino”1.
Todo processo de ensino, é um processo de doutrinação. Acontece que pensamos
mais no ensino como meios pedagógicos do que propriamente no conteúdo do
ensino, o que é a doutrina propriamente dita. Mas esse termo recebe forte
definição estrita no campo da fé. Doutrina tem têm sua identificação com o padrão de identidade que certo
segmento religioso defende. Pode assim significar tanto o ato de ensinar os
dogmas, ou a identidade doutrinária, bem como o ensino dado como exercício. As
pessoas admiravam doutrina de Jesus
(Mt 7.28).
2) O termo
“dogma”, é uma doutrina baseada em alguma autoridade reconhecida2. Está relacionado com uma
doutrina que ultrapassa o tempo e as barreiras denominacionais pela causa do
cristianismo histórico. A importância do dogma é fundamental para uma rápida
identificação do que a pessoa crê em relação a assuntos essenciais. Podemos
dizer que a doutrina da Trindade, as duas naturezas de Cristo, seu nascimento
virginal, a Bíblia como Palavra de Deus, são dogmas do cristianismo como um todo.
E podemos incluir que a salvação pela graça por meio da fé é de fato um dogma
protestante.
3) No contexto
do Presbiterianismo, o leque doutrinário é amplo, e esse é o escopo deste
estudo. Vamos mencionar os ‘documentos’ que mostram as doutrinas que os
presbiterianos devem crer, para que possam ser considerados realmente
presbiterianos3. Sabemos
que a Bíblia é a única fonte da fé presbiteriana, os tais documentos,
sintetizam e/ou sistematizam as crenças que estão espalhadas pelas Escrituras
Sagradas. Na herança cristã, temos os Credos – Apostólico,
Nice-Constantinopolitano, Atanasiano e de Calcedônia. Tais credos expressão
ensinos relacionados à Divindade Bíblica.
4) Como
protestantes reafirmamos a máxima dos cinco Solas
(ou somente) – Somente a Escritura, Somente a Fé, Somente Cristo, Somente a
Graça, a Glória Somente a Deus. Embora não exista um documento assim
codificado, é um consenso universal do protestantismo. E por último, temos como
uma sistematização, as doutrinas Reformadas nos documentos de Westminster –
Confissão de Fé, Catecismo Maior e o Breve Catecismo. Existem outros documentos
reformados, mas a Igreja Presbiteriana do Brasil desde seu início adotou os
documentos doutrinários de Westminster.
5) O estudo doutrinário
é importante pois ele possui algumas características interessantes. Primeiro,
ele é temático. O tema específico faz com que você identifique rapidamente o
que quer saber e o que deve crer a respeito do assunto questionado. Por
exemplo, o que acontece conosco na morte (Lc
16.19-31)? Como será o juízo final (Ap
20.11-15)? Qual é o significado dos sacramentos
(Mt 28.19,20)? Em segundo lugar é mais prático para evangelização. Os
assuntos geralmente são reunidos debaixo de temas específicos, e as pessoas
geralmente pensam nesses assuntos (Jo 4.19-24). As pessoas estão preocupadas
com assuntos diversos da vida, e tais assuntos sempre estão relacionados com
alguma doutrina bíblica. Especialmente a doutrina do pecado responde muitas questões que hoje atormenta a vida das
pessoas (Rm 3.23). Em terceiro lugar, o conhecimento das doutrinas faz você
conhecer várias passagens bíblicas a respeito do assunto específico e como se
expressar de maneira que leve em consideração as realidades doutrinárias na
maioria dos versículos.
6) Existe uma
quarta razão de conhecer as doutrinas. Visto que as crenças protestantes são
geralmente atacadas por hereges das seitas ‘cristãs’, que vivem à espreita das
igrejas cristãs para destruir a fé dos cristãos, caluniando a Igreja, e dando
informações distorcidas a respeito das nossas crenças (I Jo 4.1). Além dessa
ameaça, temos também a ameaça ateísta, que procura sempre colocar as doutrinas
cristãs sob o ataque da ridicularização, na mídia, nas universidades, etc. Por
isso, é necessário conhecer bem as doutrinas cristãs para que não caiamos nos
laços desses ataques, tenhamos conhecimento para a causa apologética (defensa). A Palavra de Deus diz que devemos estar
sempre prontos para responder a cada um que questionar a nossa fé, a nossa
esperança (II Pe 3.15,16).
Doutrinas
7) Depois da
introdução acima, podemos perguntar: quais doutrinas devemos estudar? Na
verdade, existem doutrinas mais importantes que outras, pelo menos em um
sentido, porém, todas são necessárias para um desenvolvimento sadio e pleno.
Uma pessoa pode viver se alimentando apenas de alguns tipos de alimentos? Não,
obviamente se ele quer ter uma vida desenvolvida e saudável, será necessário
ter uma nutrição equilibrada. Jesus comparou a Palavra de Deus e a obra de
evangelização como alimento (Mt 4.4; Jo 4.31-38). Assim, devemos nos alimentar
de todas as doutrinas bíblicas.
8) Já que
nossas doutrinas são variadas e bem mais amplas que as vezes imaginamos, vamos
então ordenar as doutrinas relacionadas com os seguintes assunto: I. A Bíblia, II. Deus, III. Salvação, IV.
Vida Cristã e V. Igreja. Acredito que todas as doutrinas cristãs estão
dentro desses tópicos. E cada um desses tópicos pode ser desenrolado para temas
ligados a ele mesmo. Por exemplo, onde encontraríamos nesses tópicos o assunto “volta
de Cristo”? Em salvação, visto que é a faceta final da soteriologia é a
glorificação.
9) Qual deve ser a nossa disposição em aprender
e em ensinar? Várias pessoas cansam da Escola Dominical, pois os
professores não estão preocupados em ensinar com “esmero”(Rm 12.7) e os alunos
não estão preocupados em ouvir como quem ouve “o Espírito”(Ap 2.29). Precisa
haver cooperação mútua. Os professores devem investir em melhorar seu ensino por se prepararem e por aprenderem a ensinar.
Geralmente os professores se esquecem disso, mas uma prova de que está
ensinando bem é se os alunos estão entendendo e produzindo frutos em direção ao
que foi proposto no estudo. Os alunos, por sua vez, não se envolvem com a matéria
de forma antecipada, ou mesmo posteriormente. Pouca importância é dada. Mas
esses fatos negativos que são generalizados podem ser superados. Vejamos
algumas sugestões que o Catecismo Maior de Westminster4 dá para os que pregam a Palavra, o que por extensão,
podemos ver que se aplicam a todos quanto Deus chamou na Igreja para ensinar.
10) A Pergunta
157 pode ajudar a todos, os ensinam e os que aprendem nas programações de
ensino da Igreja de Deus: “157. Como a
Palavra de Deus deve ser lida? As Santas Escrituras devem ser lidas com um alto
e reverente respeito; com firme persuasão de serem elas a própria Palavra de
Deus e de que somente Ele pode habilitar-nos a entendê-las; com desejo de
conhecer, crer e obedecer à vontade de Deus nelas revelada; com diligência e
atenção ao seu conteúdo e propósito; com meditação, aplicação, abnegação e
oração. Dt 11:13,14; Sl 1:2;119:18,97; II Cr 34:21; Ne 8:5; Is 66:2; Pv 3:5; Mt
13:23; Mc 4:20; Lc 22:44-48;24:45; At 2:38,39;8:30,34;17:11; I Ts 2:13; II Pe
1:16-21;2:2; Gl 1:15,16;Tg 1:21,22.”
11) Pergunta
159 está direcionada para os que ensinam (especialmente os que pregam) a
Palavra de Deus: “159. Como a Palavra de Deus deve ser pregada por aqueles que para
isto são chamados? Aqueles que são chamados a trabalhar no ministério da
Palavra devem pregar a sã doutrina, diligentemente, em tempo e fora de tempo,
claramente, não em palavras persuasivas de humana sabedoria, mas em
demonstração do Espírito e de poder; fielmente, tornando conhecido todo o
conselho de Deus; sabiamente, adaptando-se às necessidades e às capacidades dos
ouvintes; zelosamente, com amor fervoroso para com Deus e para com as almas de
seu povo; sinceramente, tendo por alvo a glória de Deus e procurando converter,
edificar e salvar as almas. Jr 23:28; Lc 12:42; Jo 7:18; At 18:25;20:27;26:16-18; I Tm 4:16; II Tm
2:10,15;4:2,5; I Co 2:4,17;3:2;4:1,2;9:19-22;14:9;II Co 4:2;5:13,14;12:15,19;
Cl 1:28; Ef 4:12; I Ts 2:4-7;3:12; Fp 1:15-17; Tt 2:1,7,8; Hb 5:12-14.”
12) Pergunta
169 auxilia-nos a receber a Palavra com um coração temente e frutífero: “160. Que se exige dos que ouvem a Palavra
pregada? Exige-se dos que ouvem a Palavra pregada que atendam a ela com
diligência, preparação e oração; que comparem com as Escrituras aquilo que
ouvem; que recebam a verdade com fé, amor, mansidão e prontidão de espírito,
como a Palavra de Deus; que meditem nela e conversem a seu respeito uns com os
outros; que a escondam nos seus corações e produzam os devidos frutos em suas
vidas. Dt 6:6,7;Sl 84:1,2,4;119:11,18; Lc 8:18; I Pe 2:1,2; Ef 6:17,18; At
17:11; Hb 2:1;4:12; Tg 1:21.”
13) Oremos uns pelos outros. Os professores
devem orar pelos seus alunos e os alunos devem orar por seus professores. É a
palavra de Deus que está sendo explanada e somente Ele tem o direito e poder de
fazer com que ela seja aplicada em nossa alma. Invista. Hoje temos muitos recursos para melhorar nosso aprendizado
e nosso ensino. Alguns livros, leituras e cursos, podem aprimorar nossa
qualidade de ensino.* Ensine
e aprenda as doutrinas bíblicas de uma forma que glorifique a Deus.
Perguntas
para reflexão:
1. Qual é o sentido da palavra doutrina e qual seu significado no
contexto religioso?
2.
O que é um “Dogma”? Dê exemplos.
3.
A Bíblia é o único texto inspirado por Deus. Qual o valor então
dos Credos e/ou das Confissões?
4.
A Fé Presbiteriana está baseada em qual documento doutrinário?
5.
Que razões são apresentadas como utilidade das Confissões e dos
Credos?
6.
A quarta razão pode ser chamada de razão
....................................................
7.
É um fato que existem doutrinas mais importantes que outras. Mas
isso não significa o quê?
8.
Agrupamos as doutrinas que estudaremos em cinco tópicos
principais. Poderia decorá-los?
9.
A falta de interesse pela Escola Dominical, em muitos casos, deve
ser considerada culpa de quem? Como tentar resolver essa situação?
10. Destaque o que as sugestões extraídas do
Catecismo Maior de Westminster ensinam para todos nós?
11. O que se espera de quem ensina? O que isso
exigirá dele?
12. Devemos
ouvir de que maneira? Como nos afetará?
13. O que
principalmente devemos fazer e geralmente nos esquecemos em relação aos
professores e alunos da EBD?
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Notas
1. A História das Doutrinas Cristãs, Louis Berkhof. Editora Os Puritanos. Conhecendo as Doutrinas da Bíblia, Myer Pearlman. Editora Vida, p. 16.
Dicionário Vine, CPAD, p. 579.
2. Novo
Dicionário de Teologia, Editora Hagnos, p. 308.
3. Para uma
explanação da história dos dogmas e dos símbolos de fé, o limite e os objetivos
dos mesmos, veja em Eu Creio, - No Pai, Filho e Espírito Santo,
Hermistein Maia P. da Costa, Edições Parakletos, p. 29-76.
4. As
citações do Catecismo foram extraídas do site: www.monergismo.com
* Ensinando Para Transformar Vidas, Ed.
Betânia é um livro bem prático para ajudar o professor. Um livro que causa
impacto em repensar maneira de ensinar é Pregação
Indutiva, Ed. Cultura Cristã.