sábado, 12 de março de 2011

"Novo Calvinismo"... ou pentecostais calvinistas?

Li essa postagem no blog 5 Calvinistas, pois um irmão me falou dele. No geral achei apenas um sonho de introduzir na Igreja Presbiteriana do Brasil um espaço para aceitar continuísmo = pentecostal.


Acho válido o esforço por parte do irmão autor do texto, mas existe esperança.

É só abrir uma igreja Reformada Pentecostal! Você é capaz de liderar uma igreja assim.


Visto que você se incluiu como sendo um dos tais, imagino que sua proeminência está sendo reconhecida nacionalmente na IPB.

Afinal de contas, para que torcer que Hernandes Dias Lopes se identifique com um ‘novo’ calvinismo? É o mesmo de dizer que o calvinismo dele é desatualizado e impróprio.

Querido Pastor Nozima, o Hernandes tem feito, pela graça de Deus, bem para IPB do jeito que ele é. Assim como acredito que você faça bem para a igreja que você cuida. Não procure torcer para que ele se torne Pentecostal, ele não é.

Achei isso de sua postagem. É claro se eu estiver errado, vários irmãos me ajudarão a ver isso.



*********************************************************************

Cada vez mais me preocupo que os postulados Reformados sofrem renovação, abandono e/ou criticas, sem que sejam ensinados de maneira apaixonada, fiel ao que Deus nos falou na Escritura. O Rev Hernandes comentou certa vez que o avivamento sempre veio e virá nas bases da fé reformada, não precisamos cavar outros poços, precisamos de paixão renovada não de teologia nova ou renovada  (Veja isso nos livros Quatro Homens e Avivamento Urgente).
A IPB não causa problemas com pessoas em suas fileiras que são 'avivadas' ou entendem de alguma maneira o assunto dos dons de maneira diferente dela (a IPB tem um documento sobre isso). Essa pessoas vivem em paz entre nós, desde que deixem em paz a identidade da IPB.
Como diz o Reverendo Roberto Brasileiro: "Prefiro um bom assembleiano na Assembleia do que um mau presbiteriano na IPB."

Deus nos ajude.

6 comentários:

  1. Graça e paz do SENHOR aos irmãos do blog...

    Não sei quem quer fundar UMA IGREJA REFORMADA PENTECOSTAL (Se é que dá para fazer isso!!!) mas considerei útil o artigo do irmão Nozima, apesar de concordar com o irmão Luciano de que o avivamento não se dará com base em um "Novo calvinismo", mas com uma perspectiva e implementação das "Velhas" Escrituras no "Novo" mundo. Se esta for a tal proposta do novo calvinismo, eu também sou "Velho-Novo-Neo Calvinista", ou sei lá o que...

    Que o SENHOR JESUS nos abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Luciano,

    1) O meu post não trata só de continuísmo. O novo calvinismo reúne outras características. Talvez o seu ressentimento quanto a mim seja tão grande que só façam você enxergar um ponto, onde eu apontei cinco.

    2) O Rev. Hernandes já escreveu um livro onde ele defende um ponto de vista continuísta.

    3) A piada da proeminência nacional é risível. Um ataque pessoal desnecessário.

    4) Interessante que não uso o termo avivamento em momento algum do meu post. Outro sinal de miopia hermenêutica? Espero que você não leia a Bíblia como você leu o meu post.

    Graça e paz do Senhor,

    Helder Nozima
    Barro nas mãos do Oleiro

    ResponderExcluir
  3. IrmÃO Nozima
    1) As outras caracteristicas nunca foram vistas no 'velho calvinismo? - "comunhão, missão,Teologia reformada," faltaram quando no velho calvinismo ?
    2) Qual livro (nome) do Hernandes renúncia a posição reformada da IPB, conforme ele mesmo postou no site da igreja dele:http://www.ipbvit.org.br/files/pastoral.doc
    3)Não foi um ataque pessoal, jamais, eu escrevi sério mesmo. Acho que seria bem melhor realizar um sonho de 'reforma e carisma'.
    4) Realmente minha leitura bíblica e singular. Quanto ao uso de avivamento, meu irmão, tem um ditado que diz 'que meia palavra basta'.
    Esse novo calvinismo do seu post só tem algo de novo mesmo nesse assunto - pentecostalismo= continuísmo, mais nada.
    Nozima, eu não tenho mágoa alguma, de ninguém. Recentemente recomendei sua tese sobre batismo infantil como uma ótima defesa. Se eu tivesse alguma coisa pediria perdão, sou cristão, ok?
    só me entenda dentro de uma perspectiva - discordei do que disse !

    ResponderExcluir
  4. Não se trata de "Posição da IPB"

    Mas de questã DOUTRINARIA BIBLICA

    E e muitos dos irmãos cessacionistas Reformados o somos não porque a IPB em seu documento o É!! Mas porque cremos na Doutrina e princípios BÍBLICOS!!

    O péntecostalismo é um Movimento criado abase de MISTICISMOS,visões,êxtases como Azuza, e outras coisas.É produto da MENTE do homem como foi o Montanismo e outros que vieram após ele.Calvino os chama de Entusiastas e NÃO APOIA e fala dos danos de tais "doutrinas extra biblicas"

    Eu sou da IPB e o dia que ela "pentecostalizar" ,"renovar"EU saio dela ...Fui 20 anos quase neo e pentecostal e nada .nada tenho que me deixe saudosa do que aprendi lá e já pela Graça de Deus "desaprendi" ..Vou suar uma frase "comum" e irreal mas que retrata algo:

    "Ao ver "Pentecostalismo Reformado" os Reformadores e muitos pais da Igreja devem estar se revirando no tumulo"

    Ruth Rossini

    http://cessacionismoemfoco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Agradecemos pela sua amizade – Nosso Convite Cordial é para conhecer o Blog Oficial da Igreja Assembleia de Deus - De Confissão Reformada. Uma Fé Desafiadora, Surpreendente e Atualizada. – Com certeza muita coisa vai lhe interessar – Clique no link a seguir: http://evangelho-33dc.blogspot.com - Divulgue para seus contatos e amigos nas Redes Sociais – Obrigado.

    ResponderExcluir