segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Calvinista Helder Nozima minimizando a polêmica da homossexualidade


Eu não gostaria de escrever essa postagem. Pois é contra o que um irmão escreveu. Esse é um blog que tem por objetivo defender a fé ortodoxa diante das ameaças das seitas. Mas depois que o irmão Nozima escreveu no blog 5 calvinistas, eu me senti na obrigação de responder .

(Na verdade outros blogs como Blog dos Eleitos e Internautas Cristãos foram alvos dessa crítica do nosso irmão.)

Nozima disse que minha postagem ‘A Ditadura gay e meus filhos: O desabafo de um pai’ foi uma caricatura para sensibilizar as pessoas.

Irmão Helder Nozima, não é possível sensibilizar pedras... Somente pessoas. O texto foi um desabafo para um quadro que teoricamente se pintou no caso Mackenzie.

Lamento que seu post “Onde está Abraão...” foi norteado por um sentimento de convivência com homossexuais e não por uma paixão ardente pela verdade. Esse é tipo de sentimento que se gerou ‘contra’ o pecado ultimamente, que, aliás, já discuti muito com o pastor sobre isso no blog cinco solas.

É sempre assim, eu odeio a mentira, mas a medida que convivo com mentirosos, vejo neles qualidades, então penso que os mentirosos não são tão problemáticos assim. Mesmo sabendo que o pai da mentira é o diabo!

Quando é que os idólatras hoje estão querendo te calar nesse país? Comunistas estão fazendo isso onde? Dê-me o endereço.

Você irmão Nozima, chegou ao ponto de comparar a intenção da minha postagem com a falsa imagem que os ímpios dão dos cristãos! Veja o que disse após reproduzir parte da minha postagem: “Olha, a coisa não está nesse nível! Se ficamos indignados quando caricaturizam as posições cristãs (católica e evangélica) sobre o homossexualismo, por que fazer o mesmo, por que devolver o tapa? Os cristãos não deveriam agir de modo diferente? Mas essa caricaturização não apenas é feita, como é reproduzida, por exemplo, no Blog dos Eleitos. Isso não é amar o inimigo.”

Isso foi lamentável.

Quanto a criminalização da homossexualidade, deixa eu te ajudar um pouco. No Catecismo Maior, que você e eu como presbiterianos aceitamos de maneira confessional, na pergunta e resposta número 191 diz:

"O que pedimos na segunda petição?
Na segunda petição, que é: “Venha o teu reino”- reconhecendo que nós e todos os homens estamos, por natureza, sob o domínio do pecado e de Satanás -, pedimos que o domínio do mal seja destruído, o Evangelho seja propagado por todo o mundo, os judeus chamados, e a plenitude dos gentios seja consumada; que a igreja seja provida de todos os oficiais e ordenanças do Evangelho, purificada da corrupção, aprovada e mantida pelo magistrado civil; que as ordenanças de Cristo sejam administradas com pureza, feitas eficazes para a conversão daqueles que estão ainda nos seus pecados, e para a confirmação, conforto e edificação dos que estão já convertidos; que Cristo reine nos nossos corações, aqui, e apresse o tempo da sua segunda vinda e de reinarmos nós com ele para sempre; que lhe apraza exercer o reino de seu poder em todo o mundo, do modo que melhor contribua para estes fins.

Is 64:1,2; Sl 67(todo);68:1; Ml 1:11; Mt 6:10;9:38; Rm 10:1;11:25; II Co 4:2; Ef
2:2,3;3:14,17;5:26,27; At 26:18; II Ts 2:16,17;3:1; Ap 12:9;22:20."

Preste atenção se é assim que você ora.

Mais uma parte do Catecismo Maior lança luz sobre isso:

"190. O que pedimos na primeira petição?
Na primeira petição, que é: “Santificado seja o teu nome” – reconhecendo a inteira incapacidade e indisposição que há em nós e em todos os homens, de honrar a Deus como é devido -, pedimos que ele, pela sua graça, nos habilite e nos incline, a nós e aos demais, a conhecê-lo, confessá-lo e altamente estimar, a ele e a seus títulos, atributos, ordenanças, palavras, obras e tudo aquilo por meio do qual ele se dá a conhecer; a glorificá-lo em pensamentos, palavras e obras; que ele impeça e remova o ateísmo, a ignorância, a idolatria, a profanação e tudo quanto o desonre; que pela sua soberana providência dirija e disponha tudo para a sua própria glória.

II Rs 19:16; Is 64:1,2; Jr 14:21. Leiam-se os Salmos 8 e 14 inteiros. Sl 19:14;51:15;67:1-4;72:19;74:18,22;83:18;86:10,15;97:7;107:32;145:6-8; Mt 6:9; II Co 2:14;3:5.; IITs 3:1; Ef 1:17,18;3:20,21; Fp 1:11; "

A partir de agora pelo jeito até mesmo irmãos na fé vão militar por uma sociedade pecaminosamente diversificada. É a 'ilhalização' do evangelho, apenas para dentro da igreja.

Foi triste e deplorável ler sua postagem. Graças a Deus, que você se beneficiará dos esforços de quem você criticou.

7 comentários:

  1. Luciano,

    Pelo visto acabei acertando no alvo, mesmo sem querer. Acabei encontrando mais um blog que trata da polêmica de modo radical.

    Por isso, acho que as críticas de mais um post meu se aplicam a sua postura: http://5calvinistas.blogspot.com/2010/11/internautas-cristaos-ou-fariseus-do.html

    Sobre a Assembleia de Westminster, há que se considerar que ela foi feita às expensas do Estado britânico. Mas hoje em dia a IPB não pede o apoio do magistrado civil para ser sustentada financeiramente.

    Também peço a Deus que remova a idolatria, o ateísmo e o pecado da Terra. Só acho que o método dele é o convencimento de corações e mentes pelo Espírito Santo e o amor aos pecadores. Discordo do caminho apresentado por você.

    Graça e paz do Senhor,

    Helder Nozima
    Barro nas mãos do Oleiro

    ResponderExcluir
  2. Sobre os outros grupos que querem nos calar, acho que você acompanhou o debate sobre a liberdade de imprensa nas eleições presidenciais. Se não viu, dê uma lida no blog do Reinaldo Azevedo, da Veja. Você verá que querer calar os outros não é privilégio de um grupo apenas.

    Isso, é claro, se você considerar que, por outro lado, parece que alguns evangélicos querem calar quem propaga ideias contrárias ao Evangelho. E, se é assim, não estamos sendo melhores do que os nossos "adversários".

    Graça e paz do Senhor,

    Helder Nozima
    Barro nas mãos do Oleiro

    ResponderExcluir
  3. Agradeço o comentário irmão Nozima.

    Mas não quero aumentar a celeuma.

    Já me senti mal tendo que criticá-lo.

    Foi uma resposta ao seu post, e não vou ‘responder a resposta da resposta da resposta’. Nem dar razões do que escrevi acima sobre o CMW.

    Um abraço com todo respeito.
    Que Deus o ajude.
    Seu irmão e conservo em Cristo
    Luciano

    ResponderExcluir
  4. Luciano,

    Você está em concordância com a Escritura e com a fé cristã histórica e reformada.

    Continue firme no SENHOR.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  5. Misericórdia! É como se a vinda de Cristo à terra para nos salvar fosse em vão! A Lei que é de Deus, diz que devemos amar a Deus de todo o coração, alma e entendimento. Em Mateus 22:38 Jesus diz que esse é o primeiro grande mandamento, e em seguida, diz que o segundo grande mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo, e ainda diz que toda a Lei dos Profetas dependem destes dois mandamentos. Como é possível, nós cristãos, possamos nos esquecer dessas ordens. Porque se é mandamento, é ordem. Sinceramente queridos, meu coração dói ao perceber que crentes, salvos pela graça e não por merecimento, apontam o dedo acusador para outros pecadores, como se fossem melhores. Em Deuteronômio 10:17 está escrito: "Pois o Senhor, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e temível, que NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS, nem aceita suborno;"
    Deus não ama só àqueles que "seguem" as leis,sejam civis, morais, o que for. Ele ama toda a sua criação. Deus abomina o pecado, mas ama o pecador. Ele ama o assassino, o ladrão, a prostituta, o homossexual, o adúltero...eu poderia fazer aqui uma lista imensa de "pecadores", e nós, que conhecemos a Deus, estaríamos incluídos nela. Deveríamos então ter a lei civil aplicada a nós, quando mentimos, ou quando temos inveja, ou quando deixamos a preguiça tomar conta de nossas vidas, e tantas outras coisa que fazemos que é pecado? Acho que não, né?
    Em vez de querer punir com a lei o pecador, devemos nos relacionar, dando preferência aos outros, ao invés de exigir as coisas da nossa maneira(Rm12:10); e ao mesmo tempo, abandonando o mal e defendendo o bem (Rm12:9). Acima de tudo, devemos estar prontos a apresentar as boas-novas do evangelho a qualquer pessoa que Deus coloque no nosso caminho. Isso é ser flexível em amor,é estar disponível, como Cristo sempre esteve e ainda está. Para a expansão do Seu reino e Sua glória.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Qualquer discussão envolvendo o assunto à partir dos Padrões de Fé de Westminster, não deveria ser de alguém que os subscreve estritamente? Fora disso é perca de tempo exigir de qualquer pastor que se apresente presbiteriano e usa os documentos como lhe convém...

    ResponderExcluir